ASSINE
search button

Rio confirma seis casos de leptospirose na Região Serrana

Compartilhar

RIO - A subsecretaria de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro informou que foram confirmados seis casos de leptospirose nas cidades da Região Serrana atingidas pelas chuvas dos dias 11 e 12 de janeiro. Cinco casos foram registrados em Nova Friburgo e um em Teresópolis.

Segundo a subsecretaria, técnicos continuavam nesta quinta-feira o serviço de busca ativa, para detecção precoce de pacientes com possíveis sintomas da doença, transmitida pela urina do rato. Não existe vacina contra a leptospirose, que tem tratamento quando o diagnóstico é feito com antecedência.

A subsecretaria orienta os moradores que tiveram suas residências tomadas pelas chuvas a tomar medidas para evitar o contágio e procurar atendimento médico, quando apresentarem sintomas. As paredes, objetos e as roupas atingidas pela enxurradas devem ser lavados com uma mistura de água sanitária e água (quatro xícaras de café de água sanitária para cada 20 l de água). Já o alimento que teve contato com a água contaminada deve ser jogado fora, pois pode transmitir doenças. As caixas d'água também devem ser limpas e desinfetadas.