ASSINE
search button

Teresópolis desapropria fazenda para construção de 500 casas

Compartilhar

 

O prefeito de Teresópolis, Jorge Mario Sedlacek, assinou na segunda-feira um decreto de utilidade pública desapropriando uma fazenda no bairro de Ermitage, área urbana de Teresópolis, no Rio. Nessa área, a prefeitura de Teresópolis, em parceria com o governo Federal, construirá, em caráter de emergência, cerca de 500 unidades habitacionais para atender às famílias que ficaram desabrigadas devido às chuvas dos últimos dias.

Segundo a prefeitura, as obras, orçadas em torno de R$24 milhões, estão previstas para começar dentro de 30 dias. As casas populares deverão estar prontas até o final do ano.

A alegação da prefeitura para a desapropriação da fazenda, de 190 hectares, foi o estado de calamidade pública em que o município se encontra. O prefeito Jorge Mario considerou, principalmente, a condição das pessoas que estão em abrigos provisórios. "Precisamos tomar medidas drásticas para restabelecer o direito de habitação e moradia digna dos cidadãos de Teresópolis", afirma.

A prefeitura informou também que vai fornecer toda a estrutura ao redor da área onde serão instaladas as moradias. Ainda está prevista a construção de uma escola, creche, posto de saúde e área de lazer.