ASSINE
search button

Chega a 680 o número de mortos na Região Serrana do Rio

Compartilhar

RIO - Chega a 680 o número de mortos em consequência da chuva que devastou a Região Serrana do Rio, segundo o último levantamento divulgado pela Polícia Civil. Nova Friburgo registra 319 mortes; Teresópolis, 277; Petrópolis, 58; Sumidouro, 19; São José do Vale do Rio Preto, seis; e Bom Jardim, uma.

No entanto, o balanço divulgado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil é menor: 312 mortes foram registradas em Nova Friburgo, 276 em Teresópolis, 58 em Petrópolis e 19 vítimas em Sumidouro. Os números da Secretaria não contabilizam as vítimas em São José do Vale do Rio Preto nem em Bom Jardim.

Uma semana após a tragédia, ainda há locais inacessíveis e muitas pessoas soterradas. "Não dá para calcular quantas pessoas ainda estão soterradas. Me baseio nos números do IML (Instituto Médico Legal) e do Corpo de Bombeiros, mas ainda tem muita gente soterrada", disse o vice-governador do Estado, Luis Fernando Pezão.

Em Nova Friburgo, onde foram registradas mais mortes, a situação ainda é caótica. Há bairros e localidades sem luz, água e telefone desde a semana passada. Militares ajudaram no resgate de pelo menos sete corpos na localidade de Prainha, distrito de Campo do Coelho, em Nova Friburgo.

Cerca de 1,5 mil homens da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do Estado - o equivalente a 10% do efetivo total -, 700 homens das Forças Armadas, mais de 200 da Força Nacional de Segurança e diversos voluntários estão trabalhando na Região Serrana do Rio. Após a tragédia, o governo federal anunciou a implantação de um sistema nacional de prevenção e alerta de desastres naturais, que deverá estar em funcionamento em até quatro anos.

 

Famílias da Região Serrana começam a receber benefício do Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal começa a pagar, nesta terça-feira, o benefício do Bolsa Família para 31.773 famílias da Região Serrana. Os beneficiários que moram nos municípios de Sumidouro, Areal, Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto também foram incluídos no programa de antecipação de pagamento de benefícios sociais.

A medida emergencial, adotada para atender as vítimas das chuvas, já havia sido anunciada para as famílias de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O pagamento do Benefício de Prestação Continuada (pago a idosos e pessoas com deficiência) também estará disponibilizado a partir de amanhã nos sete municípios.

A antecipação do pagamento de benefícios sociais foi anunciada semana passada pelo secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves. A medida foi uma das primeiras definidas para o atendimento emergencial às famílias atingidas pelas chuvas. - Esse auxílio é fundamental para atender as necessidades imediatas das famílias e também para o reaquecimento da economia local - afirma o secretário.

Nesta segunda-feira, Neves também anunciou, durante reunião com os prefeitos de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, que o cadastramento das famílias para receber o Aluguel Social será iniciado esta semana.

- Conseguimos hoje aumentar para 6 mil o número de famílias que receberão o aluguel social. É importante lembrar, no entanto, que este é um benefício transitório, que será pago por 12 meses, até que as famílias estejam integradas aos programas habitacionais que deverão ser viabilizados pelas prefeituras com o apoio dos governos estadual e federal - explicou.