ASSINE
search button

Técnicos fazem mapeamento de áreas agrícola na Região Serrana

Levantamentou apontará perdas e ações necessárias para reestruturar produção local

Compartilhar

Um mapeamento completo da situação das unidades de produção rural, após a tragédia das chuvas na Região Serrana, começa  a ser feito a partir de amanhã nos municípios atingidos.

Cerca de 50 técnicos das equipes da secretaria estadual de Agricultura e empresas vinculadas, Emater-Rio e Pesagro, que integram a força emergencial de apoio aos produtores rurais, instituída nesta segunda-feira (17) pelo secretário da pasta, Christino Áureo, farão levantamento detalhado das perdas de lavouras, residências rurais e estruturas de produção.

Técnicos da Emater-Rio vão emitir laudos de avaliação de cada caso, a fim de dar suporte a medidas definitivas com relação a incentivos ou indenizações financeiras.

O secretário informou que estão sendo unidos os esforços para restabelecer as condições de moradia e de produção dessas famílias, que vivem da atividade. Ao longo das próximas semanas será apoiado o replantio das lavouras, nas áreas possíveis.

Christino Áureo adiantou ainda, que as máquinas do programa Estradas da Produção, desde o início da tragédia deslocadas para auxiliar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil na remoção de barreiras nas estradas, vão trabalhar agora na recuperação da trafegabilidade das vias da área rural.

O objetivo é facilitar o escoamento da produção que não foi perdida. A coordenação da força emergencial de apoio aos produtores rurais está sediada no Parque de Exposições de Itaipava, em Petrópolis. O local foi escolhido pela localização estratégica, próxima aos pontos críticos dos demais municípios atingidos.