ASSINE
search button

Estado e União empregam mais de 5,2 mil profissionais na Região Serrana

Compartilhar

RIO - Um contingente de 5.228 profissionais de diversas áreas e funções, 562 veículos e viaturas, 200 máquinas, 78 carros-pipa e 21 aeronaves dos governos estadual e federal estão em ação nas cidades atingidas pelas chuvas na Região Serrana, sem contar com o efetivos das prefeituras e da Polícia Civil. O grande contingente de pessoal e equipamentos, que incluem helicópteros, tratores, escavadeiras, caminhões, ambulâncias, entre outros está sendo utilizado na busca de sobreviventes, resgate de corpos, remoção de entulho, limpeza pública e recuperação de vias e rodovias.

A Defesa Civil estadual emprega cerca de 1.500 profissionais, entre bombeiros, médicos, socorristas, etc., além de 120 picapes, 42 caminhões, dois hospitais de campanha (Nova Friburgo e Teresópolis) e diversos equipamentos.

Ainda na região atuam 11 helicópteros, pertencentes de instituições do governo do estado, como o Corpo de Bombeiros e as polícias Civil e Militar, e 74 viaturas do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, além de outros de órgãos como as polícias Civil e Militar e Secretaria de Estado de Governo, que deslocou, para auxiliar o trabalho na região, efetivos e carros das operações Lei Seca e Barreira Fiscal. Também estão na região 600 policiais militares.

A Secretaria de Obras, por intermédio da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), utiliza, na Região Serrana, 14 pás carregadeiras, 31 retroescavadeiras, 25 tratores, quatro guindastes, 125 caminhões, 34 escavadeiras, seis geradores de energia, além de 40 carros diversos e equipe de 450 técnicos, entre engenheiros, mestres de obra, serventes, etc.

Por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Secretaria emprega, naquela região, 120 homens, oito retroescavadeiras, seis pás mecânicas, quatro escavadeiras hidráulicas, dois tratores, além de 20 caminhões.

Já os recursos alocados pela Cedae totalizam 350 homens, 12 caminhões pesados, entre basculante e munck, 10 equipamentos pesados e 20 viaturas de apoio.

Além disso, a Secretaria estadual de Obras contratou pessoal e equipamentos para atuar na limpeza pública das cidades, distribuídos da seguinte forma:

- Friburgo: 500 homens e 20 carros-pipa;

- Teresópolis: 100 homens e 10 carros-pipa;

- Petrópolis: 200 homens, 10 carros-pipa e 20 caminhões basculantes;

- Areal: 50 homens e três carros-pipa;

- São José do Vale do Rio Preto: 100 homens e cinco carros-pipa;

- Bom Jardim: 150 homens e cinco carros-pipa;

- Sumidouro: 100 homens e cinco carros-pipa.

Já o efetivo do Ministério da Defesa empregado na Região Serrana soma 948 militares, sendo 669 do Exército, 188 da Marinha e 91 da Força Aérea Brasileira (FAB). O número total de viaturas das três forças é de 104 e a de aeronaves, 10. Além disso, há um hospital de campanha da Marinha instalado em Nova Friburgo, com serviços de emergência, farmácia, centro cirúrgico, ortopedia e laboratório. Já o hospital de campanha da FAB instalado no município de Petrópolis faz atendimento nas especialidades de clínica médica, ortopedia, pediatria, bucomaxilo, cirurgia geral, ginecologia, além de ter capacidade de fazer pequenas cirurgias e preparação de pacientes para evacuação aeromédica.

Ainda do governo federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) emprega 60 homens, 56 equipamentos e cinco veículos de apoio.