ASSINE
search button

Escolas da capital e Região Metropolitana estão recolhendo doações

Compartilhar

A Secretaria de Estado de Educação informa que está recolhendo donativos para os desabrigados dos municípios atingidos pelas chuvas em suas unidades escolares da Capital e da Região Metropolitana. A secretaria destaca a importância da doação de livros infantis, papel, lápis de cera e materiais do gênero para as crianças desabrigadas, além de material de higiene pessoal e alimentos não perecíveis para as famílias necessitadas.

Nesta terça-feira (18), às 14h, as doações serão levadas para a Região Serrana. Equipes da Secretaria estão visitando as localidades e analisando as necessidades emergenciais da população, dos servidores do órgão e seus familiares e das unidades escolares.

Na região afetada, a Secretaria de Educação tem 2.566 servidores. Um procedimento de contato via call center foi iniciado na última quinta-feira (13). O telefone para que a população possa informar a situação dos funcionários e de familiares, assim como a de escolas danificadas é o (21) 2333-4180. Nos dias úteis, das 9h às 18h, e nos fins de semana e feriados, das 8h às 20h. O contato também pode ser feito pelo email [email protected].

O Estado possui 55 unidades escolares na região atingida pelas chuvas. Elas se localizam nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Carmo, Sumidouro, Areal, Sapucaia e Paty do Alferes. Sete colégios estão interditados, nove funcionam como abrigos, um como base de operações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e outro como local para identificação de vítimas. Ainda não foi possível o contato com 21 escolas.

A Secretaria está antecipando recursos para as Coordenadorias Regionais que têm em suas áreas de abrangência unidades escolares afetadas pelas chuvas.

Um grupo está trabalhando no planejamento de volta às aulas nessas localidades. Caso haja a necessidade de adiamento do início das atividades escolares, a secretaria irá analisar soluções alternativas para que os alunos não sejam prejudicados.

As matrículas dos alunos nos municípios de Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis que não puderam fazer a confirmação presencial nas unidades escolares serão confirmadas automaticamente.