ASSINE
search button

Chuvas na região serrana do país é tema de discurso de diretora da OMS

Compartilhar

 

 

A tragédia provocada pela chuva no Sudeste do Brasil, principalmente na região serrana do Rio de Janeiro, foi tema nesta segunda-feira do discurso da diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan. Ela alertou que um dos desafios dos governos do Brasil, da Austrália e do Sri Lanka - que também enfrentam enchentes - é combater os efeitos das alterações climáticas. Margaret classificou o caso brasileiro e os demais como "catástrofe natural".

A diretora-geral advertiu ainda que a crise financeira, registrada no ano passado, atingiu vários programas de saúde. Ela afirmou que as áreas mais afetadas foram os projetos referentes ao combate à aids, à tuberculose e à malária. As informações são da agência de notícias das Nações Unidas.

Segundo Margaret, é necessário lembrar que os recursos para os programas, que sofreram redução no orçamento em 2010, são usados para várias ações, desde a compra de mosquiteiros que protegem contra o inseto que transmite a malária até a aquisição de medicamentos anti-retrovirais para o tratamento da aids.

A representante da OMS lembrou ainda que os recursos também são usados para a obtenção de diagnóstico sobre a contaminação do vírus HIV e o tratamento da tuberculose, inclusive a aplicação de vacinas em bebês.