ASSINE
search button

Especialistas franceses dizem que nuvem radioativa chegará à Europa

Compartilhar

PARIS - O chefe do serviço de fiscalização da radioatvidade no meio ambiente do Instituto de Radioproteção e Segurança Nuclear da França, Jean-Marc Peres, advertiu que uma nuvem radioativa, causada pelas explosões na central nuclear japonesa de Fukushima, deve chegar à Europa na próxima semana. No entanto, ele garante que essa nuvem não será prejudicial à saúde humana.

"É muito provável que a nuvem seja detectada já a partir da próxima semana no território francês. Mas é certo que o nível de radioatividade ficará abaixo do limite nocivo à saúde, em razão da dispersão das partículas radioativas durante o trajeto de vários milhares de quilômetros entre o Japão e a Europa", ressaltou Jean-Marc.

A ministra do Meio Ambiente da França, Nathalie Kosciusko-Morizet, já tinha declarado anteriormente que a Europa poderia ser afetada pelo acidente nuclear no Japão, mas que o impacto radioativo não deveria causar problemas mais graves.

Já o ministro do Interior, Claude Guéant, anunciou nesta quinta-feira que a França está pronta para acolher japoneses que precisem de cuidados médicos por conta de exposição à radiação. "Temos hospitais especializados, com serviços de hematologia adaptados. Os franceses que foram repatriados do Japão também terão um acompanhamento médico específico", disse o ministro.