ASSINE
search button

Terremoto e tsunami deixam mais de 300 mortos no Japão

Maioria das vítimas foi na província de Sendai, no nordeste do país

Compartilhar

TÓQUIO - Entre 200 e 300 corpos foram encontrados pela polícia em uma praia de Sendai, uma das cidades japonesas mais afetadas pelo tsunami que se seguiu a um potente terremoto de magnitude 8,9, informou a agência de notícias local Jiji Press. A polícia acredita que são corpos de residentes que morreram afogados pela onda de dez metros de altura que alcançou o local.

Nessa mesma cidade, uma grande explosão atingiu um complexo petroquímico. A explosão ocorreu numa grande usina de Shiogama, localidade próxima à metrópole de Sendai. As imagens da televisão mostravam gigantescas chamas devastando a instalação petroquímica.

O forte terremoto de magnitude 8,9 que atingiu a costa do Japão nesta sexta-feira, seguido por um enorme tsunami, ocorreu às 14h46 (02h46 de Brasília). A agência de meteorologia japonesa afirmou que o terremoto aconteceu a pouco mais de 100 km da costa nordeste da ilha de Honshu, e foi o mais violento a atingir o país. O USGS, por sua vez, indicou que o tremor foi o sétimo pior da história mundial.

A agência japonesa e o instituto americano, entretanto, divergem quanto à magnitude e profundidade do sismo: enquanto o USGS reportou um terremoto de magnitude 8,9 a 24,4 km de profundidade, a agência de meteorologia indicou magnitude 8,8 e cerca de 10 km de profundidade.

"Um terremoto desta magnitude tem o potencial de gerar um tsunami devastador, capaz de atingir a costa próxima em poucos minutos e regiões mais afastadas em questão de horas", indicou o USGS em um comunicado.

As vítimas do desastre incluem um homem de 67 anos, esmagado por uma parede, e uma idosa, atingida pelo teto da própria casa, que desabou, ambos na região de Tóquio. Outras três pessoas morreram soterradas dentro de casa em Ibaraki, a nordeste da capital. A polícia de Iwate, perto do epicentro, confirmou a morte de pelo menos 10 habitantes. A Agência Nacional de Polícia, entretanto, afirmou que ainda não é capaz de confirmar o balanço de mortos. "Os danos foram tão grandes que ainda levará muito tempo até que consigamos reunir todas as informações", indicou um porta-voz do órgão.

Terremotos mais fortes da história

1º) Valdívia (Chile) - 1960: terremoto de magnitude 9,5 

2º) Alasca (EUA) - 1964: terremoto de magnitude 9,2 

3º) Sumatra (Indonésia) - 2004: terremoto de magnitude 9,1 

4º) Kamchatka (Rússia) - 1952: terremoto de magnitude 9,0 

5º) Arica (Chile/Peru) - 1868: terremoto de magnitude 9,0 

6º) Costa noroeste da América do Norte, entre EUA e Canadá - 1700: terremoto de magnitude 9,0

Capital Tóquio também foi atingida

Na capital Tóquio, cerca de quatro milhões de pessoas estão sem eletricidade, e a zona portuária foi inundada. O governo faz o melhor que pode para coordenar as operações de resgate, "levando em consideração que o terremoto pode ter causado danos gigantescos", declarou à imprensa o porta-voz Yukio Edano. As autoridades enviaram aviões e navios para a costa de Miyagi, área mais atingida pela catástrofe, segundo veículos locais.

O tsunami, cujas ondas atingiram 10 metros de altura, arrasou a costa de Sendai, no nordeste do país. O aeroporto da região de Miyagi (cuja capital é Sendai), teve a pista inundada. O parque temático da Disney, localizado em Chiba, a alguns quilômetros de Tóquio, também foi atingido pelas ondas gigantes.

Um gigantesco incêndio foi provocado na refinaria da cidade de Iichihara, na região de Tóquio, segundo imagens da televisão local. O primeiro-ministro, Naoto Kan, garantiu que o terremoto não provocou vazamentos radioativos nas centrais nucleares do país. "O tremor foi tão forte que precisamos nos agarrar ao que podíamos para não cair", contou um funcionário de Kurihara, cidade duramente afetada pelo sismo, na região de Kurihara.

"Não podíamos fugir, porque os tremores continuavam", acrescentou esta fonte, que falou por telefone à AFP. O USGS alertou para o risco de novos tsunamis em quase todo o Oceano Pacífico, da Austrália à América do Sul e Central. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, por sua vez, incluiu em seu alerta o estado americano do Havaí, Austrália, Nova Zelândia e toda a costa sul e centro-americana no Oceano Pacífico.

Nas Filipinas, as autoridades ordenaram nesta sexta-feira a evacuação total da costa do Pacífico, orientando a população a fugir para o interior. "Recomendamos insistentemente às pessoas cujas moradias estejam situadas perto da zona costeira sobre o Oceano Pacífico que sigam para o interior do território", indicou o Conselho de Gestão de Riscos Naturais em um boletim de emergência.

Sismólogos advertiram que ondas de aproximadamente um metro de altura podiam chegar à costa filipina entre as 17h e 19h (6h e 8). "Essas ondas podem continuar durante várias horas", acrescentou o conselho.

Na Indonésia, as autoridades emitiram um alerta de tsunami para todo o leste do país, principalmente na Papua e nas Ilhas Molucas. É possível que "ondas provocadas (pelo terremoto) cheguem por volta das 20h" (8h de Brasília) à costa da Indonésia no Pacífico, indicou um comunicado oficial.

No Havaí, as sirenes de alerta começaram a soar às 09h59 (4h59 de Brasília) para ordenar a evacuação da zona costeira. Estimava-se que as primeiras ondas chegassem ao arquipélago às 14h55 (9h55 de Brasília).

"Temos quatro horas para esvaziar a linha costeira", explicou John Cummings, funcionário do Departamento de Gerenciamento de Emergências de Honolulu. "Parece que isto será muito sério", acrescentou. O Havaí fica a 6.400 quilômetros a leste do epicentro do terremoto. As autoridades retiram os moradores das zonas de risco e já começam a instalar abrigos provisórios para os refugiados.