ASSINE
search button

Agenda da semana: Joyce DiDonato e Requiem, de Giuseppe Verdi 

Compartilhar

Semana dourada, é um prazer ver o Rio de Janeiro, a eterna capital cultural do país, ter uma semana lotada de concertos e recitais, no centro, na zona sul, na Barra,enfim a cultura provando que os espaços podem ser todos aproveitados para a realização de diversos eventos,inclusive vários no mesmo dia,e o melhor com platéias lotadas,com um público realmente atento. Grande diva do canto em recital único, importante palco com seus corpos estáveis em pleno exercício de suas expressivas funções, música de cinema, quarteto de instrumento refinado e sensorial, recital em região de lindas praias,e o mais esperado dos festivais internacionais, enaltecendo o mais antigo instrumento do planeta. Muitos enigmas reconheço,mas é tão positivo poder dar notícias de muita música na cidade. Para poder relaxar, como sempre basta clicar na foto abaixo e o melhor da música clássica estará ajudando a fazer a melhor escolha. Boa semana!

DiDONATO – A mezzo-soprano americana Joyce DiDonato é a estrela que abre a Série de Concertos Internacionais da Dell’Arte, hoje às 20h, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em recital com a participação do pianista Craig Terry. DiDonato nasceu em Kansas e na atualidade é considerada como uma das mais importantes e belas vozes do cenário internacional,muito admirada por suas interpretações de Haendel e Rossini,compositores que adora. Presença ativa no mundo da ópera deixou saudades no Rio em 2014,quando se apresentou no mesmo palco. Para o tão esperado recital de hoje,um programa muito bem escolhido,“De España vengo”(da zarzuela El niño judio) de Pablo Luna, Shéhérazade de M.Ravel, “Bel raggio lusinghier”(da ópera Semiramide) de G.Rossini, Tres tonadillas de E.Granados, “Lascia ch’io pianga” (da ópera Rinaldo) de  G. F.Haendel, e “Tanti affetti” (da ópera La Donna del Lago) de G.Rossini.

Informações e ingressos: 2332-9191e 2332-9238 Theatro Municipal do Rio de JaneiroPraça Marechal Floria S/N 

VERDI – O Requiem para solistas,coro e orquestra de Giuseppe Verdi, será a grande atração do dia 30 de abril,às 16h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro,com o Coro e a Orquestra Sinfônica do TMe como solistas convidados a soprano Daniella Carvalho, a mezzo-soprano Ana Lúcia Benedetti,o tenor Paulo Mandarino e o baixo Carlos Eduardo Marcos, e a regência do maestro francês Jacques Delacôte. Ingressos e informações: 2332-9191e 2332-9238 Theatro Municipal do Rio de Janeiro Praça Floriano s/n° - Centro

SALA I – A Série Música de Câmara da Sala Cecília Meireles apresenta o Quarteto Lindarte,dia 3,às 20h,formado pela pianista Linda Bustani, Michel Bessler,violino,Bernardo Fantini,viola e David Chew,violoncelo. No programa os Quartetos de Gustav Mahler,Wolfgang Amadeus Mozart e Robert Schumann.

Informações e ingressos: 2332-9223 e 2332-9224 Largo da Lapa 47-Centro

SALA II – Oportunidade rara de poder ouvir e assistir o belíssimo repertório da Renascença e do período inicial do Barroco italiano com um conjunto de alaúdes. Dia 4 de maio,às 20h,estará no palco da Sala Cecília Meireles,o Quartetto di Liuti da Milano,formado por  Emilio Bezzi, Renato Cadel, Elisa La Marca, Giulia La Marca,todos tocando alaúdes. O conjunto que tem o apoio da Fondazione Marco Fodella,oferece  ao público a introspecção dos ambientes das cortes antigas,onde o alaúde era um instrumento expressivamente apreciado. Informações e ingressos: 2332-9223 e 2332-9224. Largo da Lapa 47-Centro

SALA III – Dia 5,às 18h30,no Espaço Guiomar Novaes,da Sala Cecília Meireles, concerto com a apresentação de Os Dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio,Ópera em um ato,com texto original de Mário João Alves e composição de Nuno Côrte-Real. O Quarteto Contratempus estará no palco,formado pela soprano Teresa Nunes, barítono Job Tomé, Crispin Luz,clarinete,Susana Lima,violoncelo e Brenda Vidal Hermida,piano. Informações e ingressos: 2332-9223 e 2332-9224. Largo da Lapa 47-Centro.

SALA IV – A Sala Cecília Meireles apresenta dias 6 e 7 de maio,às 20h,o espetáculo Um jardim se faz de luz e sons – Tributo a Walter e Roberto Burle Marx,com a  Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense e regente Thiago Tibério. Informações e ingressos: 2332-9223 e 2332-9224. Largo da Lapa 47-Centro.

BUDU – O pianista Cristian Budu fez um recital na Sala Cecília Meireles,no último dia 19,e começou o programa com uma Arabesque de R.Schumann,bem poética,com contracantos bem apresentados e sonoridade bem cuidada,apesar da variações de andamento. Fez uma bela Sonata D.960,também chamada de póstuma,de F.Schubert, tem a facilidade de mostrar um texto nas entrelinhas,atmosferas com sonoridade muito bem cuidada,mas a preocupação de mostrar o máximo do texto o leva a pequenas imperfeições, que são totalmente recuperáveis com uma maior concentração. Gostaria de poder ouvi-lo,em outra oportunidade,tocando a célebre Sonata Op.53 de Beethoven,a magnífica Aurora,sem acordes arpejados, sem apojaturas, sem toques metálicos, material que não foi escrito por Beethoven naquele texto.Da mesma maneira que não são necessários e aceitos andamentos variados no texto, havendo a necessidade de se respeitar ao máximo o estilo do classicismo,porque Beethoven é um compositor do período clássico e por mais que sua genialidade já começasse a sentir as primeiras intenções e sensações do período futuro,que seria o romantismo, não se pode conceber a execução de uma página tão perfeita,no mais puro estilo clássico, com toques de romantismo. Um dos maiores enganos na execução pianística é por muitas vêzes a imperfeição dos estilos,e consequentemente na interpretação dos estilos,que devem ser o mais perfeitamente respeitados,insisto. Sei que o pianista foi o primeiro prêmio do Concurso Clara Haskil na Suíça,em 2013,mas o cuidado deve ser muito para não se deitar nos louros.

CABO FRIO – O pianista Luís Rabello é o convidado da Série Jovens Pianistas e faz o recital do próximo dia 30,às 18h30 no Museu José de Dome. O pianista estudou no Rio de Janeiro com Sonia Goulart, Mordehai Simoni e Myrian Dauelsberg. É uma ótima oportunidade para quem estiver em Cabo Frio,ouvir obras de Beethoven,Ravel e Chopin.A entrada é franca.

Museu José de Dome - Charitas

Av. Assunção, nº 855 - Centro - Cabo Frio

CINEMA – Dois concertos dedicados ao melhor da música de cinema estão programados pela Orquestra Sinfônica Brasileira e seu Maestro Emérito Roberto Minczuk,dia 30,às 21h e dia 1º de maio,às 11h30,na Grande Sala da Cidade das Artes.

Informações e ingressos: 3325-0102.

Cidade das Artes - Grande Sala

Avenida das Américas 5.300 -Barra da Tijuca

LEHNINGER – Presença brasileira nos palcos franceses,no próximo dia 29, às 20h,no grande Auditório da Maison de la Radio,em Paris,concerto da Orchestre Philharmonique de Radio France sob a batuta do maestro brasileiro Marcelo Lehninger,regente associado da  Boston Symphony Orchestra e atual diretor musical da New West Symphony em Los Angeles. 

XI RioHarpFestival – O Rio de Janeiro será a capital mundial da harpa durante todo o mês de maio graças ao o XI RioHarpFestival,evento já consolidado no calendário mundial da harpa e sucesso de critica,mídia e público em todas as versões anteriores. Com realização de diversos concertos e recitais,no período de 1 a 31de maio,nos espaços culturais e turísticos mais importantes da cidade,estará enfocando o instrumento mais antigo do mundo,com uma história de cinco mil anos,exatamente a harpa. O grande diferencial da versão 2016 será a harpa e  os seus  diversos tipos: clássicas, célticas, tripla, paraguaia, latino-americanas, a indiana  santoor, a africana ngoni, elétrica, miniharpa, kora da África Ocidental e a Lira Tartésica, instrumento ancestral da Ibéria antiga na interpretação de grandes harpistas mundiais em sons que vão desde a música antiga e os clássicos até a modernidade do rock e  heavy metal passando pelo jazz, musicas africana e  latino-americana.Outro destaque será a integração entre orquestras das comunidades em programas de  inserção social através da música com os grandes harpistas mundiais, além dos mais conceituados brasileiros. O programa está imperdível,e segundo a promessa do criador e diretor do festival,o empresário Sergio da Costa e Silva “A ideia é privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época, da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros”. A coluna informa que todos os concertos são realizados com entrada franca e como serão realizados vários concertos por dia,e no mesmo horário em lugares diferentes,detalhamos bem para todos fazerem suas agendas e aproveitarem ao máximo o festival.

 Pré-aberturaDia 29, às 18h

Palácio Tiradentes- Alerj

Rua 1º. de março s/nº

Les Alizés e Claire Le Fur,harpa, França

Programa: Clássicos internacionais

Dia 30, às 18h30 

Palácio São Clemente.

Rua S. Clemente, 424- Botafogo

Andreas  Woyke – Piano, Alemanha

Programa: Popoff, Villa- Lobos, Ravel

Dia 30, às 18h30

Museu do Exército - Forte de Copacabana

Orquestra de Violões do Forte,Brasil. 

Participação especial: Les Alizés e Claire Le Fur,harpa, França

Cecile de Rocca Serra,violino e viola, Raymond Gratien,guitarra  e Jean Barthe,violoncelo, França

Dia 1º de maio,às 15h 

Abertura do evento no Centro Cultural Banco do Brasil  

Duo Jorgensen - De Leuw -( theremin, harpa) Holanda

Programa: Popoff,  Ravel

Dia 2, às 12h30

Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro II

Rua 1º de Março, 66

Orquestra do Instituto GPA, regência Daniel Misiuk

Participação especial Alcides Sotelo,harpa, Brasil/Paraguai

Dia 2, às 15h

Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro II

Rua 1º de Março, 66

Duo Alcides Sotelo Jr.,harpa, Alcides Sotelo,violão, Paraguai

Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro II

Rua 1º de Março, 66

Dia 2, às 17h

Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro II

Rua 1º de Março, 66

Les Alizés e Claire Le Fur,harpa, França

Cecile de Rocca Serra,violino e viola, Raymond Gratien,guitarra  e Jean Barthe,violoncelo,França

Dia 2, às 18h30

Palácio Tiradentes- ALERJ

Av. Presidente Antônio Carlos, s/n - Centro

DUO Jorgensen- De Leuw, (theremin, harpa),Holanda

Dia 3, todos os concertos na Biblioteca  Nacional

Rua México, s/nº

12h30

Duo Alcides Sotelo Jr.,harpa, Alcides Sotelo,violão, Paraguai 

14h30

DUO Jorgensen- De Leuw, (theremin, harpa),Holanda 

16h30

Les Alizés e Claire Le Fur,harpa , Rocca Serra,violino e viola

Gratien,guitarra e participação especial Vanja Ferreira,França/ Brasil

Dica da semana: O fantástico violoncelista francês Gautier Capuçon executando o Concerto de Saint Saëns