ASSINE
search button

Agenda de 15 a 21 de outubro - Violinista Pinchas Zukerman no Rio

Compartilhar

Semana muito agitada como a coluna adora, violinista renomado na cidade, festa da música contemporânea continua, duas orquestras cariocas no palco no mesmo dia e série diária de concertos. Como sempre, muitos enigmas, mas todos desvendados e, o melhor, ouvindo música. Basta clicar na foto abaixo e a escolha pode ser apreciada para assistir aos eventos musicais. Boa semana !

ZUKERMAN – O grande violinista Pinchas Zukerman está na cidade, e para sorte dos seus admiradores veio com a mulher que é violoncelista. O casal subirá ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no próximo dia 17, às 20h, para o concerto da Série Ametista da Orquestra Sinfônica Brasileira. A regência será do Maestro Roberto Minczuk, titular do conjunto, e no belo programa “A Musa e o Poeta” Op.132 de Camille Saint-Säens, o Concerto Duplo para Violino e Violoncelo em Lá Menor Op.102 de Johannes Brahms, como solistas o violinista Pinchas Zukerman e a violoncelista Amanda Forsyth, finalizando com a Sinfonia nº4 em Fá Menor Op.36 de Piotr Tchaikovsky.

Zukerman e Amanda se conheceram na National Arts Centre Orchestra, no Canadá, onde ele era regente e ela ainda é a principal violoncelista do conjunto. O casal se formou há 14 anos e viajam pelo mundo em turnê com a Zukerman Chamber Players, que é um conjunto de câmara de renome mundial liderado pelo violinista. Para o diretor artístico da OSB, Pablo Castellar, “é um privilégio para a OSB ter no palco Pinchas Zukerman e sua esposa Amanda Forsyth solando este concerto. Pinchas com sua sonoridade singular nos dias de hoje,sua maturidade agregada a uma técnica impecável e a uma personalidade artística conquistada ao longo de uma trajetória impressionante. Amanda com seu tom rico, sua técnica excepcional e musicalidade que conquistou a critica internacional”.

Pinchas Zukerman nasceu em Tel-Aviv, migrou aos quatorze anos para a América e teve o privilégio de estudar na Juilliard School, carismática escola de música em Nova Iorque. Com mais de cem discos gravados ganhou duas vezes o Grammy e não precisa dizer que tem uma carreira virtuosa e já vão mais de quatro décadas,com grande reconhecimento internacional como violinista, violista, regente e pedagogo. Na atualidade é o diretor musical da Orquestra do National Arts Centre, em Ottawa, há dezesseis anos, e há seis anos é o principal regente convidado da Royal Philharmonic de Londres. Zukerman é professor de um programa de performance na Manhattan School of Music, em Nova Iorque, que leva seu nome, e implementou o uso de tecnologias de ensino a distância na música. Entre os seus ex-discípulos está o talentoso violinista brasileiro Daniel Guedes.

Já a violoncelista Amanda Forsyth, nasceu na África do Sul, e mudou para o Canadá ainda criança, já começando suas primeiras aulas do instrumento aos três anos de idade, mais tarde estudando com William Pleeth em Londres e de Harvey Shapiro na Juilliard School de Nova Iorque.

É violoncelo solo, desde 1998, da Orquestra do National Arts Centre, em Ottawa, no  Canadá.

Ingressos e informações: 2332-9191 e  2332-9005.

 

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira volta ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 18, às 11h30, evento da Série Concertos da Juventude, uma alternativa muito positiva para atrair jovens e formar novas plateias. O maestro Roberto Minczuck rege a Sinfonia nº 4 em Fá Menor Op. 36  de Piotr Tchaikovsky.

Ingressos e informações: 2332-9191 e  2332-9005.

 

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica faz concerto no dia 17, às 16h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com regência do maestro Felipe Prazeres, spalla e regente assistente do conjunto. No programa “Rio em Festa” de Alexandre Schubert e duas obras de Felix Mendelssohn, o Concerto para Violino e Orquestra em Mi Menor Op. 64, tendo como solista o violinista Emmanuele Baldini, atual spalla da OSESP e a Sinfonia nº 4 “Italiana” em Lá Maior Op. 90.

Ingressos e informações: 2332-9191 e 2332-9238 


BIENAL – Continua a XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea na Sala Cecília Meireles,na sua última semana. A coluna informa as datas dos próximos concertos assim como os compositores que terão suas obras inéditas executadas na cidade.

Dia 16, às 19h 

Oito estreias mundiais

Ventos uivantes de Felipe Lara

Fragmentos de Clayton Ribeiro

Tempo e memória de Antônio Borge-Cunha

Cercado de neblina com estilhaços no olhar de Rubens Tubenchlak

Três poemas para Alberto Caeiro de Marcos Lucas

Signo sopro VI de Marcus Siqueira

Shapiro Peer XI de Ivan Eiji Simurra

Noneto de Pauxy Gentil-Nunes

 

Dia 17, às 19h

Oito estreias mundiais

Coriolis de Thiago Diniz

Tuning de Julian Maple

Prayá Ritual de Fliblio Ferreira

Chroma de João Pedro Oliveira

Pataphysica de Aquiles Guimarães

Bestiário I de Rodolfo Coelho de Souza

Funerais 3? De Valério Fiel da Costa

Mobius II de Jocy de Oliveira

 

Dia 18, às 19h

Seis estreias mundiais

Who can turn skies back? de Nikolai Brucher

Tetragammaton XV b de Roberto Victorio

Cenas da paixão segundo Aleijadinho de Alexandre Schubert

Fragmentos de Marisa Rezende

Transformações uirapurinas de Emanuel Cordeiro

PostScrptio de Flo Menezes


Dia 19, às 19h

Será a última apresentação extraordinária da XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea no palco da Sala Cecília Meireles com  o recital “Coletivo Chama” canta Mário de Andrade com repertório selecionado pelo conjunto, que reinterpreta gravações que estão nos dois LPs do projeto “Mário 330-350”, lançado pela Funarte em 1983, com obras de Guarnieri, Mignone e Lorenzo Fernandez sobre poemas de Mário, além de trazer duas melodias do próprio Coletivo e seis belas canções folclóricas em torno do romance da Nau Catarineta. Sem dúvida ilustra bem o trabalho do grande pesquisador que foi Mário de Andrade.

Para todos os concertos ingressos e informações: 2332-9223

Confira a programação completa da XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea em https://www.funarte.gov.br/musica/xxi-bienal-de-musica-brasileira-contemporanea/

 

MÚSICA NO MUSEU – A série de concertos diários apresenta hoje, às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal, o concerto do Madrigal do Leme com programa de músicas renascentistas. Dia 16, às 15h, também no Centro Cultural Justiça Federal, recital da soprano Belkiss Campos, tenor Giuseppe Mauro,pianistas Dilia Tostes e Alda Leonor executando um programa de árias de óperas. Dia 17, às 13h30, no Parque das Ruínas, recital do violonista Gaetano Galifi, dedilhando os clássicos brasileiros. Dia 18, às 11h30, no  Museu de Arte Moderna, MAM, pianista João Miguel Freire executando obras de F. Liszt, F. Schubert, F. Chopin e J. Brahms. No mesmo dia, às 15h, no Museu da Ciência e Vida, em Duque de Caxias, Concerto pela Vida,  Integrando  a programação do Outubro Rosa, com música instrumental e coro em homenagem a luta das mulheres contra o câncer de mama.

Dia 20, às 20h, no Iate Clube do Rio de Janeiro, Grupo Instrumental Carioca, direção Isaias Ferreira, com Marco Aurélio, bandolim, Claudia Coutinho, no cavaquinho, José Mauro, no violão, Isaias Ferreira, saxofone, André Coelho e Carlos Agenor, na percussão. No programa Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Dia 21, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, recital da pianista Miriam Grosman, com programa Antunes, Padre  Antonio Soler e Chopin. Todos os concertos da série são realizados com entrada franca.

 

DICA DA SEMANA: