ASSINE
search button

Música no Museu dá Prêmio de 105 mil dólares!

O destino de um músico será conhecido amanhã 

Compartilhar

A Série Música no Museu realiza hoje e amanhã as provas semifinais e final do VIII Concurso Jovens Músicos - Música no Museu, no Centro Cultural Banco do Brasil,culminando com a apresentação do vencedor no dia 8 de setembro na Biblioteca Parque. O prêmio é o maior já oferecido na atualidade,no Brasil,em um concurso,exatamente uma bolsa  no valor de U$105 mil dólares na centenária James Madison University,instituição americana de prestígio,o que é,sem dúvida,o sonho de quase todos os jovens pianistas,o de estudar em umainstituição americana e o melhor de tudo,com os estudos pagos. 

Para o criador do concurso e diretor do Projeto Música no Museu,Sérgio da Costa e Silva, “ foram 8 meses de um trabalho profícuo de uma Comissão Organizadora formada por professores de várias escolas de música e que selecionaram 9 semifinalistas de um grande universo de  candidatos de vários naipes e de todo o Brasil”. O concurso a cada ano desperta grande interesse entre os jovens músicos das várias escolas de música de norte a sul do país. 

Para uma melhor informação,o VIII Concurso Jovens Músicos - Música no Museu é uma iniciativa que tem por objetivo incentivar e promover oportunidades para estes promissores músicos, um verdadeiro investimento cujo resultado poderá ser a revelação de novos talentos com  uma dimensão internacional. Na continuidade das versões anteriores,o número de inscrições do VIII Concurso Jovens Músicos-Música no Museu foi dos mais expressivos com nomes de todo o Brasil consolidando o certame no panorama anual da música clássica brasileira. Foram selecionados,pela Comissão Julgadora, nove semifinalistas pelo alto nível apresentado e que deverão estar no palco todos no dia de hoje. As provas serão abertas ao público e os candidatos serão agrupados por instrumentos e chamados na ordem alfabética. O júri,como nas versões anteriores,será formado por nomes conhecidos no cenário da música clássica brasileira como Henrique Morelenbaum, Fábio Zanon, Luiz Carlos de  Moura Castro, Julio Medaglia, 

Lauro Gomes e Ricardo Tacuchian além de representantes da James Madison University entre tantos outros que já fizeram parte em edições passadas.  

Uma informação importante é que haverá uma distinção com relação aos candidatos que concorrerão à Bolsa de Mestrado ou Doutorado da James Madison University,sendo necessário fazer uma entrevista em inglês com o representante da Universidade,um dia antes do início do concurso. 

A relação dos nove candidatos selecionados está abaixo, para a felicidade de todos:

 1- Violão

Anna Carolina Leone Ferreira

Heder Dias Jordão de Vasconcelos

Lucas Correia Lima da Silva

Lucas Cuba Bittencourt Gnalat 

Renan Colombo Simões

2- Violino

André Araújo de Souza

Cesar Augusto Bonfim dos Santos Pinto

3- Piano 

Ramon Theobald Seabra da Cruz

Samuel Henrique da Silva Gianbroni

As provas semifinais serão realizadas hoje,de 15h às 18h,no Centro Cultural Banco do Brasil, 4º andar,sala 26. E a final no dia 27, também de 15h às 18h,no mesmo local. O recital do vencedor será no próximo dia 8 de setembro às 15h,na Biblioteca Parque,na Av.Presidente Vargas esquina do  Parque de Santana.

A coluna deseja toda calma aos candidatos nas provas e que vença o melhor,que fale inglês e faça proveito da rara oportunidade de estar em um grande país como os Estados Unidos,com maravilhosas e tradicionais Escolas de Música.