ASSINE
search button

Uma agenda morna, com necessidade de mudanças

Compartilhar

Semana ainda bem morna, poucos concertos e estamos quase no final de março, enquanto São Paulo está fervendo. Será que alguém sabe a razão? Em outros anos em março a temporada já estava nos palcos e a cidade maravilhosa,que tanto amamos, não pode ser,na atualidade,a capital cultural do país como sempre nós todos desejamos. Ficamos muito preocupados com a perpetuação de pessoas nos cargos,às vezes é necessário e muito saudável ter uma renovada, gestões novas, pensamentos novos e quem sabe o que está faltando na cidade é encontrado. Sinceramente não entendo pessoas permanecerem mais de oito anos nos cargos,será que a cidade tem tão poucos gestores? Em todo caso dá a tradicional clicada na foto abaixo para aliviar e ouvir maravilhas da música clássica. 

MUNICIPAL – O Theatro Municipal doRio de Janeiro faz o lançamento de “Trajetórias” a mais nova série da casa que tem a curadoria do maestro Isaac Karabtchevsky, presidente da Fundação Teatro Municipal. As apresentações serão sempre aos domingos, às 11h30,com ingressos a R$10,00. Estão programados concertos, espetáculos de dança abrangendo vários estilos,do medieval ao contemporâneo e dando uma esticada no popular. Para a estréia no dia 22 de março,às 11h30, estará no palco a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro que executará a Suite Peer Gynt nº1 do compositor norueguês Edvard Grieg e também os Quadros de uma Exposição de M.Mussorgsky com orquestração de Maurice Ravel. Podem agendar também no dia 29, sempre às 11h30, novo concerto com a OSTM que fará ouvir o Carnaval Romano de Berlioz e a Sinfonia nº5 de Tchaikovsky. O regente dos dois concertos será o mesmo, o maestro argentino Javier Logioia.O maestro Karabtchevsky comenta “Considero a série Trajetórias um divisor de águas dentro do tradicional sentido da programação do Theatro Municipal. Ao tornar os domingos, pela manhã, uma alternativa atraente para a população, visamos conjugar, com a ativação do Salão Assyrio, a reunião de lazer e cultura. Retomamos assim uma antiga e saudosa tradição da vida cultural da cidade, os famosos Concertos para a Juventude, acrescidos agora de um arco estilístico que permeia a Idade Média e desemboca nas tendências mais conflitantes da  música contemporânea. Estarão presentes também a MPB, o jazz, o ballet, como vertentes desse formidável conjunto de manifestações do espírito humano”. A coluna lembra que apesar do concerto ser pela manhã, não é permitida a entrada de pessoas trajando bermuda, short, top, camiseta sem manga e chinelos,exceto crianças até 10 anos. Para compra de ingressos e todas as informações: 2332-9191. 

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica faz a abertura da programação da Série Djanira,no dia 20,às 20h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com um convidado muito especial,o barítono Paulo Szot considerado um dos grandes nomes da ópera mundial que interpretará “Sons e danças de morte” de M.Mussorgsky com arranjo Dimitri Shostakovich.   O concerto que terá a regência do maestro Carlos Prazeres terá mais duas obras no programa, “Alma Carioca” de Marcelo Caldi  inspirada nos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e encomendada pela orquestra e a Sinfonia nº3 em Dó Maior de Jean Sibelius homenageando os 150 anos do compositor finlandês. Ingressos e informações: 2332-9191 e 2332-9238 

MULHERES – O QuartetoGaia formado somente por mulheres, como  as violinistas Sonia Katz e Milena da Matta,a violista Cecília Mendes e a violoncelista Denise Emmer, estará fazendo recital no dia 24, às 20h,no Iate Clube do Rio de Janeiro,dentro da série Música no Museu. No programa obras de J.S.Bach ,J. Haydn, W.A.Mozart ,Alexandre Schubert e  Chiquinha Gonzaga com entrada franca. 

CD – O violinista brasileiro Daniel Guedes que mora no Rio de Janeiro e o violonista costarriquenho Mario Ulloa que mora na Bahia, se encontraram para gravar o segundo disco do duo, o CD “Amor em Paz”. O repertório é popular com releituras de obras da MPB e também de compositores estrangeiros. Daniel é um dos expressivos violinistas assim como Mario no seu instrumento formando um duo bem agradável de ser ouvido. Vamos esperar algum recital para o lançamento do CD. 

CONFERÊNCIA - OBritish Council abriu inscrições para a segunda edição da Conferência Internacional MultiOrquestra que será realizada de 27 a 29 de abril,e contará com a participação de mais de 40 profissionais brasileiros e britânicos para discutir os desafios e oportunidades do setor, especialmente no que se refere às relações e interações das orquestras e espaços da música com as cidades e comunidades. O evento que faz parte do calendário oficial das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro terá como temas a infraestrutura, desenvolvimento de público, políticas públicas de acesso à cultura, e as expectativas das novas gerações de músicos e gestores culturais serão debatidos na Cidade das Artes.

Entre os palestrantes confirmados, estão líderes de instituições como Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham, Sinfonia do País de Gales, Sage Gateshead, Filarmônica de Minas, Santa Marcelina Cultura, Neojiba, Sala Cecília Meireles, UFRJ, London Philharmonia. 

MÚSICA NO MUSEU – A sérieapresenta hoje às 18h,no Centro Cultural Justiça Federal,na  Sala de Sessões,a violinista Carol Panesi, com programa Brasil do clássico ao popular. Dia 20 às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal,recital da pianista Sonia Gonzalez,  executando obras de W.A.Mozart, A.Scriabin e B.Bartok. Dia 21,às 17h, no Clube Hebraica,a voz de Neti Szpilman e o piano de Maria Luiza Lindberg,f azendo um Encontro com Chiquinha Gonzaga. Dia 22, às 11h30, no Museu de Arte Moderna,recital da pianista Sonia Gonzalez com o mesmo programa Mozart,Scriabin e Bartok. Dia 24, às 20h, no Iate Clube do Rio de Janeiro,apresentação do Quarteto Gaia formado por 1º violino Sonia Katz, 2º Violino Milena da Matta;Viola Cecilia Mendes e Violoncelo Denise Emmer. No programa obras de J.S. Bach, J.Haydn, W.A. Mozart, Alexandre Schubert, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga. Dia 25,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil, concerto com Eliane Salek que é mezzo-soprano e pianista. Apresentará obras suas e de Chiquinha Gonzaga. Todos os concertos da série são com entrada franca.

Dica da semana - Para levantar o astral, o belíssimo movimento da Sinfonia de Saint-Saens para órgão diretamente do PROMUS em Londres