ASSINE
search button

O melhor da música clássica

Compartilhar

Semana ainda com poucas opções, mas é assim mesmo. O aquecimento da temporada acontece quando as orquestras iniciam suas temporadas. Duo a quatro mãos, CD novo, música de câmara, novo diretor de orquestra? A coluna gosta sempre de enigmas, que são, claro, todos revelados aos leitores. 

Como sempre, clica na foto no final da coluna, ouve sempre o melhor da música clássica e escolhe a agenda própria de concertos.

RATTLE – O maestro Simon Rattle foi anunciado como o novo Diretor Musical e Regente Titular da London Symphony Orchestra a partir de 2017, retornando ao seu país para sorte de seus inúmeros admiradores.


OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira faz a estreia de sua temporada de 2015 em concerto no próximo dia 7, às 16h, com repetição dia 8, às 18h, na Grande Sala da Cidade das Artes com regência de Roberto Minczuk.

A série especial “Rio 450 anos” foi criada para homenagear a cidade e recebe a soprano carioca Rosana Lamosa cantando as Bachianas n°5 e o pianista também carioca Jean-Louis Steuerman, no dia 8, executando as Bachianas n°3. Telefone de informações Cidade das Artes: 21 3325-0102.

 

DUO -  A Série Música de Primeira tem nova temporada de concertos começando com a apresentação do Duo de Piano a Quatro Mãos formado pelas pianistas Patrícia Bretas e Josiane Kevorkian, hoje, às 19h30, na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro. No programa obras de Grieg,Fauré, Stravinsky, Piazzola e Ronaldo Miranda. Informações: 2197-0900.

 

CLARA -  A pianista Clara Sverner terá um encontro no palco com seu filho Muti Randolph no dia 6, às 19h, no espaço Guiomar Novaes e na Sala Cecília Meireles no mesmo dia às 20h. O evento “Sinestesia” faz parte da Série Música de Câmara sendo um concerto visual, com a arte digital de Muti e o piano de Clara. No programa obras de Glauco Velásquez, Villa-Lobos, Ginastera, Debussy, Stravinsky, Schoenberg, Weber,Stockhausen e Scriabin. Ingressos e informações: 2332-9223.                                                                       

 

CD – O Concerto de lançamento do CD Ritos e Ritmos do cantor Mauricio Luz será no próximo dia 7, às 20h, na Sala Cecília Meireles. Ao lado de Maurício estarão no palco os músicos Eduardo Henrique ao piano, Ricardo Cândido no contrabaixo, Eliseu Costa na bateria e o percussionista Paulo Bogado. Ingressos e informações: 2332-9223.

 

MÚSICA NO MUSEU – A série quase diária de concertos apresenta no dia 6, às 12h30, no Centro Cultural Light, recital da violonista Adriana Ballesté dedilhando obras de páginas clássicos brasileiros. Dia 7, às 17h, no Clube Hebraica, apresentação do Grupo Vocal Agora Vaz e regente Célia Vaz. No domingo dia 8, às 11h30, homenageando o Dia Internacional da Mulher, recital da pianista Fernanda Cruz, executando páginas de mulheres compositoras como Clara Schumann, Najla Jabor, Dinah Menezes, Cecília Guimarães, Virginia Fiuza, Diva Lyra e Chiquinha Gonzaga. Dia 10, às 15h, na Biblioteca Parque, novo recital da violonista Adriana Balleste. Dia 11, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, recital da pianista Alda Leonor executando obras de Francisco Mignone, Arthur Napoleão, José Siqueira, Alberto Nepomuceno e Luiz Levy. Lembramos que todos os concertos da série são com entrada franca.