ASSINE
search button

Agenda: soprano Eliane Coelho, concertos e música experimental 

Compartilhar

Semana com recitais, concertos, videoconcertos, diva brasileira visitando a cidade, festival de música experimental, lançamento de CD com concerto. Quanta dúvida? Sol Maior ajuda aos leitores a escolher o melhor. Mas não esquece dá a famosa clicada e ouve o encantamento da música clássica. Boa semana! 

ELIANE – A soprano carioca Eliane Coelho visita a cidade para alegria de seus muitos admiradores e nos brinda com um recital no próximo sábado,dia 24, às 20h,no palco da Sala Cecília Meireles,ao lado do pianista Luiz Eduardo de Carvalho. Eliane foi por vários anos solista da Ópera de Viena e desenvolve uma expressiva carreira internacional. Para o esperado recital,na Série Música de Câmara, apresentará páginas de Tchaikovsky, Rachmaninov e Strauss. Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224. 

ARRIGO –Hoje e amanhã,às 20h,na Série Jazz, na Sala Cecília Meireles duas apresentações que marcam o lançamento carioca do CD “De Nada Mais a Algo Além” de Arrigo Barnabé, Luiz Tatit e Lívia Nestrovski. Os dois primeiros,Arrigo e Tatit criaram,pela primeira vez,um repertório muito especial e convidaram a jovem cantora Lívia para gravar o CD com gravações inéditas.No palco também estarão Mario Manga,na guitarra e direção musical,o pianista Paulo Braga,o violonista Jonas Tatit, Zé Alexandre Carvalho no baixo acústico,o violista Fábio Tagliaferri, a violoncelista Adriana Holtz,o violinista Luiz Amato,o baterista Edu Ribeiro, além do piano e da voz de Arrigo Barnabé, o violão e a voz de Luiz Tatit e a voz de Lívia Nestrovski. Informações: 2332-9223.

GUINGA – Domingo,dia 25,às 20h,também é dia de jazz na Sala Cecília Meireles,apresentando um dos melhores instrumentistas brasileiros Guinga, um super violonista que dedilha muito bem desde a música clássica até o melhor da música popular. No mesmo palco estarão o talentoso clarinetista Paulo Sergio Santos,membro do Quinteto Villa-Lobos e da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e mais Lula Galvão,músico e parceiro de Guinga nos shows. Informações: 2332-9223. 

FESTIVAL RC4 – Continua essa semana o mais novo festival da cidade,o RC4. Com os dois primeiros eventos lotados, rompe as fronteiras e apresenta no palco do Oi Futuro de Ipanema,mais dois concertos,no local onde a música clássica,popular,eletroacústica e quaisquer outras vertentes poderão ser ouvidas da mesma forma que novos conceitos poderão ser traduzidos. A curadoria é do pianista e produtor musical Claudio Dauelsberg em parceria com a artista visual e produtora Fernanda Vogas e para ver o que existe de bom na música experimental dia 23, às 21h, apresentação de Etienne Abelin,Suíça, Music Animation Machine Live, Wilson Sukorski,Brasil e  Kátia Baloussier,Brasil. Já no último dia do festival,dia 24,às 21h,será a vez do grupo Brandt Brauer Frick Trio,da Alemanha,conjunto formado por Daniel Brandt,Jan Brauer e Paul Frick,que combina instrumentos acústicos e sons eletrônicos que se misturam a sintetizadores, baterias e groovebox trazendo novas idéias e sonoridades aos formatos vindos dos clubes noturnos.Todas as informações: 3131-9333. 

GÁVEA – No sábado,dia 24,às 16h,mais uma apresentação da “Série Concerto de Música Clássica no Planetário”,dirigida por Nelson de Franco,com uma viagem musical do barroco ao século XX. O evento será realizado no Auditório do Planetário da Gávea, mas é necessário fazer reserva pelo telefone 2274-9972 ou pelo email [email protected] . O projeto é uma parceria entre Planetário e a AMAGAVEA, que conta ainda com apoio da Associação dos Amigos do Jardim Botânico. 

MÚSICA NO MUSEU – Continuam os Concertos de Verão da série diária na cidade. Hoje, às 12h30 ,no Centro Cultural Justiça do Trabalho,concerto de Akiko Sakurai,artista japonesa de BIWA,instrumento tradicional do Japão,executando um programa com obras de clássicos japoneses. Dia 24, às 11h30,no Museu Parque das Ruínas,Grupo  Cordas Douradas dedilhando páginas do compositor Ernesto Nazareth. No dia 25, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, Grupo Vocal Amantes da Música cantando Ondas de Caymmi. Dia 26,às 18h,na Casa de Cultura Laura Alvim, concerto do talentosíssimo violonista Tuninho Galante e Marceu Vieira,voz executando Noel Rosa. Dia 27,às 18h,no Museu do Exército- Forte de Copacabana, Grupo Amantes da Música,com programa Villa-Lobos e Tom Jobim. E no dia 28, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil,na Sala 26,recital do pianista José Carlos Vasconcelos com obras de Leopoldo Miguez,Arthur Napoleão,Alberto Nepomuceno,Henrique Oswald e Francisco Mignone. Como sempre lembramos,todos os concertos são com entrada franca.

Dica da semana - O melhor dos Concertos de Albinoni pelo célebre conjunto italiano I Musici de Roma. Barroco puríssimo!