ASSINE
search button

O Rio já tem “Concertos de Verão”

Compartilhar

O Verão traz sempre bons fluidos e é assim que o Rio de Janeiro começa o ano com a temporada de concertos de música clássica marcada pela abertura da Série Música no Museu Concertos de Verão 2015. 

Para os que ainda não conhecem,a série é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo como o  Metropolitan, MoMA,o Guggenhein,em Nova Iorque,passando pelo que acontece no  Louvre, Picasso e Montmartre em Paris,o Gulbenkian em Lisboa e o Prado em Madrid que,a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música  como elo entre as artes plásticas e os próprios cenários dos museus trazendo-lhes um ganho considerável na sua densidade cultural. 

Após terminar o ano de 2014 com a realização de mais de 500 concertos,incluindo incursões internacionais e levando música clássica até o Vietnã,pelas mãos do Duo Milewski, “Música no Museu” é sem dúvida a série pioneira na realização de concertos em pleno verão,uma iniciativa que deu certo,já ultrapassa dez anos consecutivos e mudou a tradição da cidade de poder ouvir música clássica na mais agitada estação do ano,com locais lotados por um público cativo,sempre com turistas e a cada vez maior.

Para o mês de janeiro estão previstos 20 concertos e a abertura será já no próximo dia 9,às 15h,no Centro Cultural Justiça Federal, com a Camerata João Carlos Assis Brasil e o próprio pianista se apresentando junto com o conjunto. No dia seguinte é a vez do Duo Milewski, formado pelo violinista polonês Jerzy Milewski e a pianista brasileira Aleida Schweitzer fazer um recital no dia 10,às 17h,na Hebraica. Dia 11,às 11h30,no já tradicional concerto no Museu de Arte Moderna,MAM, recital do pianista brasileiro radicado nos Estados Unidos,Luiz Carlos de Moura Castro.

A pianista Lícia Lucas está programada assim como o Duo Marceu Vieira e o talentoso Toninho Galante. Também é aguardada Akiko Sakurai,artista japonesa que dedilhará um instrumento tradicional do Japão com um programa somente de música japonesa e no final do mês a festejada pianista Eliane Salek. Os programas serão variados com música clássica e popular e além do tema escolhido para janeiro que homenageia os “Imortais da Música Brasileira”. A série realiza além do RioHarpFestival, do Festival Internacional de Sopros, os Concertos de Verão de janeiro a março, os Concertos de Outono de abril a junho, os Concertos de Inverno de julho a setembro, os Concertos de Primavera,de setembro a novembro e em dezembro os Grandes Concertos de Natal.

Lembrem que todos os concertos da série são com entrada franca e  lotam. Bom verão já ouvindo a boa música!