ASSINE
search button

Agenda: homenagem a Karabtchevsky e vencedora de concurso são destaque

Compartilhar

Semana festiva com orquestra homenageando maestro, vencedora de concurso internacional na cidade, orquestras no palco, cantor italiano se apresentando. Muitas opções? Como sempre, clica na foto, ouve a boa música e depois escolhe os concertos da semana.

ISAAC - Os 80 anos do maestro Isaac Karabtchevsky serão comemorados no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com uma grande homenagem da Orquestra Petrobrás Sinfônica para o seu Regente Titular e Diretor Artístico, no próximo dia 24,às 20h. No programa a Sinfonia nº2 em Dó Maior, Ressurreição de Gustav Mahler, que terá a participação do Coro Canarinhos de Petrópolis, da mezzo-soprano Edinéia Oliveira e o soprano Edna D’Oliveira. Continuando as comemorações de uma data tão expressiva,a OPES estará em turnê pelo país de 8 a 22 de dezembro,em Porto Alegre,Vitória, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo,sendo que os dois últimos concertos terão a participação dos jovens da Orquestra Sinfônica de Heliópolis,uma das quatro orquestras que formam o Instituto Baccarelli,do qual Karabtchevsky é o diretor artístico desde 2011. Para informações: 2332-9191 e 2332-9238.

ÍCONES - Três ícones da cultura brasileira com grande projeção internacional comemoram seus expressivos aniversários este ano. Eles levam e elevam o nome do Brasil além das fronteiras através de seus talentos,de láureas,títulos e homenagens internacionais,o que honra o país e mostra em outras terras que os brasileiros ilustres também têm o reconhecimento no exterior. Os parabéns da coluna aos 80 anos do Maestro Isaac Karabtchevsky, aos 75 anos do compositor e Maestro Marlos Nobre e os 70 anos do pianista Nelson Freire. Sucesso sempre é o desejo da coluna! 

SANTANDER – O XVII Concurso Internacional de Piano de Santander Paloma O’Shea,realizado na Espanha em 2012, não teve um vencedor com o primeiro lugar e a medalha de ouro, mas teve uma ganhadora para o segundo prêmio e medalha de prata, uma excelente pianista,que encantou o júri do certame,sobretudo na prova de música de câmara executando o belíssimo Quinteto para Piano e Cordas de J.Brahms. A talentosa pianista Ah Ruem Ahn, coreana de nascimento é a estrela do próximo sábado,dia 25 de outubro,às 18h,no Palácio São Clemente,Consulado Geral de Portugal,executando um lindo programa com os Improvisos Op.90 nº 2 e 4 de F.Schubert e os 24 Prelúdios Op.28 de F.Chopin. 

A apresentação da pianista faz parte da premiação da turnê internacional de dezenas de concertos que o vencedor de um dos mais importantes concursos de piano do planeta tem o privilégio de ganhar.A artista participou de classes com grandes pianistas como Menahem Pressler, András Schiff, Bernd Goetzke, por exemplo,e após vencer o Concurso de Santander,fez sua estréia em janeiro de 2013 no Zankel Hall do Carnegie Hall de Nova Iorque,quando começou sua extensa turnê percorrendo o mundo,se apresentando na Alemanha,França,Portugal,Irlanda,Federação Russa,Chile,México, Bahamas,Venezuela, Argentina, Uruguai, Brasil,Peru,

Panamá,Estados Unidos e Espanha. O concurso foi criado pela grande dama da música na Espanha,Paloma O’Shea,também pianista,e conta com um grupo internacional de assessores notáveis para o concurso,dentre eles Joaquin Achúcaro,Hiroko Nakamura,Marlos Nobre e Paul Badura-Skoda.O Brasil já foi muito bem representado pelo pianista Eduardo Monteiro e para o próximo concurso em 2015,certamente mais um pianista brasileiro poderá brilhar. O recital do próximo sábado é mais uma parceria da assessoria brasileira do concurso com a Série Música no Museu e será realizado com entrada franca.

PEPPINO – Os admiradores de Peppino di Capri podem se preparar para ouvir seu ídolo aqui no Rio de Janeiro,nos dias 24 e 25 deste outubro,às 22h,no Vivo Rio. Grandes clássicos do carismático músico italiano, um verdadeiro símbolo de uma época,com 56 anos de carreira,serão ouvidos nas duas apresentações. Informações no site do VIVO RIO ou no Instituto Italiano di Cultura 3534-4300.

BARROCO –A Orquestra Barroca da Unirio,com direção da flautista Laura Ronai,faz concerto dia 28,às 20h,no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ,na Urca.No programa obras de Vivaldi,Telemann e Rameau. Entrada franca e informações: 2295-1595.

VÍDEOCONCERTO – Sábado dia 25, às 15h30, novo encontro no Auditório do Planetário da Gávea,com a edição da Série Música Clássica nas Estrelas,um projeto bem sucedido,que é o resultado da parceria entre o Planetário e a AMAGAVEA,contando ainda com o apoio da Associação dos Amigos do Jardim Botânico-AAJB, da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Botânico-AMAJB. Informações e reservas: 2274-0046 e 2274-9972.

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira faz concerto hoje,às 20h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e terá como convidado Albrecht Mayer,há 20 anos o  primeiro oboísta da Orquestra Filarmônica de Berlim. O programa terá a regência do maestro Roberto Minczuk,titular do conjunto e apresentará a estréia da Suíte Norwegian Wood Suíte de Jonny Greenwood, o Concerto para Oboé em Ré Menor,TrV 292 de Richard Strauss e a Sinfonia nº3 em Ré Menor,de Anton Bruckner. Informações e ingressos: 2332-9191 e 2332-9005.

DUO – O tenor Paulo Barcelos e a pianista Eliara Puggina fazem recital dia 24,às 18h30,na Sala Vera Janacopulos da Unirio. No programa obras de Beethoven,Schumann e Liszt. Entrada franca e informações: 2542-4477.

MÚSICA NO MUSEU – A série que realiza o Festival Internacional de Harpa,dá uma bolsa para estudos de aperfeiçoamento nos Estados Unidos,além de concertos de artistas brasileiros no exterior,ofereceu uma apresentação ao vencedor do International Piano Competition HRH Princess Lalla Meryem do Marrocos. Na continuação da série nacional,mais precisamente no Rio de Janeiro,está programado para dia 24,às 15h,na Biblioteca Parque,para quem ainda não foi,é na esquina da Av.Presidente Vargas com o Campo de Santana,recital do violonista André Trindade. Dia 25,às 18h,no Palácio São Clemente,Consulado de Portugal,pianista Ah Ruem Ahn. Dia 27,às 18h,na Casa de Cultura Laura Alvim,recital Carol Panesi,violino e Salomão Soares, piano.Dia 28,às 18h,no Museu do Exército-Forte de Copacabana,nova apresentação de Carol Panesi, violino e Salomão Soares, piano. Dia 29,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,recital da pianista Miriam Grosman.Todos os concertos são realizados com entrada franca.

Dica da semana é o Trio para Piano, Violino e Violoncelo de Mendelssohn