ASSINE
search button

Agenda: três orquestras estrangeiras agitam a cidade

Compartilhar

Semana agitando os acordes para receber três orquestras estrangeiras nas próximas semanas, balés que chegam, bossa nova, oportunidade para regentes e muito mais. Para saber? Clica sempre na foto, ouve o melhor da música clássica e a coluna dá todas as informações para sua agenda. 

DRESDEN – A OrquestraFilarmônica de Dresden,conjunto centenário e uma das mais tradicionais orquestras do mundo, sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a batuta de seu regente principal desde a temporada de 2011/2012, Michael Sanderling. O concerto será no próximo dia 10 de setembro às 20h30, na  série de Concertos Internacionais da Dell’Arte e terá como solista convidada a violinista Carolin Widmann.

O conjunto foi fundado em 1870,logo reconhecido como uma das principais orquestras alemãs,e está em turnê atualmente pela América Latina com a regência de seu titular,o também expressivo violoncelista alemão,nascido em Berlim,Michael Sanderling,vencedor do Concurso Internacionail ARD de Munique, Internacional Johann Sebastian Bach de Leipzig e Concurso Maria Canals de Barcelona. Já a violinista Carolin Widmann, também alemã nascida em Munique, se apresentará com um belo violino, um G.B.Guadagnini de 1782. O programa tem obras muito bem escolhidas como a Pequena Suíte para Orquestra do compositor polonês Witold Lutoslawski, o Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior op.61 do compositor alemão L.Beethoven e a belíssima Sinfonia nº1 em Dó Menorop.68 do compositor alemão J.Brahms. Informações: 2332-9191. 

BALLET- Para os admiradores do balé,a coluna informa desde já que sapatilhas muito carismáticas estarão no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A Companhia de Balé Antonio Gades apresenta o balé Fuego, uma verdaderia obra-prima do flamenco,que teve sua estréia no Théâtre Du Châtelet,em Paris em 1989,tendo como base a música forte e extramente envolvente do compositor espanhol Manuel de Falla. Muito mistério,amores ardentes e a tragédia da criação de Gades e Saura estarão no Rio de Janeiro nos  dias 27 e 28 de setembro e depois partindo para o palco do Teatro Alfa em São Paulo nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

Outra surpresa agradável é a vinda do Ballet do Teatro Mariinsky,o Kirov, que visita a cidade com produção completa,cenários e figurinos originais,principais solistas e a estrela Uliana Lopatkina,apresentando dois balés. O primeiro será O Corsário, de 12 a 15 de novembro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e de 19 a 22 de setembro no Teatro Alfa em São Paulo. O segundo será Grande Galla no dia 16 de novembro no Rio de Janeiro e 23 de novembro no Teatro Alfa em São Paulo. Como a procura deverá ser grande adiantamos todas as datas para os leitores assim como as informações poderão ser obtidas ligando para (21)4002-0019. 

MINAS GERAIS – A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais abre uma oportunidade exclusivamente para jovens regentes brasileiros visando a formação de profissionais,através da realização do 6º Laboratório de Regência,com direção do maestro Fabio Mechetti,Diretor Artístico e Regente Titular do conjunto. Uma iniciativa que oferece aos jovens o desenvolvimento da prática da regência,além de regerem uma orquestra profissional,através de ensaios e aulas técnicas. Tudo acontece no período de 21 a 26 de outubro em Belo Horizonte,e atenção são somente 4 vagas para regentes ativos e 11 vagas para ouvintes. Os maestros que forem selecionados terão passagem e hospedagem pagas pela orquestra para suas estadias na capital mineira. As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de setembro e todas as informações poderão ser obtidas no email [email protected] pelo site da orquestra www.filarmonica.art.br   e pelo telefone: (31)3219-9028.

Desde já informamos que o repertório que será trabalhado inclui a A tarde de uma Fauno de Debussy,a Sinfonia em Três Movimentos de Stravinsky,as Danças de Galanta de Kodaly e The Chairman Dances de Adams. Boa sorte! 

BOSSA NOVA – A Casa Julieta de Serpa lançou o “Projeto Bossa Nova in Concert” com a participação de 23 artistas nos meses de setembro,outubro e novembro sempre às 21h,com apresentações no Paris. As datas estão abaixo e para informações: 2552-1278  

Setembro

Hoje,dia 4,Ithamara Koorax

Dia 5 -  Miéle

Dia 11-Victor Biglione

Dia 18-Roberta Spininoza e Trio

Dia 19-Marvio Ciribelli e Thais Motta

Dia 26-Eliana Pitman 

Outubro 

Dia  2 -Mauro Costa Jr

Dia  3 -Os Cariocas

Dia  9 -Andreia Carneiro

Dia 10- BeBossa

Dia 16-Bia Falcão

Dia 17-Wanda Sá

Dia 23-Alma Thomas e Trio

Dia 24-Osmar Milito

Dia 30-Jimmy Santa Cruz Quartet

Dia 31-Fátima Regina 

Novembro 

Dia  6 - Masé Sant’Anna

Dia  7 -Sara Marques e Trio

Dia 13-Andrea Amorim e Luiz Pie

Dia 14-Leny Andrade

Dia 20-Cláudia Telles

Dia 21- Gafieira Carioca

Dia 27-Tributo a Durval Ferreira

Paris Show ( Casa Julieta de Serpa) Praia do Flamengo 340 

MÚSICA NO MUSEU – A série Música no Museu mudou a temporada da música clássica na cidade e teve a primeira iniciativa de lançar os Concertos de Verão,aliás sempre lotados inclusive em locais onde ainda não têm ar condicionado. Como na estação são raros os concertos a série está de parabéns pelo sucesso nestes 10 anos de dar ao carioca a oportunidade de ouvir boa música clássica em pleno verão. 

Hoje tem concerto,às 12h30 no Museu Nacional de Belas Artes com o talentoso pianista João Carlos Assis Brasil tocando obras de Ernesto Nazareth,Victor Assis Brasil, Zequinha de Abreu, Luiz Gonzaga e Villa-Lobos. Dia 5,às 12h30, noCentro Cultural Light,grupo Jazztopia apresentando um programa com obras de Gershwin. Dia 6,às 11h30,no Parque das Ruínas,pianista Marcos Leite com participações do flautista Francisco Manuel da Silva e Alefy Santos,piano.No programa Carlos Gomes,Alberto Nepomuceno e Francisco Manuel da Silva. Dia 7,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,MAM,pianista Rodrigo Couras tocando obras de Chopin e Schubert. Dia 10.às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,pianista Fernanda Canaud,com programa Beethoven e Mendelssohn.

Lembramos que todos os concertos são realizados com entrada franca. 

Para relaxar a Dica da semana é ouvir um concerto barroco para  oboé