ASSINE
search button

Agenda da semana: grande diva Joyce Didonato no Municipal

Compartilhar

Semana com vários concertos e uma grande diva sobe ao palco de importante teatro, orquestras tocando, músico francês,compositores brasileiros homenageados,duo voltando de turnê,quantos enigmas a saber?  Clica na foto que tudo pode ser decifrado na Sol Maior. 

DIDONATO – A super mezzo-soprano americana Joyce Didonato sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,na Série Dell’Arte de Concertos Internacionais e para alegria de seus inúmeros admiradores, hoje às 20h30, para um recital ao lado do pianista David Zobel. Aclamada como uma das mais solicitadas artistas do cicuito internacional da música clássica,tem uma ampla discografia,é artista exclusiva da Erato/Warner Classics e conquistou o Prêmio Grammy em 2012 com seu CD solo,o álbum Diva,Divo,sendo homenageada também com uma retrospectiva dos seus dez anos de gravações com o título ReJoyce. Para o recital de hoje, após encantar anteriormente a platéia carioca, Joyce terá seu parceiro constante, o pianista David Zobel, e serão ouvidas páginas especiais do canto lírico como Arianna a Naxos,Hob XXVIb:2 – “Teseo mio bem”,”Dove sei,mio bel tesoro?”, “Ma,a chi parlò,”Ah! Che morir vorrei” de Franz Josef Haydn, Morte col fiero aspetto de Johann Adolph Hasse, “Piangerò lasorte mia” e “Sopo notte” de Georg Friedrich Handel, “Dopo l’oscuranembo” de Vincenzo Bellini, “Beltá” e “La Danza Crudele” de Giancchino Rossini, “I Canti della Sera” de Francesco Santoliquido e “Non più mesta” de Gioacchino Rossini. O recital é muito esperado e para ingressos e informações: 2332-9191 

OSB – Uma fórmula que dá certo é música clássica e cinema,e pensando nisso a Orquestra Sinfônica Brasileira programou duas apresentações para setembro, no feriado do dia 7,às 18h, na Grande Sala da Cidade das Artes e dia 8, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O maestro Roberto Minczuk será o regente de um repertório que atrai admiradores da boa música da sétima arte,como Harry Potter e a Pedra Filosofal”, “Jurassic Park”, “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida”, “E.T”, “Tubarão”, “Star Wars”, “Superman”, e a “Lista de Schindler”. Para mais informações: 3326-0780 na Cidade das Artes e 2332-9191 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

BRASILIS – O Projeto Música Brasilis – Rio de 450 anos de música trará ao Rio de Janeiro uma exposição gratuita com um expressivo resgate musical, reunindo instrumentos, ‘vídeos e instalações digitais. A cravista Rosana Lanzelotte é criadora do portal Música Brasilis e curadora do atual projeto que homenageará este ano dois compositores brasileiros,os 150 anos de nascimento de Alberto Nepomuceno e os 100 anos de morte de Glauco Velásquez,além dos 100 anos de nascimento de Guerra Peixe e Dorival Caymmi. Segundo Rosana, “Eu queria fazer uma exposição que contasse, de maneira divertida, todas as facetas da música carioca. Temos a sorte de ter anotações e imagens sobre a prática musical dos tupinambás, o que nos permite estender o panorama aos 450 anos do Rio. O visitante pode percorrer a linha do tempo interativa, entender como funciona a notação musical, por meio de partituras animadas e brincar de compor a sua própria música colocando peças em uma mesa. Estarão expostos diversos instrumentos, inclusive um raro piano de 1850, época em que o Rio se estabeleceu como a cidade dos pianos. Considero a exposição como uma materialização dos conteúdos do portal Musica Brasilis, assim como o portal é, de certa forma, o catálogo da exposição. Temos uma ênfase no programa educativo: serão realizados encontros com professores e visitas guiadas para estudantes. Os conteúdos da exposição e portal poderão ser utilizados como material de apoio para o ensino obrigatório de música."

A entrada é gratuita com abertura dia 3 de setembro às 18h e visitação de 4 de setembro a 11 de novembro,de 10h às 17h, no Galpão das Artes do Espaço Tom Jobim. Informações: 2274-7012               

HANÓI - Sucesso absoluto o recital do Duo Milewski em Hanói, Vietnam, para uma platéia de mais de 300 pessoas,reunindo membros do governo,de embaixadores a estudantes na Série Música no Museu Internacional.  

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica convida para o ensaio aberto no dia 29, das 16h às 17h30,na Fundição Progresso.

“É uma oportunidade única para as mães de assistir uma apresentação de música clássica  acompanhadas por seus bebês. No encontro teremos o mesmo ambiente amigável e acolhedor de nossas sessões de cinema”, comenta Irene Nagashima, co-idealizadora do CineMaterna.

O mais cativante é ver um estacionamento de carrinhos de bebês,que estarão fora da sala de ensaio, e estarão à disposição trocadores de fraldas no espaço interno. Sem dúvida é emocionante este evento. Como a capacidade é de 60 mães e seus bebês, basta ligar para 2220-5070 para ter todas as informações. A entrada é franca com distribuição de senhas a partir das 15h. No programa obras de William Byrd, Leonard Bernstein, Claude Debussy, Richard Sherman, Otavio Pinto,Augustin Lara,Gilberto Gagliardi e John Philip Souza,com regência de Antonio Augusto. 

NOVA VIDA – A série Instrumental Nova Vida convida para um super concerto no dia 2 de setembro às 19h30, na Nova Vida de Botafogo, exatamente na Rua General Polidoro 165 com estacionamento no local. No palco estarão dois músicos talentosos,Gilson Peranzzetta e João Senise.

Um precioso trabalho é desenvolvido por Peranzzetta,desenvolvendo o resgate e preservação musical,fazendo uma releitura de standards da MPB e do jazz com nova concepção harmônica, usando a clássica formação de trio - piano, baixo acústico e bateria. Vencedor cinco vezes do Prêmio da Música Brasileira,sendo o mais recente como melhor arranjador em 2014, Peranzzetta também assina a direção musical e arranjos dos espetáculos. Nos últimos 25 anos, Gilson Peranzzetta vem sendo citado como um dos mais criativos e inovadores artistas da atualidade, aliando a isso sensibilidade e excelência. Gilson tocará músicas dos grandes mestres brasileiros e composições de sua autoria.

João Senise é o convidado desta apresentação e vai cantar, em primeira audição, músicas de Ivan Lins, que estão no repertório de seu segundo cd, totalmente dedicado a obra de Ivan, que será lançado em dezembro. Antes do concerto o músico,produtor e diretor Téo Lima faz o já esperado bate-papo com a platéia. Informações: 2541-0922. 

TROMBONE – A Aliança Francesa do Rio de Janeiro convida para o concerto do trombonista francês Daniel Zimmermann,acompanhado do contrabaixista Manuel Marches,do violonista Máxime Fougeres e do baterista Julien Charlet,no dia 30 de agosto às 21,no Teatro de Câmara da Cidade das Artes. Mais informações: www.rioaliancafrancesa.com.br 

BAHIA – A Orquestra Juvenil da Bahia fará uma turnê de 7 a 17 de setembro em várias cidades da Europa,passando pela Suíça, Itália e Inglaterra. O grupo tem a regência do pianista e maestro Ricardo Castro,fundador do projeto NEOJIBA,Núcleos Estaduais de orquestras Juvenis e Infantis da Bahia,criado em 2007 beneficiando e apoiando projetos orquestrais do interior do Estado,levando música a mais de 20 municípios,com o foco principal na integração social,estimulando o convívio entre crianças e jovens de diferentes segmentos da sociedade. 

MÚSICA NO MUSEU – O mês de agosto sempre faz homenagem aos instumentos de cordas. Hoje às 12h30,na Casa de Rui Barbosa,recital do duo formado por Anderson Alves,piano e Aleska Henriques,violoncelo apresentando um programa com clássicos brasileiros. Dia 29,às 12h30 no Museu Histórico Nacional,recital do violonista Cedmon Alves, executando obras de Bach,Villa-Lobos,Francisco Tárrega e Cedmon Alves. Dia 30,às 18h,no belíssimo Palácio São Clemente,no Consulado de Portugal,recital do pianista João Carlos Martins,com programa Bach e Ernesto Nazareth. Dia 31,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,MAM,recital do Quarteto de Violões apresentando um programa Bach e clássicos brasileiros. No mesmo dia 31,às 15h,no Museu da Ciência e Vida,em Duque de Caxias,Banda Doctors da ETM,com participação de Cristiano Aquino,teclado,violonista Denílson Alves,vocal Ernani Rodrigues,Filipe Souza na guitarra,Jonatan Sillis bass,Leandro Pereira na bateria. Programa de clássicos internacionais. Todos os concertos da série são com entrada franca.

A Dica da Semana é a mezzo-soprano Joyce Didonato, que se apresenta hoje no Municipal, com uma técnica belíssima, simplesmente impecável