Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

Sol Maior

Banda do Exército homenageia Dia do Soldado no Municipal

Maria Luiza Nobre

O  Theatro Municipal do Rio de Janeiro homenageia o Dia do Soldado,no próximo  domingo, 25, às 11h, convidando  a Banda Sinfônica do Exército para um concerto na Série Domingo no Municipal. 

O conjunto é  sediado  em  São  Paulo e ganhou o Prêmio da APCA,que é a Associação Paulista de Críticos de Arte, em 2008,na categoria Melhor Projeto de Música Erudita. O premiado grupo orquestral vem conquistando a platéira brasileira com um repertório altamente diversificado desde música de concerto,passando por MPB e temas ligados ao cinema. 

A Banda Sinfônica foi criada em 2002,pelo então Comandante do Exército General Gleuber Vieira,e atualmente é constituída por 82 integrantes, músicos militares de carreira e temporários,selecionados em todo o território nacional em várias atividades que envolvem a formação sinfônica e a música de câmara,e tem como diretor artístico e regente titular o maestro Benito Juarez desde a sua fundação. O conjunto recebe o apoio da Fundação Cultural Exército Brasileiro, FUNCEB. 

Banda Sinfônica do Exército
Banda Sinfônica do Exército

Para o concerto de domingo,o programa foi muito bem escolhido e serão ouvidas páginas de vários compositores como a Abertura Festiva de Shostakovich, Bela do Baile de Leroy Anderson, O Quebra Nozes,pas-de-deux de Tchaikovsky, O Cisne de Saint-Saëns, Garota de Ipanema eDesafinado de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Copacabana de Braguinha e Alberto Ribeiro , Tico-Tico no Fubá de Zequinha de Abreu, Brasileirinho de Waldir Azevedo e Aquarela do Brasil de Ary Barroso.

A coluna lembra que mesmo em concertos matinais,não é permitida a entrada de pessoas de bermuda,short,camiseta sem manga e chinelos,exceto crianças até 10anos. É sempre bom ter estas informações para ninguém se aborrecer  sobretudo  no domingo de  manhã. É uma super oportunidade para levar as crianças para ouvirem uma ótima banda sinfônica e conhecer o belíssimo Theatro Municipal. Os ingressos custam R$1 e para maiores informações: 2332-9191. Bom concerto.  

Tags: JB, coluna, maria luiza, nobre, sol maior

Compartilhe: