ASSINE
search button

Agenda da semana: agosto começa com festival de violoncelo

Compartilhar

Agosto começando com festival de violoncelo, prometendo agitação mais para a segunda metade do mês, quando celebridades chegam ao Rio para encantar os cariocas, regentes e solistas e a programação de  mais uma ópera. Super exposição interativa com instalações digitais, concurso de violoncelo e até as mais fortes emoções, muita música de câmara! 

RIO MÚSICA – Uma super exposição terá visitação gratuita para o público a partir de 2 de agosto,sempre de terça a domingo,das 10h às 18h,no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola,na Tijuca. É a Edição 2013 do projeto RIO MÚSICA,que tem a curadoria da excelente cravista Rosana Lanzelotte,que traduz o evento da melhor forma possível  “Trata-se do piloto do primeiro museu de música do Brasil”. A realização da mostra e do portal é do Instituto Musica Brasilis, criado por Rosana e fonte da maior parte dos conteúdos para a exposição. A edição 2013 homenageia Ernesto Nazareth pelos 150 anos de nascimento. Como raridade,a exposição mostrará  um raro  cravo português do século XVIII,e será uma ótima oportunidade para o público percorrer,a partir de instalações digitais interativas,os cinco séculos de música na cidade,que foram divididos em seis temas como O canto dos tupinambás, Instrumentália, Tempo, O caminho das notas, Mesa musical, e Rio das Teclas.Vale a pena conferir.Para maiores informações: 3238- 3743. Para o público da zona sul,nova oportunidade de assistir a palestra ilustrada de Rosana Lanzelotte, dia 5, às 17h, no Laboratório de Memória das Artes e da Cultura,da Unirio,com entrada franca. 

ÓRGÃO – A catedral Metropolitana do Rio de Janeiro,convidou o organista Benedito Rosa para realizar mais um recital da Série Música naCatedral, dia 5,às 12h30,com obras de Cesar Franck e Louis Vierne. O recital é com entrada franca.

OPES – O quinto concerto da Série Mestre Athayde,que tem como objetivo levar música clássica às igrejas, será realizado no próximo dia 3,às 17h,na Paróquia Santa Terezinha Menino Jesus,em Botafogo. O Ensemble da Orquestra Petrobrás Sinfônica,é formado pelos violinistas Andrea Moniz,Gustavo Menezes e Ricardo Menezes,violoncelista Marcelo Salles e Elisa Wierner,como contínuo.Os solistas serão a violinista Leticia Guimarães e o violoncelista Miguel Braga,atuais alunos da Academia Juvenil da OPES,que é um projeto que reúne estudantes de escolas de música e orquestras comunitárias da cidade.Será um lindo programa,com obras de Pachelbel,Vivaldi, Mozart e Ernani Aguiar. Poderá ser filmado e gravado,afinal é um cyberconcerto! Entrada franca. 

NOVA VIDA – A nova série de concertos de Botafogo apresenta no próximo dia 6,terça-feira, às 19h30, na Igreja Cristã Nova Vida, mais um simpático talk show apresentado pelo músico, diretor e  produtor  Teo Lima. Os músicos são conhecidos e talentosos, John Cassio Trio e Pascoal Meirelles Quarteto. Formando os dois conjuntos Sergio Vieira, Edson Souza, Sergio Barrozo, João Castilho e Daniel Garcia. Além da boa música o local tem estacionamento,o que já é uma garantia de tranqüilidade e segurança para quem vai de carro. A entrada é franca e para maiores informações: 2541-0922. 

VIOLONCELO – Mais uma edição do Rio International Cello Encounter, começa hoje na cidade,com concertos agendados de 1 a 11 de agosto,em diversos locais e com a participação de dezenas de violoncelistas,de várias nacionalidades.  Hoje,será a estréia,às 12h, no Metrô/Estação Carioca,com a presença do violoncelista Lars Hoefs e dos bailarinos Paula Maracujá e Danilo D’Alma. Hoje mesmo,às 20h, no Espaço Tom Jobim,mais um recital, com o saxofonista Blas Rivera. Dia 2 e 3,às 19h,encontro na Caixa Cultural Rio-Teatro de Arena,com o Grupo Rota Cia, de Dança. Dia 4,às 16h,o concerto será na Igreja da Candelária. Dia 5,ás 19h30,novo encontro no Salão Nobre do Fluminense Football Clube. Dia 6,às 9h,será o começo do 1º Concurso Internacional de Violoncelos,no Salão Leopoldo Miguez,na Escola de Música da UFRJ, terminando a noite, às 20h,no espaço Tom Jobim. Dia 7,às 9h,os candidatos voltam para nova fase do concurso,na Escola de Música da UFRJ,acabando mais um dia de trabalho seguindo para concerto ,às 20h,no Clube Israelita Brasileiro. Os concertos são todos com entrada franca.

CAROL – A pianista Carol Murta Ribeiro,faz um recital na véspera do seu aniversário,dia 1,às 18h,no Teatro R.Magalhães Jr,na Academia Brasileira de Letras,com entrada franca,apresentando um programa Chopin e Albeniz. A coluna deseja um Feliz Aniversário com muita música! 

VIOLÕES – Os violonistas Leandro Francisconi e Anna Leone fazem um recital dia 3,às 19h,na Série Café Concerto, no Centro Espírita Israel Barcelos,com a sugestão de 1 kg de alimento não perecível,para o ingresso.

MÚSICA NO MUSEU - Depois do sucesso do VIII RioHarpFestival em maio ,da voz em junho,da programação na Jornada Mundial da Juventude em julho,em agosto é o mês das cordas na Série Música no Museu  ,onde  violões, violinos,violoncelos e  contrabaixos, movimentarão  a cidade,com diversos concertos, e uma  programação com grandes nomes. Hoje,às 12:30hs,no Museu Nacional de Belas Artes,um super concerto com a Camerata Dias Gomes,tocando Bach,Mozart,Dvorak,Nazareth e Chiquinha Gonzaga. Dia 02,às12:30hs,no Centro Cultural Light,concerto com o Quarteto Sol Brasil de Violão,dedilhando os clássicos do instrumento. Dia 03,às11h30,no Parque das Ruínas,violonista Marcelo Saldanha,com programa dedicado aos clássicos brasileiros.Dia 04,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,recital com o Trio Augusto Mattoso,contrabaixo,Ana Azevedo,piano e Renato Massa Calmom  na bateria. Programa dedicado aos clássicos internacionais.Dia 05,às 12h30,na Biblioteca Nacional,será a vez do violonista Celso Faria dedilhando um programa com obras de Luyz de Narvaez, J.S. Bach, Fernando Sor, Agustin Barrios e Heitor Villa-Lobos. Dia 06,às 12h30,no Centro Cultural Justiça do Trabalho,recital do violonista Celso Faria,obras de  Luyz de Narvaez,J.S. Bach,Fernando Sor, Agustin Barrios e Heitor Villa-Lobos. Dia 07,às 12h30,no Museu da República,recital de Ricardo Naif. Como é o objetivo da maior série de concertos do Brasil,a entrada é granca para todos os eventos.

Dica da semana - Concerto Tríplice de Beethoven e as mais célebres estrelas do planeta. Anne-Sophie Mutter,Lynn Harrell e Andre Previn, todos regidos pelo Maetsro Kurt Masur