ASSINE
search button

Agenda da semana: concerto multimídia é atração no BNDES

Compartilhar

Muita música de câmara, óperas diretamente do Velho Mundo, a série diária de música clássica e um concerto multimídia são as sugestões da semana. 

BRASILIS – O projeto Musica Brasilis, criado pela cravista Rosana Lanzelotte, nesta quarta edição, apresenta hoje, às 19h, no Auditório do BNDES, a pianista Clara Sverner fazendo um concerto exatamente ao lado de seu filho, o videoartista Muti Randolph, com animações em tempo real, geradas pelo próprio piano, através de software especialmente desenvolvido para o evento, desenhando imagens tridimensionais a partir do som e do movimento das teclas. O repertório terá obras de Ernesto Nazareth, H.Villa-Lobos, F.Chopin, G.Velasques, C.Debussy, Eduardo Souto e  Chiquinha Gonzaga. O evento é com entrada franca e para maiores informações: 2172-6935 

NABUCCO – A ópera Nabucco de Verdi é a atração da Temporada doRoyal Opera House, de Londres, que é exibida ao vivo, hoje,  às 19h, sábado, dia 15, às 14h, e domingo,16, às 16h, no Cinemark Botafogo, Cinemark Downtown,  Cinemark Plaza Shopping Niterói e  Cinemark Village Mall. No papel principal o tenor Placido Domingo, Coro e Orquestra do Royal Opera House, tendo como regente Nicola Luisotti e direção de Daniele Abbado. Ingressos nos locais. 

SALA – O tradicional programa Sala de Concerto, apresentado e dirigido por Lauro Gomes, traz dia 14, às 17h, o Coral Brasil Ensemble, a regente Maria José Chevitarese e a pianista Cláudia Feitosa, com transmissão ao vivo da Escola de Música da UFRJ, apresentando obras de Mignone, Ernani Aguiar e Ronaldo Miranda, com entrada franca.

CLEÓPATRA – A OSB Ópera & Repertório programou para o próximo dia 14, sexta-feira, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, A Voz Humana de Francis Poulenc e A Morte de Cleópatra deHectorBerlioz com a soprano Liora Grodnikaite e regência de Rodolfo Fischer. O concerto faz parte da Série Ônix, com ingressos no local. 

OSTM – A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro faz duas apresentações dias 15 e 16, às 20h, no palco da casa, executando a trilha sonora do filme O encouraçado Potemkin, que foi originalmente composta  por D.Shostakovitch e adaptada por Frank Strobel. A regência será de Silvio Viegas, titular do conjunto. Ingressos no local. 

QUARTETO-  O Quarteto de Cordas da UFF, formado pelos violinistas Paulo Bosísio e Ubiratã Rodrigues, violista Nayran Pessanha e violoncelista David Chew, são os convidados da  Série Encontros MusicaisUFF, no Solar do Jambeiro, dia 15, às 17h. No programa obras de W.Mozart,e a entrada é franca. 

CONSERVATÓRIO  I – O Conservatório Brasileiro de Música apresenta, em seu Auditório, o Pan Ensemble, dia 18, às 19h, na  Série CBM Experimental, com obras de Armando Lobo, Bryan Holmes, Ivo Senra, Luciano Corrêa e Luiz Carlos Csekö. O concerto é com entrada franca. 

CONSERVATÓRIO II – O pianista Ronal Silveira é o convidado da Série Quartas Musicais,do dia 19, às 18h, no Auditório do Conservatório Brasileiro de Música. Na ocasião serão apresentadas obras de Alberto Ginastera, Marlos Nobre, Almeida Prado e Gustavino, com entrada franca. 

CD – Dia 19, às 20h, no Espaço Tom Jobim, será o lançamento do CD Jasmim, do saxofonista Mauro Senise, pianista Gilson Peranzzetta e Amoy Ribas, na marimba de vidro e percussão. Ingressos no local.

MÚSICA NO MUSEU – A série apresenta hoje, às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal, o Coral Atrás da Nota, tendo como participantes os Servidores da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, regente Mário Assef, e como convidados Bianca Malafaia no teclado, LauroJúnior e Michel Nascimento na percussão e preparação corporal de Cláudia Brito. No programa  Ritmos  e  Canções Brasileiras. Dia 14, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, Grupo Gauri, fazendo um programa com Clássicos Indianos. Dia 15, às 20h, no clube A Hebraica, concerto do tradicional Coral Israelita Brasileiro,tendo como regente Abrahão Rumchinsky e pianista Waldemar Gonçalves, fazendo um programa com obras de Salomon Rossi, Uzi Hitman, Nira Chen, G.F.Haendel e M.Zeira. Dia 16, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, Orquestra do Instituto Pão de Açúcar, apresentando um programa de Clássicos Brasileiros. Dia 17, às 12h30, no Real Gabinete Português de Leitura, é a vez do Coral da Caixa  com regência de Sérgio Menezes e soprano Cláudia Porto, fazendo um programa de Clássicos Brasileiros. Dia 18, às 20h, no Iate Clube do Rio de Janeiro, Carol Panesi, violino e voa e Trio Guitane. Programa Bach, Villa-Lobos, Astor Piazzola e Luiz Gonzaga. Dia 19, às 12h30, no Museu da República, Luiz Bonfim voz e Regina Lacerda, piano, tocando obras de Haendel, Caldara, Verdi, Rossini, Bellini, Guastavino, Carlos Gomes e Waldemar Henrique. É bom lembrar que todos os concertos da série são com entrada franca.

Na  Dica da Semana, o Trio Beaux Arts, a mais perfeita formação do planeta, tocando Ravel: