ASSINE
search button

Rio de Janeiro ganha novo teatro

Compartilhar

O Rio de Janeiro ganha hoje uma novíssima sala de concertos. É o novo Teatro Bradesco, na Barra da Tijuca, localizado no Shopping VillageMall. A cidade precisava de um lugar de alto astral, novo, com uma energia altamente positiva e planejado para receber qualquer tipo de espetáculo.

Conto todos os detalhes deste espaço, que tem 1.060 lugares, e que  foi concebido com o que há de melhor em qualidade técnica e programação.

A sala será utilizada com toda a sua plenitude para música clássica, dança, teatro e música popular e, quem sabe, novas experiências também.

O mais invejável, no sentido que tudo deu certo na sua execução, é que o local é composto de elementos todos diferenciados na  sua infraestrutura, isto é, os revestimentos acústicos internos foram todos importados da Espanha e as cadeiras, que foram importadas dos Estados Unidos, são parecidíssimas com as que existem no Carnegie Hall de Nova York. Todos os materiais usados na construção foram submetidos a um rigoroso processo de seleção,sobretudo para atender os temíveis critérios estéticos e acústicos, exigidos em qualquer teatro de excelência do planeta.

Para isto contaram com o projeto assinado pela Solé Associados, uma empresa que já construiu 70 teatros em 35 anos de atuação neste  mercado. 

Conto para vocês como é a sala de espetáculos, além dos seus 1.060 lugares,

Tem cinco setores, plateia baixa, plateia alta, camarotes, balcão nobre e frisas. Na sala foram utilizados materiais inéditos e de alto padrão para revestimento de paredes e forro, com o objetivo de que o teatro tenha uma acústica impecável e uma qualidade sonora excepcional. O palco italiano tem 328m², todo em madeira louro freijó e especialmente desenvolvido para números de balé e dança, no qual um sistema de amortecimento com neoprene alivia o impacto dos pés dos bailarinos com o solo. O espaço ainda conta com sistema de quarteladas, boca de cena de 16m de largura por 8,5m de altura máxima; urdimento de aproximadamente 14,50m de altura, composto por 56 varas (8 mecanizadas e 48 contrapesadas), piso técnico e fosso de orquestra.

Para acessar a área do palco, existe um  elevador especial de grandes proporções, que possibilita o acesso de um carro em cena.  Dispõe de dois níveis de passarelas técnicas no palco e outras duas passarelas técnicas para iluminação frontal na plateia. O fosso é equipado por um elevador mecânico que eleva o assoalho em três níveis através de um mecanismo inovador, que utiliza correntes que se enrijecem. Este elevador pode ser utilizado para extensão do palco e plateia ou acomodar orquestra.

O sistema de iluminação cênica foi desenvolvido pela ETC – Eletronic Theatre Controls, a maior fornecedora deste tipo de tecnologia no mundo. São 480 refletores, incluindo um conjunto de refletores em sistema de LED que garante a iluminação do palco em diversas cores, e uma mesa de luz com mais de 250 canais. Tudo controlado de uma House Mix com plena visibilidade e acústica para os operadores. A cabine de projeção, para projetor de cinema digital, capacita o Teatro Bradesco para a exibição de filmes, como por exemplo, a realização de uma avant première para 1.060 pessoas em uma mesma sala. Já o ar condicionado possui atenuadores de ruído e foi dimensionado para operar em baixas velocidades e de forma extremamente silenciosa, visando o conforto dos usuários e a excelência acústica do espaço. É um sistema independente, possibilitando a climatização ideal para cada ambiente.

A sala permite que as pessoas tenham imensa comodidade, com uma visão plena da sala, podendo visualizar todos os pontos do espaço, divididos em plateia, frisas, camarotes e balcão nobre. As pessoas com necessidades especiais terão tratamento especial, com mobilidade reduzida e seus acompanhantes, e o mais interessante é que as poltronas tiveram um tratamento diferenciado para o maior conforto de pessoas obesas. Também foram pensados dois espaços exclusivos de  camarotes com antesala que permitem serviço durante as apresentações.

Pensando na comodidade dos artistas, o teatro se estruturou para atendê-los em seis camarins, sendo um VIP, além de contar com um lounge exclusivo para convidados especiais e patrocinadores.

Para a maior segurança e informação, o Teatro Bradesco possui instalações preventivas completas de prevenção e combate a incêndio, com sistemas de sprinklers, hidrantes, extintores, detecção, alarme, iluminação e sinalização de emergência, e a surpresa está na cortina  com dispositivo corta-fogo, importada dos Estados Unidos.

Duas produtoras farão juntas a administração do local, a Opus Promoções e a Dell’Arte Soluções Culturais. A Opus Promoções administra vários teatros no país,e o Teatro Bradesco será o sexto espaço cultural,sob sua gerência,compartilhada com o Teatro Bradesco de São Paulo, o Teatro Bourbon Country e o Oi Araújo Vianna em Porto Alegre, o Teatro Feevale em Novo Hamburgo e o Teatro Riachelo em Natal. 

“É com grande alegria, e certeza de sucesso, que inauguramos o Teatro Bradesco no Rio de Janeiro. Uma cidade que respira cultura recebe mais um importante palco de padrões internacionais, capaz de receber espetáculos dos mais diversos formatos.  Além de estar localizado no sofisticado e confortável VillageMall, empreendimento assinado pela Multiplan”, afirma Carlos Konrath, diretor da Opus Promoções.

A Dell’Arte Soluções Culturais, conhecida em todo o Brasil, é uma das maiores produtoras de eventos da América Latina. Com a junção das experiências das duas empresas, quem ganha certamente é a cidade, que poderá encontrar e usufruir de uma agenda intensa, com atrações para todos os gostos, com concertos, espetáculos infantis, peças teatrais, balé, óperas, jazz, MPB, musicais entre as muitas opções.

“O que o público pode esperar é uma programação tão dinâmica quanto surpreendente, tendo a qualidade como denominador comum – algo que só a ‘expertise’, a experiência e o portfólio de empresas como a Dell’Arte e a Opus podem proporcionar. Estamos trabalhando para que o Teatro Bradesco seja uma referência cultural na vida do Rio, um marco na história das artes da nossa cidade” – afirma Steffen Dauelsberg, Diretor Executivo da Dell’ Arte.

A coluna já teve acesso ao mapa de programações ,com os espetáculos confirmados para os primeiros meses, que informo em primeira mão aos leitores: 

- Orquestra Sinfônica Brasileira – A OSB desenvolveu para o Teatro Bradesco uma série especial de concertos para este ano, a Série Jade, cuja primeira apresentação acontece dia 10 de maio, às 21h. A apresentação terá o maestro Roberto Minczuk na regência e Augustin Hadelich no violino. 

- Zeca Baleiro – Em um formato piano e voz, Zeca Baleiro sobe ao palco acompanhado apenas de Adriano Magoo, piano, sintetizadores, samplers e acordeon e promete garante surpresas como canções do cancioneiro argentino e português, releituras de músicas do seu repertório afetivo e sucessos em novas versões e arranjos.A apresentação está marcada para o dia 14 de junho,às 21h. 

- O Lago dos Cisnes – Há 12 anos dirigida por Jorge Texeira, a Companhia Brasileira de Balé acumula feitos em sua trajetória. Em “O Lago dos Cisnes” estarão no palco os 46 bailarinos da Cia, com remontagem e direção geral de Jorge Texeira. Baseado no conto alemão homônimo, O Lago dos Cisnes foi montado pela primeira vez em 1876, por encomenda do Teatro Bolshoi de Moscou, com música de Tchaikovsky e coreografia de Julius Reisinger. O espetáculo faz parte de uma promoção do shopping, e não haverá venda de ingressos – todos os tickets serão disponibilizados através de uma promoção com o Shopping. Apresentações dias 18 às 16h e 21h e dia 19 de maio às 16 e 20h. 

- Julieta Venegas – Vencedora do Grammy Award de melhor álbum de pop latino e de seis Latin Grammys Awards, Julieta Venegas volta ao Rio de Janeiro com a turnê de seu mais novo trabalho “Los Momentos”, com apresentação marcada para o dias 28 e 29 de maio, às 21h. No repertório músicas como os singles “Te vi”, “Nada importante”, “Verte otra vez” e “Vuelve”. 

- Os Ilusionistas – É considerado o maior espetáculo de magia e ilusionismo em cartaz atualmente no mundo. Tem um elenco escolhido a dedo – sete dos principais artistas do gênero em atividade atualmente no planeta, que juntos criam um show único, com números jamais vistos antes. Assistir a Os Ilusionistas é transformar qualquer noção que se possa ter de um show de mágica. outros.  De 19 a 23 de junho, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. 

- Slava´s SnowShow – Uma trupe de palhaços comanda um show eletrizante em que o espectador não fica só observando. Ao som de Carmina Burana, toneladas de papel picado são lançados sobre a plateia, criando uma formidável tempestade de neve. Em seguida, gigantescas bolas coloridas quicam suavemente pelo teatro, passando de mão em mão. Fundada em 1993, a companhia é conduzida pelo russo Polunin Slava, considerado o “melhor palhaço do mundo”, e vem emocionando plateias em casas lotadas de mais de 25 países. De 04 a 07 de julho. 

- MozART Group – Quando quatro músicos profissionais, formados nas melhores escolas da Europa, sobem no palco, o que o público espera é mais um concerto tradicional, certo? Errado. Quando o MozART Group sobe no palco, o resultado são performances hilariantes. Uma mistura de concerto, teatro e circo. Ou melhor: uma mistura de música e humor, duas linguagens universais. O MozART Group é o quarteto de cordas mais popular da Polônia. Todos os seus integrantes estudaram em academias de prestígio em Varsóvia e Lodz. Eles se apresentam no Teatro Bradesco no dia 10 de julho. 

- La Veritá -  É um espetáculo que reúne uma trupe internacional de atores, provenientes de 9 diferentes países, incluindo uma brasileira, mescla acrobacia, clown, dança, teatro e música. Criado por Danielle Finzi Pasca, que também dirige “Corteo”, o mais lucrativo espetáculo do Cirque Du Soleil, “La Veritá” estreou em janeiro no Canadá e será visto no Brasil antes de ir para EUA, Europa e Ásia. Além de um espetáculo de beleza exuberante e muito humor, o grande destaque de “La Veritá” é uma tela gigante de 15 X 9 metros, “Tristan and Isolde”, criada por Salvador Dalí nos anos 40 e desaparecida durante décadas. Restaurada, ela atua como cenário do espetáculo – uma chance única para o público brasileiro ver de perto uma tela original de Salvador Dali. De 12 a 14, 17 a 21 e 24 a 28 de julho.

- Disney Live! – Festival Musical do Mickey Os sucessos musicais da Disney são mixados com os ritmos mais animados da atualidade, como rock, pop, reggae, hip-hop, jazz, country e muito mais! Este irresistível elenco inclui mais de 25 estrelas da Disney, entre eles Mickey Mouse, Minnie, Pato Donald e Pateta; Ariel, Sebastião e Úrsula; Aladdin, Jasmine e o Gênio; Woody, Buzz e Jessie. O musical é perfeito para toda a família e o público poderá dançar, cantar e rir com os personagens mais amados da Disney. Venha e participe com eles de Disney Live! Festival Musical do Mickey, um espetáculo ao vivo do qual você vai se lembrar para sempre! A temporada do Disney Live! começa já após o período de soft opening, no dia 07 de agosto.

A coluna dá em primeira mão todo o perfil do Teatro Bradesco, que sem dúvida veio para ser um grande sucesso. A cidade maravilhosa merece !