ASSINE
search button

Agenda da semana - 8 a 14 de novembro: novos festivais enriquecem os palcos

Compartilhar

Semana volta a ser agitada, com a inauguração de dois festivais, festejos de um projeto, orquestras se apresentando, óperas em forma de concerto, várias opções de conjuntos de câmara nas diversas salas de concertos alternativas e muito o mais. É o Rio de Janeiro, a eterna capital cultural do país.

VILLA-LOBOS – Novembro é sinônimo de Festival Villa-Lobos, e Villa-Lobos é sinônimo de Mindinha, a querida Mindinha do Villa, como ela gostava de assinar, criadora do Museu Villa-Lobos, tendo sido, portanto, diretora até sua morte, realizando e dando vida ao Festival Villa-Lobos, um verdadeiro ato de amor ao seu compositor. Nada mais belo e justo para eternizar uma paixão, pelas mãos de quem era o cérebro pensante de Villa-Lobos, a eterna Mindinha, figura que será a grande homenageada deste ano. Com 17 dias de programação variada, a edição do Festival Villa-Lobos deste ano comemora os 50 anos do evento e também datas muito significativas, como por exemplo os centenários de nascimento do maestro Eleazar de Carvalho, da violinista Mariuccia Iacovino e do compositor Luiz Gonzaga, além dos 90 anos do compositor Gilberto Mendes, os 70 anos de Paulinho da Viola e os 50 anos do Quinteto Villa-Lobos. Durante o mês, uma ampla agenda de concertos poderá ser apreciada, com muita música de câmara, música sinfônica e coral, música popular, oficinas, exibição de filmes, tudo ocupando o Museu Villa-Lobos, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Espaço Tom Jobim, Escola de Música da Rocinha, Jardim Botânico, CCC e Escola de Música da UFRJ, com eventos com entrada franca ou a preços populares. A abertura do evento será dia 9, às 20h, no Museu Villa-Lobos, com um recital do violoncelista Hugo Pilguer, que tocará no violoncelo que foi do próprio Villa, depois de restaurado pelo luthier Túlio Lima, com a parceria da pianista Lucia Barrenechea. O Quinteto Villa-Lobos comemorará seus 50 anos com os seguintes concertos: um no dia 18, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 11h; dia 22, às 19h, na Escola de Música da UFRJ; e dia 13, às 20h, no Museu Villa-Lobos. Novidade também será o II Concurso de Música de Câmara, com premiações em dinheiro. Inscrições poderão ser feitas no site WWW.festivalvillalobos.com.br, onde a programação estará à disposição.

OPES I - A Orquestra Petrobras Sinfônica convidou o festejado pianista Arnaldo Cohen para subir ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ao lado  do maestro Isaac Karabtchevsky, fazendo o quinto concerto da Série Djanira, dia 9, às 20h. No programa, o belíssimo e emocionante Concerto para Piano e Orquestra op.15 de J.Brahms, uma das páginas mais lindas e sofisticadas da literatura para piano e orquestra, romantismo puro. Completa o programa a Sinfonia nº6 em Ré Maior op.60 de A. Dvorak. No palco, dois grandes artistas, duas personalidades que brilham no país e no exterior. Ingressos no local.

OPES II – A Orquestra Petrobras Sinfônica, tendo como regente Sammy Fuks, se apresenta dia 14, às 15h, no Imperator-Centro Cultural João Nogueira, na Série Metrônomo, com programa Rossini,Tchaikovsky, Grieg, Carlos Gomes e Guerra Peixe. O concerto é com entrada franca.

UNIRIO – O tenor Paulo Barcelos e a pianista Eliara Puggina farão o recital de hoje, às 19, na Sala Vera Janacopulos da Unirio. No programa, Berlioz, Schumann e Sergio Bittencourt Sampaio. O recital será com entrada franca.

OSB I – A Orquestra Sinfônica Brasileira homenageia a Série Música no Museu, com um concerto hoje, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com regência de Leandro Carvalho. Programa Beethoven, Cervo e Villa-Lobos. Ingressos no local.

OSB II – A Orquestra Sinfônica Brasileira recebe o regente venezuelano José Luis Gomez, dentro da Série Topázio, dia 10, às 16h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No programa obras de Delius, Williams e Elgar. Ingressos no local.

LUZ – O pianista Fábio Luz faz recital dia 9, às 19h, na Basílica Santa Teresinha. No programa Liszt, Debussy, Prokofiev e Villa-Lobos. Entrada franca.

SALA – Lauro Gomes recebe dia 9, às 17h, no Estúdio Sinfônico Alceo Bocchino, na Rádio MEC, para mais um programa Sala de Concerto, desta vez tendo como convidados os talentosos Marcelo Bomfim, flauta, e Priscila Bomfim, piano. Um super programa com obras de Fauré, Debussy, Gaubert, Saint-Saëns e Chiquinha Gonzaga. Resta a possibilidade de assistir de casa, ouvindo Rádio MEC FM, aliás também uma ótima opção.

OSB Ópera & Repertório – A sensação do ano é a temporada, sempre com o teatro lotado e público cativo, da OSB Ópera & Repertório, tendo a direção brilhante de Fernando Bicudo e Pablo Castellar. Dia 14, às 20h, será apresentada ópera A Filha do Regimento, mais um evento em forma de concerto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No elenco, Nino Machaidze, soprano, Jaques Rocha, tenor, Leonardo Páscoa, barítono, a soprano Luzia Rohn, o baixo Allan Souza, o baixo Pedro Olivero, o tenor Marcelo França e a soprano Maíra Lautert. A regência será de Francesco Maria Colombo. Ingressos no local.

MÚSICA NO MUSEU – A série está realizando o Festival Internacional de Sopros, com concertos diários em vários espaços da cidade, começando  dia 9, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, apresentando o Trio Cantabile, com programa Bottesini. Dia 10, às 18h, no Clube A Hebraica, super recital com o excelente fagotista Noel Devos e pianista Felicia Wang, programa Mozart, Schubert e Beethoven. Dia 11, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, recital  da  clarinetista Christine Mac Donnel e pianista Ana Maria Brandão, com um programa  Messager, Chiquinha Gonzaga, Weiner, Bernstein e Villa-lobos. Dia 12, às 11h30, no Clube de Engenharia, flautista Reinaldo Pacheco e clarinetista Moisés Santos, com obras de Debussy, Stravinsky e Telemann. Dia 13, às 13h30, também no Clube de Engenharia, oboísta  Lucius Motta, fagotista Glaubert Nüske e pianista Vera Vianna, tocando obras de Neukomm, E.Mahle e Glinka. Dia 14, às 12h30, no Museu da República, recital de Pierre Descaves, oboé e corne inglês e Rocio del Moral, piano. Obras de Bach, Mozart, Rachmaninov, Saint-Saëns e Britten. Todos os concertos são com entrada franca.

CAROL – A pianista Carol Murta Ribeiro fará um recital dia 23, às 21h, na Fazenda da Florença, em Vassouras, dentro do 36º Encontro do Rotary Club Rio-São Paulo. Será um super recital à luz de velas no clima da Fazenda.

ÓPERA – Voltaram as apresentações da Temporada Royal Opera House de Londres, 2012/2013, diretamente do Cinemark Downtown, dias 10, às 11h, dia 11,às 14h e dia 13, às 16h. A ópera escolhida será Os Troianos, de H.Berlioz, com o tenor Jonas Kauffmann, a mezzo-soprano Eva-Marie Westbroek, a soprano Anna Caterina Antonacci, o barítono Fabio Capitanucci, o Coro e orquestra  The Opera House de Londres, tendo como regente Antonio Pappano e diretor cênico, David McVicar. Ingressos no local.

QUINTETO – Recital do Quinteto Villa-Lobos, formado por Antonio Carrasqueira, flauta, Luis Carlos Justi, oboé, Paulo Sergio Santos, clarinete, Philip Doyle, trompa e Aloysio Fagerlande, fagote, tendo como convidado o Edu Lobo e Trio. Dia 10, às 21h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ingressos no local.

CORAL – A regente Maria José Chevitarese apresenta o Coral Infantil da OSB, o Coral Infantil da UFRJ, o Coro Calíope, e o Coro Harte Vocal, tendo a parceria da pianista Claudia Feitosa, dia 11, às 17h, na Igreja da Candelária, com entrada franca.

MIGUEL PROENÇA – O pianista gaúcho Miguel Proença lança seu mais recente CD Pianíssimo, dia 12, às 19h, na Casa de Cultura Laura Alvim, com entrada franca.

FINEP – O Espaço Cultural Finep apresenta mais um concerto com trechos da ópera A Força do Destino, de Verdi. Com direção de Lauro Gomes, estarão no palco a talentosa soprano Marina Considera, o tenor Ivan Jorgensen, o barítono Manuel Alvarez, o baixo Murilo Neves, o Coro de oito Vozes e a pianista Eliara Puggina. Entrada franca.

Dica da semana: Concerto nº 1 para piano e orquestra, de Brahms, com o célebre pianista Arthur Rubinstein