ASSINE
search button

Agenda da semana - de 11 a 17 de outubro: música brasileira em alta

Compartilhar

Na próxima semana, todas as orquestras da cidade estarão no palco fazendo concertos com programas de extremo bom gosto. Até lá, a semana está com muitos recitais de música de câmara, palestras, muita música brasileira nos concertos, o que é mais do que certo. Séries que são patrocinadas com dinheiro de fomento, das leis federais, estaduais e municipais, devem dar o ótimo exemplo de programar os compositores brasileiros, todos talentosos.

QUINTETO – O festejado Quinteto Villa-Lobos faz concerto na Arena Jovelina Pérola Negra, hoje, às 20h, com um programa  bem diferenciado. Serão ouvidas obras de Jacques Ibert, Ferenc Farkas, Mario Tavares, Lorenzo Fernandez e Raphael Baptista. Entrada franca.

CLÉLIA – A talentosa pianista Clélia Iruzun, que mora em Londres, faz uma turnê pelo país com o Coull Quartet. Na cidade o recital será dia 17, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, quando irá tocar com o conjunto o Quinteto de Dó Maior op.18,  de Henrique Oswald, e o belíssimo Quinteto em Fá menor op.34, de Johannes Brahms. Também será ouvido o Quarteto nº5 em Sol Maior op.33, de Joseph Haydn. Será uma ótima oportunidade para se ouvir música executada em altíssimo nível. Entrada franca.

FINEP – A Série Concertos FINEP apresenta em seu espaço cultural um concerto com trechos das óperas Manon e Thais, de Massenet. O elenco é a prata da casa brilhando nas vozes da soprano Chiara Santoro, do tenor Ivan Jorgensen, do barítono Manuel Alvarez e da pianista Eliara Puggina. A direção é do incansável Lauro Gomes, com sucesso garantido e com entrada franca.

PALESTRA I – Manoel Corrêa do Lago será o palestrante do dia 16, às 18h30, na Casa de Leitura, dentro da Série Leituras Musicais. Será uma ótima oportunidade de ouvir uma exposição sobre Nelson Freire: uma celebração da música pianística brasileira, enfocando o mais recente CD do pianista, dedicado a vários compositores brasileiros. Entrada franca.

PALESTRA II – O maestro Ricardo Rocha fará uma palestra dia 16, às 19h30, no Clube Israelita Brasileiro, na Sala de Música, sobre a História da Música Ocidental. Ingressos e informações no local.

PALESTRA III – Marcel Gottlieb faz uma sessão comentada enfocando a parceria de ouro dos maestros Celibidache e Barenboim, dia 17, às 16h, na sede da Musicativa. O local é ideal para se fazer pequenos cursos sobre a história da música, seus compositores e intérpretes. Informações e ingressos no local.

PALESTRA IV – O maestro Roberto Duarte será o palestrante do dia 17, às 16h, na Academia Brasileira de Música. Falará sobre Villa-Lobos e a orquestra. A entrada é franca.

MUNICIPAL – O Coro e a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro fazem um concerto dia 12, às 16h, no palco do teatro, apresentando o violoncelista Miguel Baloussier e tendo como regente Tobias Volkmann. Serão apresentas obras de Mozart, Haydn, Carlos Gomes e Prokofiev. Ingressos no local.

UFRJ – A série de Concertos da Associação de  ex-professores da Escola de Música apresenta um concerto dia 17, às 16h30, na Sala Congregação, da própria escola, com o flautista Celso Woltzenlogel, as pianistas Maria Josephina Mignone, Yuka Shimizu, Lucia Barrenechea e Harlei Elbert, o Trio D’Ambrosio e o Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ. O evento tem a coordenação de Aloysio Fagerlande e será com  entrada franca.

OPERETA – A opereta cômica Caso no Júri, de Gilbert/Sullivan, será encenada dia 17, às 19h, no Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. No elenco, o barítono Cyrano Moreno, a soprano Marcela Duarte, o tenor Bruno dos Anjos, o barítono Fernando Lourenço, o baixo Allan Souza, o barítono Pedro Costa, o Coro de Seis Vozes, Coro de Doze Vozes, Orquestra Sinfônica da UFRJ, regente Juliano Dutra e direção cênica de José Henrique Morerira.

MÚSICA CIGANA – Recital com o violinista Ayran Nicodemo, hoje, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, com programa de música cigana, obras de Paganini, Wieniawski, e do próprio violinista. O ingresso é uma contribuição voluntária.

CAVALINHO AZUL – Última apresentação da ópera O cavalinho azul, de Tim Rescala, dentro do Projeto A Escola vai à Ópera, dia 12, às 16h, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ. A direção geral é de Maria José Chevitarese, e a entrada é franca.

QUINZE – A série Quinze- Sergio Roberto de Oliveira recebe o grupo de compositores baianos OCA, dia 14, às 17h, no Centro Cultural Justiça Federal. Serão ouvidas obras de Alexandre Espinheira, Paulo Costa Lima, Paulo Rios Filho, Sergio Roberto de Oliveira e Guilherme Bertissolo. O concerto é com entrada franca.

MÚSICA NO MUSEU – A série continua seus concertos diários com a apresentação hoje, às 12h30, no Arquivo Nacional, do Coral Abstrassom. Dia 12, às 15h, recital de piano de Ann-Marie Henning. Dia 13, às 18h, no Clube A Hebraica-Rio,recital da mezzo-soprano Jurema Fontoura e da pianista Maria Luisa Lundberg, com programa Vivaldi, Mozart, Schubert, Bizet e Villa-Lobos. Dia 14, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, recital do pianista Fábio Godói. No programa, obras de Beethoven, Mendelssohn, Villa-Lobos e Rachmaninov. Dia 15, às 12h30, nova apresentação do pianista Fábio Godói, desta vez no Clube de Engenharia, com o mesmo repertório. Dia 16, às 20h, no Iate Clube do Rio de Janeiro, grupo Jazztopia, com Lennart Goebel, piano, Wolfram Goebel, saxofone, e Samo Kontola, percussão. Obras de Gershwin. Dia 17, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, recital de Tathiana Silva, clarinete, e Anderson Alves, piano. Obras de Severino Araújo, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Anderson Alves e Piazzolla. Lembrando sempre que todos os concertos da série são com entrada franca.

DICA DA SEMANA: Mischa Maisky & Martha Argerich - Debussy