ASSINE
search button

Agenda de 4 a 10 de outubro: regente mexicana Alondra de La Parra é destaque

Compartilhar

Depois da festa do bel canto, no último dia 1º, começando o mês de outubro, a semana continua com muitos concertos e a boa surpresa é a apresentação de uma linda regente mexicana, de um casal super talentoso que canta e encanta plateias no país, e a estreia de uma ópera para as crianças. 

ALONDRA  E  OSB – A linda regente mexicana, Alondra de La Parra, faz a sua estreia na cidade como convidada da Orquestra Sinfônica Brasileira, em concerto dia 6, às 16h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Alondra nasceu, na verdade, em Nova York, mas mudou-se com seus pais aos 2 anos, para o México, onde estudou composição no Centro de Investigación y Estudios Musicales, antes de regressar mais uma vez a Nova York e estudar na Manhattan School of Music, um dos importantes centros de estudos daquela cidade. A regente já se apresentou várias vezes com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, gravando,inclusive CD com o conjunto, e sobe ao palco do Rio pela primeira vez. No concerto de sábado, o programa terá obras de dois compositores. Do húngaro Bela Bartók, Música para cordas, percussão e celesta, e do alemão Johannes Brahms, a Sinfonia nº4 em Mi menor. Ingressos no local.

OPES -  A Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o sexto concerto da Série Djanira, dia 5 de outubro, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O concerto estará celebrando o Ano da Itália no Brasil com oito trechos de obras de Puccini, como La Bohème, Turandot e Madame Butterfly, e seis trechos de obras de Massenet, como Werther e Thais. A regência será do maestro Silvio Viegas, e o casal super talentoso é formado pelo tenor Fernando Portari e a soprano Rosana Lamosa, ambos vencedores dos prêmios APCA e Carlos Gomes. Ingressos no local.

OSB ÓPERA & REPERTÓRIO – Mais um concerto de sucesso reúne, dia 7, às 17h, no lindo Espaço Tom Jobim, o talentoso saxofonista Leo Gandelman, a  OSB Ópera & Repertório e o maestro Roberto Duarte. No programa Bach, Radamés Gnattalli e José Siqueira. Ingressos no local.

QUARTETO – O festejado Quarteto Bessler, formado pelos violinistas Bernardo Bessler e Priscila Plata Rato, pela violista Christine Springuel e pelo violoncelista Marcus Ribeiro, fazem dois recitais dia 9, às 12h30 e às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil. No programa, duas obras expressivas , a Sonata em Ré Maior para quarteto de cordas de Carlos Gomes, e o Quarteto em Dó Maior, também chamado As dissonâncias, de Mozart. Ingressos no local.

BNDES – A Série Quarta Clássica OSB do dia 10, às 19h, no BNDES, apresenta a flautista Claudia Nascimento, os violinistas Alejandro Aldana e Willian Isaac, os violistas Maciej Filochowsky e Victor Botene e os violoncelistas Martina Ströher, Ricardo Santoro e Samuel Künstler. Entrada franca. 

ÓPERA – Para alegrar o mês das crianças, tem estreia dia 9, às 14h30, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, da ópera O Cavalinho Azul, com idealização e direção geral de Maria José Chevitarese, libreto de Maria Clara Machado e música de Tim Rescala e direção cênica de Claudio Castro Filho. No mesmo dia será realizada outra récita às 18h30.  Novas apresentações no dia 10, às 14h30, e dia 12, às 16h, no mesmo local. A entrada franca.

FINEP – O Espaço Cultural Finep recebe dia 9, às 18h30, dentro da Série Concertos Finep, a pianista Yuka Shimizu tocando obras de Bach/Busoni, Chopin, Liszt, Schubert/Liszt e Francisco Mignone. Recebendo o público, o festejado Helder Castro, curador da série. A entrada é franca. 

CATEDRAL – A Série Música na Catedral convidou o talentoso organista Benedito Rosa para fazer o recital do dia 8, às 12h30, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. No programa, obras de Bach, Mendelssohn e Liszt. A entrada é franca.

ÓRGÃO – Dois recitais de órgão fazem parte da V Semana Internacional de Arte Organística. Dia 5, às 19h, no Mosteiro de São Bento, será a vez de Roberto Fresco, atual organista da importante Catedral de Madri, na Espanha, com um programa Bach e Hakim. Dia 10, às 17h30, na Igreja Santa Cruz dos Militares, o recital será de Leonore Lub, organista da Igreja de Noordbroek, na Holanda. Os recitais são com entrada franca.

MÚSICA NO MUSEU – A série apresenta hoje, às 12h30, no Museu Nacional de Belas Artes, as sopranos Gisele Diniz e Paloma Lima e o pianista Edilson Leal. No programa obras de Mascagni, Puccini, Bellini e Gluck. Dia 5, às 12h30, no Centro Cultural Light, é a vez do Grupo Jazztopia, formado por Lennart Goebel, piano, Wolfram Goebel, saxofone tenor, e Sami Kontola, percussão. Dia 6, às 11h30, no Parque das Ruínas, Coral da PUC. Dia 8, às 12h30, no Clubde de Engenharia, pianista Lucas Nogueira, com programa Scarlatti, Beethoven, Mendelssohn, Chopin e Liszt. Dia 9, às 12h30, no mesmo Clube de Engenharia, pianista Evon Alexandre Magno tocando obras de Bach, Albeniz, Schostakovich, Debussy e Ravel. Dia 10, às 12h30, no Museu da República, pianista Adriana Kelner apresentando obras de Debussy, Ernesto Nazareth, Chopin e Liszt. Todos os concertos da série são com entrada franca.

SALA – O programa Sala de Concerto do dia 5, às 17h, apresenta o violinista Daniel Guedes e o pianista Flavio Augusto com um programa Francisco Mignone, Mozart e Cesar Franck. A apresentação e direção é de Lauro Gomes e o recital será no Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, na Rádio MEC, com entrada franca e transmissão ao vivo. Um bom programa para assistir em casa também.

MIGNONE – As Valsas para Fagote do nosso querido e saudoso Francisco Mignone serão ouvidas por Aloysio Fagerlande e João Pedro Fagerlande, assim como a leitura de poemas de Carlos Drummond de Andrade, nos dias 5, às 19h, e 6, às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal, com ingressos no local.

BARROCO – A Orquestra Barroca da Unirio ,tendo a flautista Laura Rónai na direção, é a atração dia 6, às 16h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. No programa, Lully, Monteverdi, Falconeri, e Domingos Caldas Barbosa. Entrada franca.

DICA DA SEMANA: Beethoven, o povo e o famoso trecho da Nona Sinfonia