ASSINE
search button

Agenda - de 20 a 26: prata da casa brilha em recitais, concertos e óperas

Compartilhar

A prata da casa continua brilhando esta semana em recitais solo, recitais de música de câmara, óperas e concertos com orquestra. A maioria da nossa constelação musical está viajando - músicos, maestros e compositores do primeiro time - e a cidade está com uma agenda diversificada, de qualidade. Desejamos auditórios cheios e muitos bravos para os artistas. Afinal, é no palco que se aprende, é o lugar da experiência.

SECRETÁRIOS – Dia 10, assistimos a uma belíssima palestra do secretário municipal de Cultura, Emílio Kalil. Foi tão elucidativa que quem não entendesse de cultura, gestão cultural e tudo o mais, sairia de lá sabendo tudo, ou quase tudo. A objetividade foi a tônica, assim como o material institucional oferecido e distribuído aos ouvintes era de primeiro mundo. Parabéns, secretário, pelo competente trabalho. No próximo dia 24, às 17h, será a vez da secretária estadual de Cultura Adriana Rattes fazer a sua palestra. Tudo isto é oferecido de graça na Casa do Saber. Aliás, um dos ambientes mais acolhedores da cidade. Estão de parabéns pela organização e realização. É preciso fazer inscrição.Telefone 2227-2237.

CAVALLERIA – A ópera Cavalleria Rusticana será encenada em forma de concerto, com a primeira récita hoje, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a soprano Leila Guimarães como Santuza, o tenor Richard Bauer como Turiddu, o barítono Leonardo Páscoa como Alfio, a mezzo-soprano Sylvia Klein como Lola, a contralto Regina Elena Mesquita como Mamma Lucia. A orquestra Sinfônica do Theatro Municipal será regida pelo maestro Sílvio Viegas. Nova récita dia 22, às 20h, no mesmo local e com o mesmo elenco. Ingressos no local.

UFRJ – Hoje, às 19h, na Escola de Música da UFRJ, concerto da Orquestra Sinfônica da casa, tendo como solistas o violinista Daniel Guedes e o pianista João Elias Soares, sob a batuta do maestro Helder Trefzger. No programa, obras de Elgar, Max Bruch e Liszt, com entrada franca.

SALA – Lauro Gomes está viajando pela Índia e Emirados Árabes, mas o seu programa Sala de Concerto será apresentado hoje, às 17h, no Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, da Rádio MEC, com um recital da soprano Neti Szpilman, o tenor Jacques Rocha e a pianista Dília Tosta. Serão apresentadas obras de Francisco Mignone. A entrada é franca.

TRIO – O Trio Real, formado pela soprano Priscilla Cadette, o oboísta Harold Emert e o pianista Claudio Vettori, é a atração da Sala Sidney Miller, dia 21, às 18h30. No programa serão ouvidas páginas de Gershwin, Emert, Donizetti, Ponchielli e Villa-Lobos. Ingressos no local.

VIVANTE – O Grupo André Vivante, com a regência de Izabel Vivante e a soprano Helen Heinzle, a talentosa mezzo-soprano Rejane Ruas e a pianista Eliara Puggina, se apresentará dia 21, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, com entrada franca. Programa: Mozart e Verdi.

CORAL I – O Coral Brasil Ensemble, tendo Maria José Chevitarese como regente e a pianista Claudia Feitosa, estarão se apresentando dia 22, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, com programa Brahms, Fauré, Biato, Ernani Aguiar e Biebl. Entrada franca.

CORAL II – O Coral Infantil da UFRJ, regido por Maria José Chevitarese, o Coral Alegria e o Coral do Colégio Teresiano, regido por Sandra Carvalho, e as pianistas Claudia Feitosa e Camila Barcellos, farão o concerto do dia 25, às 18h30, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, executando obras de Carole Stephens, Lezvitt e música tradicional. Entrada franca.

QUINTETO – O Quinteto Art Metal faz recital dia 23, às 13h, no Midrash, com programa Monteverdi, Neukomm, Henrique Alves de Mesquita e Camargo Guarnieri. Entrada franca.

CANDELÁRIA – O Projeto Candelária apresenta o Coral da PUC de Lima, tendo como regente Isabel Salas Ribera. Obras Nuñez, Allauca, Renzo Bracesco, JohnRutter e Ary Barroso. Entrada franca.

OPES – A Orquestra Petrobras Sinfônica faz ensaio aberto dia 25, às 16h, na Fundição Progresso. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes do ensaio.

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta a Série Especial, tendo como convidado o regente John Mauceri. Será um concerto com trilhas sonoras, clássicos de Hollywood. Dia 23, às 17h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ingressos no local.

ESPAÇO – O Espaço Tom Jobim será palco do concerto apresentando o trompista Philip Doyle, os violinistas Daniel Guedes e Daniel Andai, o violoncelista Hugo Pilger e as pianistas Simone Leitão e Juliana Steinbach. Quarteto Jovem da OSBM. Obras de Brahms e Beethoven. Ingressos no local.

FINEP – A Série Concertos Finep apresenta o violinista Daniel Guedes e o pianista Flavio Augusto dia 25, às 18h30, com programa de sonatas de Francisco Mignone, Cesar Franck, Mozart e Grieg. Entrada franca.

VIOLÕES – O festejado Quarteto de Violões “Quaternaglia”  será o solista da Orquestra Petrobras Sinfônica, com regência de Luiz Gustavo Petri, na Série Iberê Camargo. Dia 26, às 20h30, com programa Leo Brower e Joaquim Rodrigo. Ingressos no local.

MÚSICA NO MUSEU – Hoje, às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal, recital com Natália Mercado, voz, e Daniel Garcia, harpa. Obras de Debussy e Villa-Lobos. Dia 21, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, recital da festejada pianista Lícia Lucas, com um programa Villa-Lobos, Liszt, Brahms, Schumann/Liszt e Debussy. Dia 22, às 11h30, no Parque das Ruínas, violonista Cedmon Alves e percussionista Reinaldo Pestana, com obras de Tárrega e Alves. Dia 23, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, recital da pianista Alda Leonor, com programa Virgínia Fiúza, Arthur Napoleão, Luiz Levy e Villa-Lobos. Dia 24, às 12h30, no Museu da República, recital do flautista Andreas Lundberg e pianista Maria Lundberg, com obras de Poulenc, Elert, Gaubert e Prokofiev. Dia 25, às 18h, no Museu do Exército/Forte Copacabana, tecladista Newton Nazareth apresentando obras de Carlos Gomes, Ernest Nazareth, Pixinguinha, Vinicius de Moraes, Garoto e Chico Buarque. Dia 26, às 12h30, pianista Paulo Francisco Paes tocando obras de Villa-Lobos, Beethoven, Debussy, Tom Jobim e Paulo Francisco Paes.

DICA DA SEMANA - a deslumbrante violinista Anne-Sophie Mutter e o pianista Max Lambert tocando fantasticamente Brahms: