ASSINE
search button

Agenda da semana  - de 5 a 11 de julho: soprano Ana Maria Martinez é atração 

Compartilhar

O Festival de Inverno do Rio de Janeiro já começou. Amanhã será a vez do Festival de Inverno de Petrópolis, o Rio de Janeiro recebendo pela primeira vez a sensacional soprano Ana Maria Martinez, que encantou o mundo cantando Villa-Lobos com Dudamel. É a cidade agitando a vida cultural. 

OSB - A soprano porto-riquenha Ana Maria Martinez é a convidada especial do  próximo concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, marcando o início da série Ônix, dia 6, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, titular do conjunto. É a primeira vez que a artista vem ao Brasil e o programa será belíssimo, com as famosas zarzuelas. Aliás, sua especialidade, que são obras musicais e dramáticas, ora cantadas, ora faladas, ora declamadas. Pode-se dizer que é uma ópera pequena, se formos comparar com a grande ópera italiana. A sofisticação da cantora lírica é altamente reconhecida e apreciada, assim como vem sendo considerada uma das maiores cantoras líricas da atualidade. Vencedora do Grammy Latino, em 2001, canta nos mais importantes palcos do planeta, tem um repertório imenso de óperas, e atua frequentemente com Placido Domingo e Andrea Bocelli, como seus parceiros favoritos. 

MUSICAFINIDADES -  É o projeto que homenageia os 90 anos da Semana de Arte Moderna na Sala Funarte Sidney Miller. Hoje, às 18h30, recital da pianista Clara Sverner, e dia 6, às 18h30, recital do Duo Alcantilado, formado pelo bandolinista Paulo Sá e pelo violonista e guitarrista flamenco Fábio Nin. Ingressos no local.

DUO – Elias Borges, saxofone, e Regina Lacerda, piano, fazem recital hoje, às 19h30, na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, com entrada franca.

ÓPERA – A ópera "Così Fan Tutte”, de Mozart, terá sua estreia hoje, às 19, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ. A direção musical e regência será de André Cardoso, diretor da instituição, que dá o melhor exemplo sempre atuante, assim como atuando junto aos alunos da orquestra e aos alunos da escola. Um exemplo a ser seguido. A concepção e coordenação cênica é do competente André Heller-Lopes, e conta com 12 solistas, o Coro e a Orquestra Sinfônica da EM. Serão várias récitas no Salão Leopoldo Miguez, hoje e amanhã, às 19h, e dias 7 e 8, às 16h. Dia 10, às 12h, no Auditório Horta Barbosa, dia 12, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói, dia 14, às 19h, no Theatro D.Pedro, em Petrópolis, e dia 19, às 19h, no Teatro Municipal Trianon em Campos.

KATZ – O violoncelista Bernardo Katz será o solista da Orquestra Rio Camerata, regida por Israel Menezes, hoje, às 19h, no Forte Copacabana. No programa, Albinoni e o Concerto em ré maior op.101 para violoncelo e orquestra de Haydn, tendo Katz como solista. Entrada franca.

RIGOLETTO – Estreia dia 8, às 17h, a ópera Rigoletto de Verdi, dentro da temporada lírica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O elenco é expressivo, com as vozes mais belas de artitas atuantes como os tenores Fernando Portari e Cesar Gutierrez, os barítonos Roberto Frontali e Rodolfo Giuliani, o baixo Pedro Olivero, o barítono Manuel Alvares, o baixo Sávio Sperando, o tenor Ivan Jorgens, o barítono Ciro d’Araujo, a mezzo-soprano Carla Odorizzi, as sopranos Artemisa Repo e Lys Nardotto, a mezzo-soprano Rejane Ruas, a contralto Adriana Clis e o baixo Fábio Belizaro. Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como regente Osvaldo Ferreira e direção de Pier Francesco Maestrini. Dias 10 e 11, às 20h30. Ingressos no local.

SALA – Lauro Gomes recebe no seu programa Sala de Concerto do dia 6, às 17h, a voz de Sérvio Tulio, o contrabaixo de Vinicius Veloso e o piano de Glauco Baptista. O concerto será no Estúdio Alceo Bocchino, na Rádio MEC, com transmissão ao vivo, direção e apresentação de Lauro Gomes.

CORAL – O Coral Infantil da UFRJ, regido por Maria José Chevitarese e com a participação da pianista Claudia Feitosa, faz concerto dia 6, às 18h30, no Centro Cultural Justiça Federal. Ingressos no local.

OLHOS – A série Música para os Olhos, de videoconcertos, apresenta dia 7, às 16h, na Sala Multimídiado Centro Cultural Justiça Federal, obras de Tchaikovsky e Schubert. A direção é de Saulo Chermont e os ingressos são vendidos no local.

FESTIVAL DE INVERNO – O organista Marco Aurélio Lischt faz recital dentro do 2º Festival de Inverno do Rio de Janeiro, dia 7, às 17h, na Capela do Colégio Santa Marcelina. Encerrando o festival, dia 8, às 17h, na Igrela da Candelária, o Réquiem de Fauré tendo o baixo-barítono Lício Bruno, o Coral do Colégio Santa Marcelina, Canarinhos de Petrópolis, Coro Misto do projeto Volta Redonda Cidade da Música e Orquestra Sinfônica do 2º Festival de Inverno do Rio de Janeiro, com a regência de Roberto Tibitiçá. A entrada é franca.

MÚSICA NO MUSEU – A série fez homenagem ao grande pianista Nelson Freire, no Teatro Municipal de São João Del Rei, comemorando a brilhante carreira do mineiro. Continuando a série no Rio de Janeiro, apresenta hoje, às 12h30, no Museu Nacional de Belas Artes, Aleska Henriques, violoncelo e Anderson Alves, piano. Dia 6, às 12h30, no Centro Cultural Light, concerto de música indiana, com Sandro Shankara,J affer Ferreira e Paramatma Cristophe. Dia 7, às 11h30, no Parque das Ruínas, Coral Avarete. Dia 8, às 11h, no Centro Cultural Midrash, concerto de música tradicional árabe com o Grupo Al Nur Kibir. Dia 10, às 12h30, no Arquivo Nacional, soprano Nadja Daltro, flautista Igor Levy e harpista Vanja Ferreira. Dia 11, às 12h30, no Museu da República, violonista Gonzalo Torrealba. Todos os concertos da série são com entrada franca.

CATEDRAL – A organista Sarah Danielle Williams faz recital dia 9, às 12h30, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, com entrada franca.

FINEP – O clarinetista Márcio Costa e a pianista Priscila Bonfim são a atração do Espaço Cultural Finep, dia 10, às 18h30, com entrafa franca.

TRIO – O Trio sueco The Radio Dept. faz apresentação dia 8 de julho, a partir das 20h, no Teatro Odisséia. Ingressos no local.

DUO – O Duo formado pela mezzo-soprano Luzia Rohr e o pianista Paulo Brasil faz recital hoje, às 20h, na Sala Baden Powell, com programa de canções espanholas.

DICA DA SEMANA: