ASSINE
search button

Agenda de 28 de junho a 4 de julho - festivais de inverno em alta 

Compartilhar

A semana continua com a agitação da semana passada. Agora é a vez dos festivais de inverno que estão começando, e pelo segundo ano consecutivo o Rio de Janeiro tem seu Festival de Inverno, na cidade maravilhosa, com direção artística de Charles de Oliveira.

Já na região serrana, estão programados mais dois festivais, o Festival de Inverno de Petrópolis, na sua 12ª edição, com direção artística de Myrian Dauelsberg, e o Festival Vale do Café, que tem sua 10º edição, com a direção artística de Turíbio Santos.

2º FESTIVAL DE INVERNO DO RIO DE JANEIRO – O Ministério da Cultura e o Colégio Santa Marcelina apresentam a segunda edição do Festival de Inverno do Rio de Janeiro, com a direção artística de Charles de Oliveira. Será realizado de 1 a 8 de julho, com oficinas, recitais, concertos, audições, masterclasses e palestras com professores de alto nível artístico, como o violinista Paulo Bosísio, o violista Antonio Lavigne, a professora Eliane Sampaio, o Duo Katz, o violoncelista Alceu Reis, o organista Marco Aurélio Lischt, o regente Julio Moretzsohn e o maestro Roberto Tibiriçá. Serão três os concertos oficiais: dia 4, às 17h, recital do Duo Katz, violoncelo e piano, formado há 40 anos, no Auditório Santa Marcelina. Dia 7, às 17h, será a vez do recital do organista Marco Aurélio Lischt. O concerto de encerramento será dia 8, às 17h, na Igreja da Candelária, sob a batuta do maestro Roberto Tibiriçá. Todos os concertos serão com entrada franca.

12º FESTIVAL DE INVERNO DE PETRÓPOLIS – Será realizado de 6 a 15 de julho, na agradável cidade serrana, o já tradicional festival. São várias atrações com música clássica, popular e atrações para crianças no Palácio Imperial, praças públicas, entre outros locais. O evento é realizado pela Dell’Arte e tem a direção artística de Myrian Dauelsberg. Para maiores informações, acesse o site da Dell’Arte: www.dellarte.com.br 

10º FESTIVAL VALE DO CAFÉ – O evento será realizado de 17 a 29 de julho, em 14 cidades do estado do Rio de Janeiro, e os concertos e recitais são realizados em fazendas históricas,representando o melhor do Vale do Café, assim como em praças públicas e igrejas.Já é uma tradição fazer o circuito das fazendas do Vale, cultura pura. A direção artística é do violonista Turíbio Santos. 

SALA – O programa Sala de Concerto, apresentado e dirigido por Lauro Gomes, convida para o recital do dia 29, às 17h, do pianista Marcelo Verzoni, com programa Chopin, Debussy, Ravel e Villa-Lobos. O recital é com entrada franca, no Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, e será transmitido ao vivo pela Rádio MEC/FM.

MÚSICA NO MUSEU – A série de concertos leva dia 30, às 20h, o pianista Nelson Freire, em recital especialíssimo,ao Teatro Municipal de São João Del Rei, em comemoração pelos 60 anos do primeiro recital público do pianista  mineiro. Seguindo os concertos no Rio, hoje, às 12h30, no Clube de Engenharia, soprano Ataíde Neves e pianista Claudio Vettori, com obras de Mozart, Donizetti, Bellini e Verdi. Dia 29, às 12h30, no Museu Histórico Nacional,Thais Fraga Quarteto, com obras de Villa-Lobos, Mozart, Donizetti e Bellini. Dia 30, às 18h, recital de Neti Spilman e Dilia Tosta no Palácio São Cemente, cantando música tradicional portuguesa. Dia 1º, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, Grupo Anima, formado por Claudia Coutinho, Carmen Araújo e Maria Josina, Hélio Jorge e Renato Gomes. Dia 3, às 19h30, no Iate Clube do Rio de Janeiro, Aleska Henriques, violoncelo, e Anderson Alves, piano, com obras de Bach e Max Bruch. Dia 4, às 12h30, um super recital com o maravilhoso Roberto de Regina, no Teatro do Sesi/Rio. Todos os concertos da série são com entrada franca. 

ÓRGÃO – A série Música na Catedral apresenta dia 2, às 12h30, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, a organista Jeanine Mundstock, com programa Bach e Mendelssohn, com entrada franca.

PRELÚDIO 21 – O Grupo Novo da Unirio apresenta dia 30, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, um concerto dentro da Temporada de Concertos do Grupo Prelúdio 21, com obras de Alexandre Schubert, Marcos Lucas, Sérgio Roberto de Oliveira e J.orlando Alves, com entrada franca.

VIDEOCONCERTOS – A série Música para os Olhos apresenta dia 30, às 16h, na Sala Multimídia do Centro Cultural Justiça Federal, a sessão comentada de vídeoconcertos, apresentada por Saulo Chermont. As obras apresentadas serão dois quartetos de cordas, um de Mozart e o outro de Samuel Barber, com o Quarteto de Cordas de Tokyo. Ingressos no local.

MULTIFONIAS – O pianista Claudio Dauelsberg é o diretor artístico do DVD Multifonias, que será lançado dia 30, às 19h, na Sala Baden Powell, com obras de John Cage, Arvo Pärt, Gyorgy Ligeti e do próprio Claudio Dauelsberg. São feitas adaptações para o piano preparado e tem a participação de Maíra Freitas, Monica Salmaso, Manu Santos, Mariana Baltar, Teresa Cristina e o grupo Pianorquestra. Ingressos no local.