ASSINE
search button

Agenda da semana: de 31 de maio a 6 de junho

Compartilhar

A semana está agitada com o cancelamento do recital de Evgeny Kissin, noticiado ontem na coluna. Como divulgado, o pianista passou horas no Rio e viajou urgente para Nova York, por causa do agravamento de saúde de seu pai. Problema rapidamente solucionado pela empresária Myrian Dauelsberg, que agendou nova data para o recital tão esperado do pianista russo, um grande fenômeno, no próximo dia 20, às 20h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

O Rio Harp Festival acaba hoje e está sendo considerado como um dos mais importantes festivais de harpa da atualidade, não só pela sua duração como pelo seu número de concertos, inserindo de vez o Brasil no circuito mundial da harpa. Foram 25 países participantes no evento, com um número inicial de 89 concertos que totalizaram, na verdade, 132, uma vez que para atender ao grande público o idealizador e diretor do festival, Sergio da Costa e Silva, precisou dobrar as apresentações. No último sábado, 1.200 pessoas estiveram presentes no Museu do Exército/Forte de Copacabana para assistir ao evento. Hoje realiza sua programação de encerramento, tendo atingido altos índices de sucesso e um público de cerca de 20 mil pessoas.

 

RIO HARP FESTIVAL – Com dois concertos hoje, às 15h, no Paço Imperial, harpista Angela Madjarova e flautista Tsvetelina Lakova.

O encerramento será às 18h, na Igreja N.Sra.do Carmo da Antiga Sé, com a Orquestra Jovem Música no Museu e a harpista Vanja Ferreira, com entrada franca.

DUO I – O Duo, formado pelo flautista Eduardo Monteiro e pela cravista Clara Albuquerque, é o convidado da Série “Rio Música”, do Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, às 19h30. No programa, obras de J.S.Bach e C.P.E.Bach. Ingressos no local.

SALA – O programa “Sala de Concerto” convidou a flautista Sofia Ceccato e o pianista Edilson Leal para fazerem o recital do dia 1º de junho, às 17h. Com apresentação e direção de Lauro Gomes, o evento será transmitido diretamente do estúdio Sinfônica Maestro Alceo Bocchino, da Rádio MEC. Obras de Fauré e Poulenc, com entrada franca.

MÚSICA NO MUSEU - A série de concertos tem continuidade, apresentando dia 2, às 18h, no Clube A Hebraica, a flautista Geisa Felipe e o violonista Johannes Deffner, com obras de Altamiro Carrilho, Pixinguinha, Villa-Lobos, Bach e Kodaly. Dia 3, às 11h30, na Igreja N.Sra.da Piedade, Coral Al Shalom, com programa de música tradicional judaica.

Dia 5, às 12h30, no Real Gabinete Português de Leitura, Grupo Na’Amat apresenta música tradicional brasileira e judaica. Dia 6, às 12h30, a linda voz de Ithamara Koorax, cantando obras de Rachmaninov, Chopin, Claus Ogerman, Villa-Lobos, Wagner, Fauré, Ravel e Chiquinha Gonzaga, no Teatro do Sesi/Rio. Dia 7, às 12h30, soprano Tatiana Tsai e pianista Ana D’Souza, com programa Villa-Lobos.Todos os concertos são com entrada franca.

OITIS - A Série “Café Concerto” apresenta o Grupo Oitis, dia 2, às 19h, no Centro Espírita Israel Barcelos. A entrada é a sugestão de doação de 1kg de alimento não perecível.

CATEDRAL - A Série “Música na Catedral” convidou o organista Benedito Rosa para fazer o recital do dia 4, às 12h30, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. No programa, obras de Buxtehude, Dandrieu, Bonnet e Mendelssohn. A entrada é franca.

CANDELÁRIA -  A Série “Projeto Candelária” apresenta o Coro de Câmara de Pitea, tendo como solistas as sopranos Josefine Madsen e Hilma Wikstrom e a regência de Erik Wesrberg. Obras de Brahms,Jan Sandström e Einojuhani Rautavaara. Dia 4, às 18h30, na Igreja da Candelária. A entrada é franca.

FINEP – A Série “Concertos Finep” apresenta o pianista Marcelo Verzoni, dia 5, às 18h30, no Espaço Cultural Finep, com programa Chopin, Mendelssohn, Almeida Prado, Ravel e Debussy. A entrada é franca.

 

DUO II – O Duo, formado pelo barítono Marcelo Coutinho e pelo pianista Flávio Augusto, faz concerto dia 5, às 19h, na Sala Multiuso, dentro da Série “Música no Palácio”, no Centro Cultural Justiça Federal. O programa é todo de canções de Schumann e Mahler. A entrada é com distribuição de senhas uma hora antes do recital.

 

OSN – A Orquestra Sinfônica Nacional, sob a regência de Ricardo Rocha, e a soprano Alzeny Nelo, fazem o concerto dia 6, às 12h30, no Teatro Municipal de Niterói, com obras de Alexandre Eisenberg, Wagner, Rimsky-Korsakov e Mozart. Ingressos no local.

 

CORO – O Coro Infantil da UFRJ, a regente Maria José Chevitarese e a pianista Claudia Feitosa fazem concerto dia 6, às 14h, no Estúdio Sinfônico da Rádio MEC, com entrada franca.

 

DUO III – O Duo, formado pela soprano Danielle Gregório e pelo pianista Larry Fountain, faz recital dia 6, às 20h30, na Série “Quarta com Música”, na Primeira Igreja Batista de Copacabana, com entrada franca.

DICA DA SEMANA

Ouça o pianista Evgeny Kissin, com apenas 12 anos

https://www.youtube.com/watch?v=gilNaeUsPNQ