ASSINE
search button

Agenda de 12 a 18 de abril - semana de muitos concertos no Rio

Compartilhar

O Rio tem uma semana de muitos concertos, recitais, videoconcertos, eventos, agitando a cidade, como bem merece a capital cultural do país. 

OSB - A série “Concertos Especiais” da Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta hoje, às 20h, um concerto sob a regência de seu maestro titular, Roberto Minczuk, tendo como solista o violista Gabriel Marin, que é o chefe do naipe de violas da OSB. No programa, obras de Mozart, a Sinfonia nº25 em sol menor K-183, o Concerto para viola opus póstumo de Bela Bartók e a Sinfonia nº 5 em mi bemol maior op.82 de J.Sibelius. O concerto será no Espaço Tom Jobim, com meia-entrada para idosos e estudantes.

OSB ÓPERA I – A OSB Ópera  & Repertório faz nova apresentação dia 15, às 16h, no Projeto Candelária. No programa “As Quatro Estações” de Vivaldi e “As Quatro Estações Portenhas” de Piazzolla. A entrada é franca na Igreja da Candelária.

OSB ÓPERA II – Continuando suas apresentações, novo concerto da OSB Ópera & Repertório, dia 18, às 20h, no Espaço Tom Jobim. No programa as belíssimas “As Quatro Estações” de Vivaldi, tendo como regente o talentoso violinista Michel Bessler. Meia-entrada para estudantes e idosos.

MOZART – O Réquiem de Mozart é o destaque de hoje, às 18h30, na Igreja da Candelária. Uma das mais expressivas obras sacras da história da música, e infelizmente não acabada por Mozart, é apresentada pelo Coro e a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como regente Silvio Viegas. A entrada é franca.

MIGNONE – A pianista Maria Josephina Mignone, viúva do compositor Francisco Mignone e sua mais fiel intérprete,toca a dois pianos com Alexandre Dietrich. O concerto será dia 15, às 18h30, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ. No programa, obras de Ernesto Nazareth e Francisco Mignone. A entrada é franca.

FINEP – O duo de flauta e piano formado por Sofia Ceccato, flauta, e Edílson Leal, piano, é o convidado para o recital dia 17, às 18h30, no Espaço Cultural Finep. Obras de Fauré, Poulenc, Radamés Gnattali e Schubert. Entrada franca.

MÚSICA PARA OS OLHOS – A série de videoconcertos apresenta os “Quartetos para piano e cordas nº 1 op.15” de, Gabriel Fauré, e o “Quarteto para piano e clarinete, violino e violoncelo”, de Paul Hindemith. Dia 15, às 16h, no Centro Cultural Justiça Federal, com produção de Saulo Chermont. Ingressos no local.

PIGMALEÃO – É o nome da ópera barroca do compositor francês Jean-Philippe Rameau, que tem a direção de Marcelo Fagerlande. Trata-se da paixão de um escultor por uma estátua que ganha vida, e foi encenada pela primeira vez em 1745.  No Brasil, imaginem, será a primeira montagem da ópera. A estreia será hoje, às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Teatro 2. A versão a ser apresentada será a reduzida para flauta, oboé, fagote, violino, viola da gamba e cravo. No elenco, o tenor André Vidal como Pigmaleão, a soprano Luisa Suarez como Estátua, as sopranos Paloma Lima como Céphise e Carol de Comi como Amor. Os bailarinos Aline Arakati, Ana Amélia Vianna e Felipe Pacheco, mais o flautista Paulo da Prata, o oboísta Alexandre Bittencourt, o fagotista Elione Medeiros, os violinistas Juliano Buosi e Roger Lagr, assim como as gambistas Cecília Aprigliano e Dario Orlando fazem parte do espetáculo. Ao cravo e na direção, Marcelo Fagerlande. Novas récitas dias 13, 14, 15, 19, 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29, às 19h, no mesmo local, onde serão vendidos os ingressos.

LUTERANA – A série “Concertos na Luterana” convida o organista Mário Arruda para recital dia 14, às 18h,na Igreja Luterana Martin Luther, com entrada franca.

QUINTETO – O famoso Quinteto Villa-Lobos, formado pelo flautista Rubem Schuenck, o oboísta Luis Carlos Justi, clarinetista Paulo Sergio Santos, pelo trompista Philip Doyle e pelo fagotista Aloysio Fagerlande, é a atração do “Projeto Rio Música” do Centro Municipal de Referencia da Música Carioca Artur da Távola, hoje, às 19h30, com ingressos no local. No programa, Radamés Gnattali, Ernesto Nazareth e Pixinguinha. Ingressos no local.

MARIA TUDOR – O programa “Sala de Concerto” apresenta o sucesso do início da temporada carioca, que é  “Maria Tudor” - trechos da ópera, dia 13, às 17h, na Rádio MEC. O programa será transmitido ao vivo e será uma ótima oportunidade para quem não ouviu as duas récitas na FINEP. A apresentação e direção geral, tanto do programa quanto da ópera, é de Lauro Gomes.

TAMBURINI – Continuam os recitais de órgão na Escola de Música, após o restauro do instrumento. O convidado desta semana é o organista José de Aquino, dia 13, às 18h30, no Salão Leopoldo Miguez. No programa, obras de Bach, Vivaldi, Böhn, Franceschini, Camin e Messiaen. Dia 17, no mesmo horário e local, será a vez do organista Marco Aurélio Lischt. No programa, Bach, Calimério Soares, César Franck e Louis Vierne. A entrada é franca.

MÚSICA NO MUSEU – Dia 12, às 12h30, no Centro Cultural Justiça do Trabalho, recital de Cedmon Alves, violão, e Reinaldo Pestana, percussão. Obras de Cedmon Alves e João Pernambuco. Dia 13, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, Conjunto Jazztopia formado por Wolfram Goebel no saxofone, o piano de Lennart Goebel e a percussão de Sami Kontola. Dia 14, às 12h30, no Parque das Ruínas, violonista Helder Vianna. Programa Helder Vianna, Hélio Delmiro, Ernesto Nazareth e João Pernambuco. Dia 15, às 11h30, no Museu da República, recital de voz com Luiz Bonfim e a pianista e talentosa organista Regina Lacerda. Obras de Haendel, Purcell, Schumann e Debussy. Dia 16, às 18h, no Auditório da ASA, Associação Scholem Aleichem, Coral Al Shalom, com programa de música tradicional judaica. Dia 18, às 12h30, no Clube de Engenharia, pianista Gardênia Garcia com programa Pixinguinha, Gershwin, Hammerstein e Joaquim Antonio Callado. Todos os concertos da série são entrada franca. 

DICA DA SEMANA