ASSINE
search button

Crítica: Villa-Lobos, a integral dos Quartetos de Cordas

Compartilhar

O Quarteto Radamés Gnattali é bem latino-americano, formado pela violinista venezuelana Carla Rincón, pelo violinista chileno Francisco Roa, pelo violista brasileiro Fernando Thebaldi e pelo violoncelista brasileiro Hugo Pilger. O conjunto tem uma grande cumplicidade, como, aliás, é típico de quem toca com prazer, seriedade e competência. Cada quarteto é um universo diferente, sendo todos Villa-Lobos, que para os que não sabem, era violoncelista.

Ouvimos os dezessete Quartetos de Codas com muita atenção, sendo, portanto, o registro de uma integral, isto é, todos os quartetos de cordas escritos por Villa-Lobos entre os anos 1915 e 1957. A gravação foi realizada entre junho de 2010 e setembro de 2011. A apresentação é do violonista Turíbio Santos, que conta um pouco da história de cada quarteto, quem escreveu e quem fez as primeiras audições mundiais. O visual é belíssimo, bravo para a fotografia e iluminação de Giles Cazassus, sendo possível visitar e apreciar nos mínimos detalhes o belíssimo Palácio Laranjeiras, nos quartetos nº 2, 4, 8, 12, 16 e 17; o Palácio do Catete, nos quartetos nº 1, 6, 7, 10 e 15 e também o belíssimo Theatro Municipal nos quartetos nº 3, 5, 9, 11, 13 e 14, todos monumentos localizados no Rio de Janeiro, onde foram feitas as gravações.

A produção visual é muito bem cuidada, a cada execução de uma obra o conjunto troca de roupa, um item agradável de ser observado passando pelos figurinos lilás e preto, preto, preto e branco, branco, marron e preto com rosa claro. É simpático o conjunto preto escrito com a assinatura de H. Villa-Lobos no braço direito. A violinista Carla Rincón teve vários visuais, tendo seus cabelos com mechas, mais cheio e escuro usando óculos, aliás o mais bonito, além de muito curto. O naipe masculino também fotografa muito bem.

O conjunto tem como objeto difundir a música brasileira assim como a latino-americana,isso ficou muito claro nos “extras”, quando cada músico dá a sua opinião sobre a façanha de gravar uma integral.

A violinista Carla Rincón vinda do El Sistema da Venezuela exerce uma função vital de liderança nata, não negando, portanto, aos demais membros (o violinista Francisco Roa, o violista Fernando Thebaldi e o violoncelista Hugo Pilger), uma constante atitude de alto profissionalismo, desenvolvimento técnico, ótima afinação e um evidente envolvimento no universo criado pelo compositor.

Conhecemos outras gravações dos Quartetos de Villa-Lobos e damos os parabéns, pois é a primeira gravação em DVD da integral dos quartetos, feita no Brasil, com um trabalho grande de pesquisa e com o resultado super positivo.

O BRAVO da coluna a todos que participaram desse trabalho árduo mas com resultado memorável para o registro da música de Heitor Villa-Lobos.

 H.Villa-Lobos

A integral dos Quartetos de Cordas – 17 quartetos

Quarteto Radamés Gnattali

Carla Rincón, 1º violino

Francisco Roa,2º violino

Fernando Thebaldi.viola

Hugo Pilger,violoncelo

Idealização e realização

Luiz Cyrillo Fernandes

Direção Artística

Turíbio Santos

Direção Musical

Marcelo Rodolfo

Direção Geral

Luis Fernando Goulart

Fotografia e iluminação

Giles Cazassus

Produção Executiva

Donald Jhin

Coordenação Geral

Carlos de Andrade

Produção Visom Digital

Fernando Acar