ASSINE
search button

A melhor forma

Compartilhar

A melhor forma de recriar a mescla de especialidades outrora encontrada numa pessoa é reunir outras. 

Reunir pessoas com experiências diversas nos força a repensar nossas mais arraigadas suposições. Se a combinação de conhecimentos e ideias é benéfica numa sociedade organizada em rede, persiste a desconfiança para com a colaboração, que possui raízes profundas no mundo corporativo.

Com as novas tecnologias de informação e comunicação, trabalhar em grupo tornou-se mais fácil. Na maioria das vezes, compartilhar informações num debate ampliado fica ao alcance de um clique. Paradoxalmente, no entanto, a colaboração avança de forma errática e irregular no mundo dos negócios.

Alguns cuidados podem potencializar a colaboração efetiva: ao discutir um problema, adote como regra não interromper a exposição de motivos do outro, prestando atenção não apenas às palavras, mas às emoções que contêm. Os líderes mais eficientes são os que equilibram empatia e autenticidade.

A economia aumenta a pressão por soluções rápidas. Quanto mais rápido auferir lucros, mais rápido o investidor pode reaplicar para ganhar ainda mais. Muitas empresas passam mais tempo preocupadas com o desempenho atual do que com aquilo que pode torná-las mais forte em um ano. 

Mesmo os solucionadores mais capacitados estão sempre a buscar formas de aprender com outros. Os prazos têm papel na identificação de soluções, mas acelerá-los pode levar a um pensamento negligente. 

* Engenheiro