ASSINE
search button

Uma boa estratégia para o Enem

Compartilhar

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a grande ponte para o futuro de milhares de jovens que pretendem alcançar suas tão sonhadas carreiras. Por outro lado, o receio de não conseguir boas notas causa ansiedade e preocupação. Por isso, a preparação antecipada de forma inteligente é fundamental. No entanto, não basta ler freneticamente livros e apostilas sobre os diversos assuntos que serão cobrados na prova. Então, o que fazer?

Todo sucesso depende de uma boa estratégia. Algo que é muito útil em qualquer concurso é treinar resolvendo questões de provas anteriores. Parece ser óbvio, mas muitos deixam de fazer isso. Dessa forma, você vai entender o estilo de elaborar as provas de cada banca organizadora de concurso. Quem busca resolver provas de edições anteriores estará um passo à frente de seus concorrentes. Com o Enem não é diferente.

A prioridade deve ser sempre a preparação, por meio de muita leitura, mas também de resolução de exercícios simulados e análise de provas. Esses elementos não podem faltar no planejamento dos alunos. São fatores que auxiliam a fixar as matérias.

No entanto, para se ter sucesso em aprovação, é preciso também administrar o seu tempo de maneira estratégica. A rotina de um candidato deve ser de muito estudo, mas tudo dentro de um planejamento e organização.

Quando estiver faltando um mês da prova, por exemplo, procure relembrar os principais conteúdos das disciplinas, especialmente, através de resumos e anotações. É o momento de ir diminuindo gradativamente a carga de estudos, priorizando mais a qualidade. O candidato deve continuar sua preparação, porém de forma mais moderada.

Mas não se esqueça de separar um tempo para o descanso e lazer. Durante a semana, é importante que o candidato priorize os estudos, reservando a maior parte do dia para isto. Porém, no fim de semana a sugestão é desacelerar um pouco. Aproveite o domingo para descansar ou para se divertir. No entanto, não adianta querer encarar uma balada. Isso será um grande tiro no pé, pois vai causar um grande desgaste e prejudicar os dias seguintes destinados aos estudos.

É importante que se tire um dia de folga sem culpa. Isso é perfeitamente possível. Portanto, aproveite o período para curtir um futebol, cinema ou barzinho. Isso tudo pode fazer parte da vida do estudante, mas com moderação, claro. Com planejamento e organização, o candidato estará se preparando adequadamente para o concurso sem deixar de ter momentos de tranquilidade.

* Carlos Alberto, coordenador pedagógico do Curso Winners