ASSINE
search button

A importância do brinquedo na infância

Compartilhar

Sabemos que o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança de 1 até 6 anos tem como um importante alicerce o brinquedo. Pedagogos e psicólogos reforçam que é por meio da brincadeira que a criança expressa a realidade do seu mundo interno e as relações com o mundo externo. É através do brincar que ela vai se constituir como um ser pertencente ao grupo, ou seja, as brincadeiras são meios para a construção de sua identidade cultural. Brincar é uma forma essencial de expressão nos primeiros anos de vida, ao lado da linguagem oral e corporal.

Por intermédio do brinquedo é possível promover afetividade, estabelecer laços emocionais e compreender a dinâmica interna que transcorre a ligação entre as pessoas. O brinquedo também é um importante aliado no desenvolvimento de aspectos emocionais reprimidos que nem sempre são percebidos e entendidos pelos adultos. Com um repertório verbal ainda em construção, é pela organização das cenas com bonequinhos, por exemplo, que a criança consegue demonstrar e expandir suas peculiaridades emocionais.

O Playmobil é um ótimo exemplo de brinquedo que ajuda no processo evolutivo das características de personalidade das crianças. No momento em que elas brincam, os papéis sociais são definidos e evidenciam o espaço e as relações interpessoais em que vivem. O jeito com que as crianças montam e organizam as cenas e situações com os bonecos e os acessórios expressam os valores transmitidos pela família e pela sociedade, construindo e absorvendo modelos de identificação ao longo do processo evolutivo.

Com os primeiros brinquedos importados pela Sunny Brinquedos foi possível entender que havia uma grande necessidade no mercado na vinda de produtos que não só divertem mas que contribuem para educação e desenvolvimento da criança. A partir daí procuramos atender ao público infantil e garantir que a diversão e o aprendizado andem lado a lado.

Brinquedos como as linhas de Playmobil, Ben 10 e Power Rangers permitem que a criança use a imaginação para criar e entrar na vida dos personagens. Além dos bonecos, as massinhas ambém possuem papel importante durante a infância. Os benefícios são muitos e as possibilidades infinitas – não por acaso as pré-escolas utilizam massinhas de modelar para exercícios lúdicos até hoje. Ao modelar as mais diversas formas, os pequenos estimulam a cognição, proporcionando o processo de conhecer, que envolve a atenção, memória, raciocínio, linguagem e pensamento.

Conforme as crianças têm maior experiência de criação de situações imaginadas, elas passam a ter mais controle sobre a história que vai sendo criada, podendo planejá-la a distribuir com maior facilidade os papéis que a compõem, tornando a brincadeira não só mais complexa mas muito mais prazerosa, pois ampliam o controle da criança sobre a produção do enredo e consolidam a dimensão da fantasia que ela está desenvolvendo. Esses produtos também auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora e raciocínio lógico, já que estará envolvida com a criação de formas variadas.

Para nós é plenamente satisfatório descobrir que com o nosso trabalho proporciona às novas gerações o mesmo prazer e desenvolvimento que tivemos na nossa infância. Acumulamos, por meio de pesquisas e acompanhamentos de resultados, experiência para contribuir com os benefícios que a gama de produtos disponíveis em nosso catálogo permite para que a criança de hoje se torne um excelente adulto de amanhã.

* Sharon Czitrom é a responsável pelo Marketing da Sunny Brinquedos.