ASSINE
search button

Uma festa literária

Compartilhar

A literatura de Santa Catarina finalmente passará a ter um evento significativo. Uma empresa baiana de eventos resolveu investir na literatura do Sul do país e vai organizar uma festa literária do tipo da Flip, de Paraty, em Florianópolis. Teremos, enfim, escritores nacionais e internacionais como convidados num evento na capital catarinense, dando efervescência ao nosso meio literário.

A primeira edição da Festa Literária Internacional de Santa Catarina (Flisca), em princípio, deverá acontecer em meados de 2014, ou mais para o final do segundo semestre do próximo ano, e terá mais de vinte convidados ilustres das letras: nove locais, oito nacionais e sete internacionais. O local deverá ser o Forte de São José da Ponta Grossa, no norte da Ilha de Santa Catarina.

A Flisca deverá se integrar ao calendário cultural de Santa Catarina e será itinerante, sem uma sede fixa. Poderá acontecer em vários pontos do estado. O projeto da festa já está elaborado, segundo a empresa realizadora.

Como já mencionamos, a iniciativa é de uma empresa privada, mas esperamos que o estado seja parceiro nesse grande evento cultural, já que a cultura oficial não tem cuidado com muito carinho, até aqui, as coisas da cultura catarinense.  Nem as feiras do livro de Florianópolis têm tido apoio do Estado, sendo as mais fracas já realizadas há algum tempo, sem atrações paralelas, sem convidados ilustres, sem grandes atrações.

A perspectiva de uma revitalização nos nossos meios culturais, de grandes nomes entre nós, de uma grande festa para aproximar leitores e escritores é alentadora. Novas ideias, diferentes maneiras de pensar, de ver o mundo, sempre são bem-vindas. Vamos cruzar os dedos para que tudo dê certo, e a Flisca aconteça e tenha muito sucesso. Porque o Sul do Brasil já tem a Feira do Livro de Porto Alegre, graças a Deus, mas Santa Catarina bem que merece uma grande festa literária.

* Luiz Carlos Amorim é escritor.