ASSINE
search button

Pelo relator, mensalão termina antes do dia 27

Barbosa irá à Alemanha para tratamento médico

Compartilhar

Se depender do ministro-relator da ação penal do mensalão, Joaquim Barbosa, o julgamento iniciado há mais de dois meses, que já consumiu 36 sessões, vai terminar antes do próximo dia 27. É que Barbosa – que sofre de dores crônicas no quadril – vai viajar para Dusseldorf, na Alemanha, onde ficará até o dia 3 de novembro para um tratamento especial. A notícia foi confirmada pelo gabinete do ministro.

Caso o julgamento não termine antes do dia 27, a retomada só poderá ocorrer na primeira semana de novembro. Falta ainda ser concluído, nesta quarta-feira (17), o item 7 da denúncia da AP 470, referente à compra de apoio político mediante pagamento de propina, a partir de recursos que o núcleo publicitário-financeiro teria repassado ao PT (réus Paulo Rocha, Professor Luizinho, João Magno, Anderson Adauto, e os assessores Anita Leocádia e José Luiz Alves).

Depois desta etapa, ocorrerá a parte mais controvertida do julgamento, em que serão julgados por formação de quadrilha os réus José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino, Marcos Valério e seus associados no chamado núcleo publicitário.

Finalmente, serão realizadas provavelmente duas ou mais sessões para a individualização das penas (dosimetria) de todos os condenados.

Até agora, foram condenados 25 dos 38 réus que estão em julgamento na AP 470. O presidente do STF, ministro Ayres Britto, participará da última sessão penária como integrante da Corte no dia 14 de novembro, já que se aposenta - por limite de idade - no dia 19.