ASSINE
search button

O que o consumo tem a ver com o meio ambiente? 

Compartilhar

Temos visto políticas econômicas voltadas para o estímulo de consumo com o pensamento que comprando mais teremos maior produção e, por sua vez, manteremos ou até aumentaremos o nível de empregos. Por trás de tudo isso existe um risco muito grande para todos nós, habitantes deste planeta. Se pararmos para pensar, compraremos o que realmente precisamos? Se sim, usamos tudo que compramos?  

Este simples questionamento nos faz organizar nossa maneira de consumir. Não sou contra o capitalismo, muito pelo contrário, só acredito que o marketing tomou proporções muito exageradas na formação da opinião dos consumidores. Se vamos ao supermercado com uma lista pré-elaborada, compramos apenas o que está faltando, fazendo inclusive uma economia. Essa é uma dica simples, mas bastante eficiente para não gastar muito. Quando vamos ao supermercado sem lista acabamos gastando mais e compramos coisas de que nem precisamos e que iremos descartar, ou seja, retornará como resíduos sólidos e será, literalmente, dinheiro jogado no lixo.

Consumo pode ser definido como a realização da necessidade versus utilidade. O consumo não consciente, quando compramos aquilo de que não precisamos é o responsável pela geração desnecessária de toneladas de resíduos sólidos, todos os dias. Quando falo de resíduos sólidos, quero dizer descartes que serão depositados em aterros sanitários, lixões, e ficarão disponíveis no meio ambiente sem qualquer tratamento, trazendo consequências desastrosas ao nosso planeta.  

A ONU (Organização das Nações Unidas) fez uma estimativa inicial de que em 2050 não teríamos mais água potável para consumo. Essa estimativa já foi revisada, e a previsão agora passou para 2025. Essa diminuição foi resultado da contaminação do solo e lençol freático, que praticamente é um rio subterrâneo que passa por baixo da terra levando água para todos os locais do nosso planeta. 

Precisamos rever nossas atitudes e reciclarmos os nossos pensamentos, pois logo mais não teremos muito o que fazer. O planeta está dando sua resposta às nossas atitudes irresponsáveis. Temos que fazer a nossa parte.

* Alessandro Azzoni, consultor de meio ambiente e especialista em orçamento público, é formado em ciências econômicas, com pós-graduação em mercado financeiro internacional na Suíça,