ASSINE
search button

Liderança: chave para o sucesso da empresa

Compartilhar

No relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi revelado que, em um ano, houve aumento de 14% no número de brasileiros que vão ao exterior em busca de educação. Ainda segundo a OCDE, em 2010, 4.900 brasileiros foram fazer graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado ou estágio em outro país.

Sem dúvidas, um candidato que apresente experiência internacional no currículo chama a atenção em qualquer processo de seleção. No entanto, o acúmulo de experiência por si só já não é garantia de diferencial se esse candidato não conseguir alinhar relacionamento interpessoal a essa experiência, como exige hoje o mundo globalizado.

Os novos fatores críticos do sucesso na gestão de pessoas nas empresas estão diretamente ligados às formas como os indivíduos se desenvolvem dentro da organização e como criam as redes de alianças e parcerias em busca de melhores resultados. O antigo modelo do chefe que manda e o subordinado que obedece já não cabe num mundo cada vez em constante mudança.

Portanto, ser líder, no contexto do mundo atual, é buscar continuamente oportunidades para que colaborador e equipe ampliem suas capacidades e melhorem seus desempenhos, eliminando barreiras ao desenvolvimento e criando um clima que estimule o melhor resultado das pessoas e dos processos dentro da organização.

Mais do que gerenciar processos e gerir pessoas, o líder deve estabelecer o caminho entre o estado atual e a realização das metas por meio do desenvolvimento de competências humanas. A Programação Neurolinguística, ou PNL, é um caminho que pode ajudar a desenvolver técnicas e estratégias para gerar mudanças e alcançar esse sucesso, através de uma série de ações traçadas e que ajudam a descobrir a motivação pessoal e os passos que devem ser dados para cumpri-las.

* Sandro Pereira é especialista em programação neurolinguística (PNL), coach executivo, educador e diretor técnico da Provider TC – Treinamento Corporativo.