ASSINE
search button

O buraco da agulha

Compartilhar

Ambulatórios oferecem acupuntura a baixo custo o projeto de lei que prevê que apenas médicos pratiquem a acupuntura divide os profissionais da área. para os fisioterapeutas, a ação, se adotada, será uma medida c o rp o ra t iv i s t a .

– o médico quer disseminar a informação de que só ele pode praticar a acupuntura – observa o fisioterapeuta ailton alexandre. – mas, na verdade, fisioterapeutas também podem.

Aliás, é justamente o fato de a fisioterapia ser especialista no assunto desde 1985 que mostra que temos condições de fazer.

Tr a t a m e n t o s algumas associações e clínicas oferecem sessões de acupuntura a preços populares, através de ambulatórios especializados em atender à c o mu n i d a d e .

É o caso da escola zang fu de acupuntura, em padre miguel, zona norte da cidade,.

Que oferece consultas a r$ 12, para moradores de comunidade ou pessoas atendidas pelo sus. em niterói, região metropolitana do rio, a sociedade pestalozzi presta um serviço similar.

Os profissionais levantam a questão de que, caso o projeto de lei seja aprovado, essas ini ciativas – que são as únicas mais acessíveis à população e feitas por fisioterapeutas – passarão a ser ilegais e terão que ser interrompidas, o que prejudicaria a população.

– atendemos a todos tipos de pacientes, que inclusive são encaminhados ao ambulatório pelos próprios médicos – observa adriano jaña rosa, fisioterapeuta acupunturista e coordenador da pós-graduação de acupuntura da faculdade pestalozzi. – se o ato médico for aprovado, as pessoas vão acabar gastando muito com medicamentos. dentro dessa briga de egos, só quem tem a perder é a população.