ASSINE
search button

Explosão em laboratório da UFRJ deixa feridos

Compartilhar

Uma explosão em um laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no prédio da metalurgia da COPPE//UFRJ causou ferimentos em uma aluna e em dois funcionários na manhã desta quarta-feira (15), na  Ilha do Fundão, na Zona Norte do Rio. 

A explosão foi causada durante a manipulação de ácido nítrico. As vítimas tiveram ferimentos no rosto e pescoço, informaram a assessoria da instituição. 

"Foram três as vítimas: um funcionário, Nelson Aguiar, sem maior gravidade, com um corte na perna, e um segundo funcionário, Osvaldo Freire, que sofreu um corte profundo no pescoço, mas acredito eu também sem maiores consequências. A preocupação maior é com a aluna, Isabela Rocha, que sofreu cortes no rosto, no pescoço e nas mãos, acompanhados de queimaduras do ácido", relatou Ericksonn Almendra, diretor administrativo da COPPE, que coordenou o primeiro atendimento das vítimas. 

Os três feridos foram encaminhados e estão recebendo atendimento médico no  Hospital do Fundão.

>> Feridos em explosão na UFRJ estão fora de risco

 Causas do acidente

Almendra explicou que  as causas do acidente ainda estão sendo apuradas, mas deu indícios do que pode ter acontecido. "É um laboratório geral de metalurgia. O evento se deu na sala de polimento de amostras", explicou. "A sala não tem perigo algum, mas nós temos capelas (um dispositivo de segurança com uma espécie de coifa para manipular objetos que emitem gases) onde é feito polimento com ácido. Provavelmente o acidente se deu nesta região."  

 O andar onde ocorreu a explosão está interditado e as aulas no bloco onde aconteceu a explosão foram canceladas. No início da tarde desta quarta-feira (15), a equipe do corpo de  bombeiros e funcionários da COPPE faziam vistorias no laboratório.  A COPPE é o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina.