ASSINE
search button

Entidades de direitos humanos se reúnem com polícia para discutir ações na Maré

Compartilhar

Representantes de entidades de defesa dos direitos humanos estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 25, com chefe da Polícia Civil, Rivaldo Barbosa, para falar sobre a ação policial no Complexo da Maré, na última quarta-feira, 20, que resultou na morte do estudante Marcos Vinícius, de 14 anos, e de seis outros jovens - suspeitos de tráfico de drogas, segundo a polícia. A mãe de Marcos Vinícius, Bruna da Silva, de 36 anos, prestou depoimento na Delegacia de Homicídio também nesta manhã. Antes de morrer, o adolescente disse para mãe que o tiro que o atingiu tinha partido de um blindado da polícia.

A reunião com entidades de defesa dos direitos humanos durou cerca de duas horas e meia. Um documento foi entregue a Rivaldo Barbosa, com uma série de solicitações para que ações policiais em áreas de grande concentração populacional, como a Maré e tantas outras comunidades, sejam menos letais.

A declaração também pede transparência na realização de operações policiais, com a realização de um plano de redução de dados para que mortes sejam evitadas e para que seja garantida a entrada de ambulâncias para socorro às vítimas, entre outras medidas. Na quarta-feira, Bruna contou que a ambulância que levaria seu filho para o hospital Getúlio Vargas, onde foi operado, mas acabou morrendo, demorou para ter autorização da polícia e entrar na comunidade.