ASSINE
search button

Vídeo mostra helicóptero e rajadas de tiros durante operação na Maré

Compartilhar

Durante operação policial na Maré, quarta-feira (21), moradores relataram que policiais dispararam tiros de dentro de helicóptero, o que, de acordo com o Observatório da Intervenção,  do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes, é uma ação totalmente ilegal. 

A operação começou por volta das 9h, na Vila do João e na Vila Pinheiros, espalhando-se por outras localidades da Maré, como Nova Holanda e Parque União. Eliana Souza Silva, da Redes da Maré, disse que o mesmo tipo de helicóptero esteve presente numa ação policial na semana passada: 

“Trata-se de um  helicóptero sendo utilizado como plataforma de tiro. Isso é inaceitável, porque, num lugar de 4,5 quilômetros quadrados, onde moram cerca de 140 mil pessoas, as chances de letalidade são enormes. Relatos que nos chegaram mostram que, na semana passada portas, janelas e telhados foram atingidos pelos tiros desse helicóptero. A lona cultural da Maré também foi atingida”. 

Sete pessoas morreram, inclusive um adolescente de 14 anos. Vídeo que circula nas redes sociais mostra um helicóptero e rajadas de tiros na Maré.

>> Polícia Civil abre inquérito sobre morte de adolescente na Maré

>> Família acusa polícia pela morte de Marcos Vinicius na Maré

>> Operação na Maré deixa sete mortos