ASSINE
search button

Fazenda Colubandê pode virar equipamento cultural em São Gonçalo

Na construção colonial estão presentes casa-grande do século XVIII e capela de Sant'Ana de 1618

Compartilhar

A Fazenda Colubandê, em São Gonçalo, pode passar a ser gerida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), tornando-se, oficialmente, um equipamento cultural a serviço da comunidade.

A mudança será encaminhada ao governador Luiz Fernando Pezão pelo deputado estadual André Lazaroni (MDB-RJ), que acompanhou representantes de movimentos culturais de São Gonçalo durante uma visita à Fazenda Colubandê na manhã dessa sexta-feira.

O deputado agora vai se encontrar com o secretário de Estado de Cultura, Leandro Monteiro, para propor que a Fazenda Colubandê seja inserida no Programa de Ocupação Cultural (POC).

“A Fazenda Colubandê conta uma parte importante da história do nosso Estado, e precisamos dar um destino cultural para esse equipamento. Tivemos um encontro muito positivo com os coletivos e produtores culturais de São Gonçalo, que estão de acordo com a nossa proposta. Vou conversar com o secretário de Cultura, Leandro Monteiro, e já na semana que vem, levaremos essa proposta ao governador. Peço à comunidade que nos apoie nesse sentido. Um lugar incrível como esse não pode ficar parado. ”, disse Lazaroni.

A Fazenda Colubandê é uma construção colonial localizada no bairro do Colubandê, em São Gonçalo. Em seu complexo está presente a casa-grande do século XVIII e a capela de Sant'Ana de 1618. O conjunto é tombado desde 1940 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O local chegou a ser sede do Batalhão Florestal da Polícia Militar, que deixou de ocupar o espaço em 2012.