ASSINE
search button

Cristo Redentor recebe iluminação do Abril Verde

Campanha é realizada pelo MPT para alertar sobre segurança e saúde do trabalhador

Compartilhar

Pelo segundo ano consecutivo, o Cristo Redentor estará de braços abertos para a campanha Abril Verde do Ministério Público do Trabalho (MPT). Nesta quinta-feira (26), receberá cor alusiva à campanha para lembrar vítimas de acidentes e doenças do trabalho. A ação marca o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, celebrado no dia 28 de abril.

Paralelo à iluminação do Cristo, será realizada uma benção em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, às 18h30, no Santuário do Cristo Redentor, pelo cônego Manoel de Oliveira Manangão, vigário do local. O evento terá a presença do procurador-chefe do MPT-RJ, Fábio Goulart Villela; e da procuradora e coordenadora regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT, Juliane Mombelli, além de outras autoridades.

A pedido do MPT o cardeal Dom Orani João Tempesta determinou a todos os padres do Rio de Janeiro que incluam na homilia das missas dos dias 28 e 29 deste mês uma benção especial pelas vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

Estatísticas 

De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do MPT e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Rio de Janeiro registra um acidente de trabalho a cada 13m9s, resultando em uma morte a cada 2 dias 8h22m49s. Com estes números, o Rio ocupa o terceiro lugar do Brasil entre os estados com mais registros no Cadastro de Acidente de Trabalho (CAT), com 239.827. Os dois primeiros lugares ficam com São Paulo (1.129.260) e Minas Gerais (306.606).

Já o município do Rio de Janeiro é o segundo lugar em número da CATs no país com 133.232 registros. O primeiro lugar é o município de São Paulo, com 294.730. Em relação as despesas do INSS com afastamento, o estado teve um custo de R$ 150,4 milhões em 2016.

Os setores com mais afastamentos do INSS são bancos, comércio varejista de mercadorias, principalmente de produtos alimentícios, hipermercados e supermercados, transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal e em região metropolitana, e construção de edifícios.

Campanha 

O Abril Verde é uma alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, e ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril). Esta última data foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005. Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, os gastos estimados com benefícios acidentários no país já ultrapassam R$ 1 bilhão no primeiro trimestre deste ano. Nesse período, foram emitidas mais de 150 mil Comunicações de Acidentes de Trabalho, entre as quais estão notificadas 585 vítimas fatais.

A cor verde foi escolhida por representar a segurança do trabalho e por estar relacionada a diversas áreas da saúde.

Tema 

Neste ano, a campanha tem o tema "Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho". São realizadas ações integradas de todo o MPT e instituições parceiras durante o mês, com o para conscientizar a sociedade de que quanto "mais prevenção no trabalho, mais vida".

Também foi lançada a exposição fotográfica "Trabalhadores", que este ano traz 13 imagens de locais de trabalho em setores como construção civil, fabricação de telhas de amianto, agropecuária e atividades portuárias. Os registros são de André Esquivel, do livro Trabalho, e de Marlene Bergamo, Tibério França, Walter Firmo e Geyson Magno, da obra O Verso dos Trabalhadores.

As fotos também ficaram expostas no Senado (2 a 13 de abril), na Câmara dos Deputados, no Tribunal Superior do Trabalho, no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, além de em outras unidades do MPT, shoppings e diversos órgãos públicos no território nacional.

Além disso, são exibidos vídeos da série "Não vire manchete!". São cinco episódios, exibidos a cada segunda-feira do mês de abril na página oficial do MPT, que mostram histórias de acidentes reais com danos irreversíveis a trabalhadores, como forma de alertar para a importância da prevenção. Os vídeos podem ser disponibilizados para eventuais canais de TV interessados. Também foram produzidos spots (áudios) de rádio que podem ser baixados pelas emissoras cadastradas na agência Rádio Web e utilizados na programação.

Outras ações incluem emissão de ofícios para autoridades locais solicitando a iluminação de prédios públicos com a cor verde, palestras, distribuição de laços verdes e adesivos, inclusão da frase "Mais proteção no trabalho, mais vida! Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho" nos documentos oficiais do MPT utilizados durante o mês, e a publicação de uma edição especial da revista MPT Em Quadrinhos sobre o Abril Verde.