ASSINE
search button

Chuva forte provoca alagamentos no Rio de Janeiro nesta quinta-feira

Compartilhar

O município do Rio de Janeiro entrou em Estágio de Atenção às 3h15 desta quinta-feira (22), informou o Centro de Operações (COR). O estágio de atenção é um nível intermediário de alerta da prefeitura, que indica previsão de chuva moderada, ocasionalmente forte ou muito forte nas horas seguintes, podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados, e transtornos pontuais que provoquem reflexos na mobilidade.

Motoristas devem evitar trafegar em vias com bolsão d'água e esperar o escoamento. "Atenção, motoristas. Não force [sic] a passagem em vias alagadas!", diz o COR em publicação em rede social. 

O COR pede que a população permaneça em local seguro, e evite ficar perto de árvores e em áreas descampadas em caso de ventos fortes e/ou chuvas com raios, entre outras recomendações.

Há diversos pontos de alagamento na Zona Sul. Em Copacabana, às 7h, equipes da Comlurb trabalhavam no escoamento de bolsão d'água, na Rua Siqueira Campos com Rua Toneleiro. Às 8h, o mesmo trabalho era feito na Avenida Atlântica com Avenida Princesa Isabel.

O Largo Machado também recebeu equipes para escoar bolsão d'água na altura da Rua Gago Coutinho. No Catete, às 10h, os bolsões na Rua do Catete, na altura da Rua Silveira Martins, haviam sido escoados após o trabalho das equipes da Seconserma.

Em Botafogo, as equipes trabalhavam no escoamento de bolsão d'água na Rua São Clemente, na altura da Rua Muniz Barreto e na altura da Rua Dona Mariana. A Rua São Clemente, na altura da Rua Sorocaba, tinha interdição por alagamento. Equipes da Seconserma foram  acionadas para região. Um bolsão foi escoado na Rua Voluntários da Pátria na altura da Rua Real Grandeza. Equipes também trabalhavam na Rua Farani por volta das 8h.

Na Lagoa, havia bolsão d'água na Rua Professor Abelardo Lobo, na altura do Viaduto Saint Hilaire, via de ligação entre o Túnel Rebouças e a Avenida Borges de Medeiros. Equipes da Seconserma e da Comlurb foram acionadas. Às 9h, o Centro de Operações informou que, após o trabalho de equipes da Comlurb e da Seconserma, foram escoados os bolsões d'água na Av. Borges de Medeiros e na Rua Professor Abelardo Lobo. Também foram escoados os bolsões d'água registrados na Av. Epitácio Pessoa, na altura da R. Aníbal de Mendonça e na altura da curva do calombo. O trânsito na região está normalizado, sem faixas interditadas.

No Jardim Botânico, foi escoado bolsão d'água na Rua Jardim Botânico, na altura da Praça Santos Dumont. O trânsito é intenso na região.

A previsão do Alerta Rio, da Prefeitura, é de chuva fraca a moderada isolada ao longo desta quinta-feira, devido aos ventos úmidos vindos do oceano.

Queda de árvore

Uma árvore caiu no entrocamento da Avenida Paulo de Frontin com a Avenida Francisco Bicalho, no Centro, mas não interditava nenhuma faixa dessas avenidas. Equipes da Comlurb foram acionadas. Às 7h40, a árvore já havia sido retirada. O trânsito segue normal.

Linha Vermelha

Um acidente envolvendo um carro ocupava uma faixa da Linha Vermelha em direção ao Centro, na altura da Linha Amarela. O veículo retirado do local e a faixa da via liberada. O trânsito é intenso, mas já sem congestionamento.

Motoristas encontram congestionamento na chegada ao Centro e na ida para o Túnel Rebouças, pelo Elevado Prof. Eng. Rufino de Almeira Pizarro. 

No sentido Centro, há congestionamento entre Duque de Caxias e a cabeceira do Galeão e também entre o Galeão e o Caju, já na chegada ao Centro do Rio.

Voos 

O aeroporto Santos Dumont operava por instrumentos para pousos e decolagens, por volta das 8h desta quinta-feira. Há voos com atraso.