ASSINE
search button

Secretaria de Segurança anuncia realocação de 3 mil PMs das UPPs

Região Metropolitana foi selecionada para receber os policiais

Compartilhar

A secretaria estadual de Segurança anunciou em coletiva nesta terça-feira (22), que vai realocar 3 mil policiais militares das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP) para área estratégicas do Rio. 

O comandante-geral da Políca Militar, coronel Wolney Dias, disse que a Região Metropolitana foi selecionada para receber os policiais, pois respondem por 86% da criminalidade violenta.

O secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, anunciou também a criação de um Batalhão de Polícia Pacificadora na Penha e Alemão, na Zona Norte da cidade. "Será feita uma reorganização nas UPPs. As atividades administrativas ficarão nos Batalhões", disse. 

Roberto Sá afirmou ainda que as UPPs permanecerão nas comunidades, entretanto, haverá uma otimização da estratégia e disposição dos efetivos. "Fizemos um diagnóstico profundo de todas as UPPS. Concluímos que todas elas serão mantidas na sua essência", afirmou.

Dos policiais que serão realocados, 1.100 serão distribuídos pela cidade, 900 para cidades da Baixada Fluminense, 550 para Niterói, São Gonçalo e Itaguaí, 300 serão realocados para o Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e 150 para o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTUR).