Jornal do Brasil

Terça-feira, 19 de Setembro de 2017

Rio

Hemorio promove workshop sobre saúde mental

Evento ofereceu aos colaboradores palestras com psicólogo, assistente social e enfermeiro

Jornal do Brasil

 O Hemorio promoveu na última quinta-feira, 17/08, o workshop “Saúde Mental - Um Desafio”, que reuniu funcionários da unidade e abordou a forma como os profissionais de saúde são impactados psicologicamente ao lidar com pacientes com graves doenças hematológicas, como leucemias e linfomas. O evento ofereceu aos colaboradores palestras com psicólogo, assistente social e enfermeiro, com o objetivo de promover um debate sobre o tema.

"Os profissionais de saúde precisam ter muita sensibilidade e carinho com os pacientes, que quase sempre chegam psicologicamente fragilizados. Esse tipo de iniciativa é muito importante em nossas unidades para reforçar a importância de cuidar também de quem cuida dos pacientes", destacou o secretário de estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

A enfermeira Andrea Rabello, do setor de Educação Continuada da Coordenação Técnica de Enfermagem (CTEN) da Hematologia, idealizadora do evento, explicou como surgiu a ideia para o workshop.

"O nosso cliente é um cliente crônico, que demanda uma assistência uma complexa. Diante dessa realidade, percebi que os profissionais de enfermagem tinham essa dúvida sobre como lidar com as questões que os pacientes traziam para gente. Entendi que seria importante fazer um evento multiprofissional para discutirmos e fazermos uma reflexão. Com isso, poderíamos melhorar cada vez mais a assistência aos pacientes", explicou Andrea.

Na programação do evento foram incluídas as seguintes palestras: “A Saúde Mental do Trabalhador da Saúde”, ministrada pela psicóloga Ana Carla Bastos Armaroli, da UFRJ; “A enfermagem em saúde mental e sua atuação aos pacientes com doença hematológica”, com o enfermeiro Rodrigo de Carvalho da Silva, também da UFRJ e “Saúde mental e a contribuição do serviço social”, com a assistente social Conceição Robaina, da PUC.

O encontro teve ainda uma dinâmica motivacional com o enfermeiro Marcelo Henrique, do Hemorio. Durante a atividade, o profissional ressaltou a importância do trabalho em equipe e da colaboração entre os funcionários. As terapeutas ocupacionais Elisa Pereira e Doralice dos Santos, do Hemorio, participaram do evento e falaram sobre a importância em reforçar o cuidado com os profissionais.

"Foi muito bom. Toda essa informação sobre o cuidado com o paciente e consigo mesmo foi muito importante. Espero que tenhamos novas oportunidades como essa", afirmou Elisa.

"Entendi que se a gente começa a ter mais cuidado e a ser mais atencioso com a gente mesmo, a tendência é que isso se reflita também na assistência que damos ao paciente", explicou Doralice.

O grupo Cancioneiros do IPUB, formado por pacientes do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, encerrou a programação com uma apresentação musical e com uma palestra do coordenador Vandré Vidal.

  

Tags: doações, hemorio, rio, sangue, saúde

Compartilhe: