ASSINE
search button

Iniciativa internacional investe na inclusão socioeconômica de pessoas LGBT 

MicroRainbow International forma 4ª turma de empreendedores LGBT no Rio

Compartilhar

O Projeto Micro Rainbow Brasil vai formar a 4ª turma do curso de empreendedorismo para pessoas LGBTO. O evento de formatura é nesta terça-feira, 15 de agosto, das 15h às 20h no auditório da OAB – RJ.

A programação é aberta ao público e contará com apresentação de produtos e serviços oferecidos pelos formandos e ex-alunos de turmas anteriores. O auditório da OAB – RJ fica à Avenida Marechal Câmara, 150, no Centro do Rio.

Realizado em estreita parceria com o Grupo Arco Íris e a Positive Planet Brasil, e com financiamento da União Europeia, o Projeto Micro Rainbow Brasil já atendeu 164 pessoas LGBT em situação de vulnerabilidade na região metropolitana do Rio de Janeiro, entre as quais 81 se formaram no curso de empreendedorismo e 46 concluíram cursos de qualificação profissional nas áreas de gastronomia, hotelaria e moda.

Com o aporte do projeto, 53 empreendedores LGBT abriram ou expandiram seus negócios nas mais diversas áreas como artesanato, educação, fotografia, culinária, construção civil, entre outras, desconstruindo a ideia de que pessoas LGBT estão profissionalmente restritas aos ramos da estética, artes e mercado do sexo.

Recentemente, o projeto ficou em segundo lugar na premiação Láurea-CAF 2017 que elegeu as melhores iniciativas de apoio ao microempreendedor do Brasil. O prêmio foi conferido pelo Banco Latino Americano de Desenvolvimento juntamente com a Aliança Empreendedora.

Micro Rainbow Brasil – três anos promovendo o empoderamento de LGBT

O evento celebra, também, os três anos do projeto Micro Rainbow Brasil. “O que queremos é combater a homo e transfobia de forma positiva, criando oportunidades concretas para membros da nossa comunidade realizarem seus sonhos e melhorarem suas condições financeiras. Queremos mostrar para o mundo que pessoas LGBT podem ser bem-sucedidas e reduzir, assim, a exposição à discriminação e violência. Além disso, no contexto da crise que o Brasil atravessa, o empreendedorismo tem se mostrado uma excelente alternativa de inclusão e empoderamento LGBT”, afirma Sebastian Rocca, CEO da MRI.  

A vulnerabilidade socioeconômica da população LGBT é um problema candente no mundo inteiro. Organismos internacionais, inclusive as Nações Unidas, têm chamado atenção para essa questão, que se tornou pauta frequente de conferências e espaços de debate intersetorial sobre direitos LGBT.

Sobre a Micro Rainbow

Sediada em Londres, a Micro Rainbow Internacional é uma ONG pioneira no trabalho de inclusão socioeconômica de lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexuais, elaborando ferramentas, programas e recomendações para ajudar a população LGBTI a sair da pobreza em diveras partes do mundo. A organização atua no Rio desde 2015 com o projeto Micro Rainbow Brasil, que auxilia pessoas LGBT de baixa renda a abrirem seus próprios negócios e melhorarem suas qualificações profissionais.