ASSINE
search button

Cristo Redentor vermelho pelos 190 anos da advocacia brasileira

Compartilhar

Nesta sexta-feira (11), Dia Nacional do Advogado, pela primeira vez o Cristo Redentor receberá iluminação especial em tributo à advocacia brasileira, que comemora 190 anos. O tom vermelho rubi, escolhido para colorir o monumento das 18h30 às 19h30, é o da cor oficial da profissão, que simboliza a defesa da vida e da liberdade. 

Essa iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro, é uma homenagem à profissão e ao seu papel democrático ‘indispensável à administração da Justiça’, definido no artigo 133º da Constituição Federal.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 1 milhão de advogados, sendo 150 mil no Estado.

"Desde seu início, a advocacia é vanguarda na luta pelos avanços dos direitos sociais e das garantias fundamentais. A história de nossa profissão se confunde com os avanços humanistas do país, já que a nossa função é a de construir, aprimorar e entregar a efetiva justiça à população. Este é um justo reconhecimento à categoria, que, em seu dia a dia, cumpre esta função de ser o principal elo entre as garantias cidadãs e a Justiça", comemora o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.

"Temos, no Brasil, excelentes profissionais, dedicados ao seu ofício e merecedores do reconhecimento de toda a sociedade por atuarem em defesa dos nossos direitos, em tantas situações do cotidiano que necessitam dessa intermediação, para que a justiça chegue até nós", explica o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo.

Sobre a profissão

A comemoração do Dia do Advogado é uma tradição com raízes no Primeiro Império no Brasil (1822-1831). Naquela época, Dom Pedro I, que havia proclamado a Independência do País alguns anos antes, desejava que a nova nação possuísse suas leis próprias. Assim, em 1824 foi redigida a primeira Constituição Brasileira. Entretanto, entendeu-se que não bastavam leis se não houvesse alguém que as executasse. Pensando nisso, ele criou, no dia 11 de agosto de 1827, os dois primeiros cursos de Direito no país (um em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo).

Em 1843, foi criado o Instituto dos Advogados do Brasil, para regulamentar o ofício de Bacharel em Direito e organizar a Ordem dos Advogados do Brasil, que foi instituída em 18 de novembro de 1930. Graças ao empenho da advocacia ao longo da história, a OAB se tornou uma das principais entidades defensoras do estado democrático de Direito, atuando em fatos marcantes do país, como na luta contra a ditadura militar, na reconstrução da Democracia e, mais recentemente, no apoio da liberdade de expressão dos movimentos populares de 2013.